Na última segunda feira na Agência do CRESOL - Ponta Grossa aconteceu o vernissage da Exposição "KING SAMO", a Série de obras produzidas nos dois últimos anos pelo Artista Celso Parubocz tem este título em homenagem a Jean-Michael Basquiat que assinava SAMO nos grafites e na Arte de Rua.
AA exposição King Samo acontece num momento de exaltação à Arte deste grande nome da Arte Americana, da Cultura afro e Aborígene.
Minha série tem algumas imagens que lembram as figuras ou símbolos deste Artista, passa pela cultura afro e lembra a Arte Aborígene da Austrália e adjacências, tudo num colorido que reflete o momento de inspiração na outra da confecção dos mesmos. ( Celso Parubocz)
Nas imagens podemos ver algumas obras da Exposição, desde sua criação até a montagem e organização pelo Artista Celso Parubocz que também assina a Curadoria.
A Agência muito bem instalada em um Espaçoso e confortável prédio cuja circulação de Associados torna o lugar atraente para esta mostra e com um grande potencial deste seleto público que pode vir a adquirir as obras.
Em 22 de dezembro de 1960, Jean-Michel Basquiat nasceu no Brooklyn. Pintor popular de vanguarda e pioneiro do movimento underground, o artista afro-americano revigorou a cena artística de Nova Iorque dos anos 80 com suas pinturas e desenhos neo-expressionistas. A ascensão à glória de Basquiat remonta a 1976, quando ele começou a desmantelar edifícios com o seu amigo Al Diaz sob o pseudónimo "SAMO. Basquiat também conheceu e fez amizade com Andy Warhol e a dupla colaborou em trabalhos entre 1983 e 1985, Basquiat ajudando a rejuvenescer a imagem de Warhol. Baseando-se em referências e símbolos de uma ampla gama de fontes, desde música, história e religião, ele fornece comentários políticos e sociais sobre sua experiência pessoal como afro-americano na sociedade atual.
Seu sucesso continuou até sua morte prematura, aos 27 anos, devido a uma overdose de heroína.
Texto divulgado pelo Ministério da Cultura Francesa, esta semana.
o Pós Doctor Oscar Dambrósio escreveu um belo e explicativo texto sobre a exposição trazendo conhecimento ao público sobre a origem do título, assim como as referências usadas para esta exposição.
Vale a pena visitar o local e conhecer mais um pouco do trabalho do Artista.
A Mostra pode ser apreciada na Agência do CRESOL
em Ponta Grossa na Rua Dr. Paula Xavier 500 até 31 de janeiro….