Hoje os participantes do Projeto "Fazer Arte não tem Idade" foram visitar a Exposição "Sincretismo Estético" do Artista Celso Parubocz na Biblioteca Central Professor Faris Michaele do Campus de Uvaranas da UEPG Universidade Estadual de Ponta Grossa.
O projeto iniciou há 7 anos com aulas de Arte na Instituição de Longa Permanência São Vicente de Paulo e já passaram mais de 100 participantes e destes alguns estão desde o início do projeto.
O Rotary Clube Ponta Grossa Alagados é o apoiador deste projeto e a organização é do CREArte Centro de Referência e Ensino de Arte e do Professor Celso Parubocz.
Os Idosos são estimulados a criar suas obras com a orientação do "Professor" Celso como eles o chamam, também vistam espaços culturais e pelo menos 2 vezes por ano é organizada uma exposição com as obras que resultam destas orientações.
Estas exposições já aconteceram no Espaço Cultural da Câmara Municipal, na Expo&flor, no espaço de festas da I.L.P.I. São Vicente de Paulo, no saguão do Hospital regional, no Centro de Cultura e logo teremos uma nova exposição no espaço da BICEN UEPG.
Nesta data fomos visitar a exposição de obras do Professor Celso, uma mistura de estilos que vão do acadêmico passa pelo figurativo até alguns abstratos. Também estão em exposição alguns "Livros Artes" criado pelo Artista onde mostra desenhos pinturas aquarelas, gravuras, uma infinidade de desenhos com diversas técnicas e estilos.
O Espaço da BICEN Biblioteca Central do Campus de Uvaranas foi inaugurados há mais de 4 anos, um espaço belíssimo, amplo, bem iluminado, com ótimas paredes para organização de belas exposições e com uma circulação constante de acadêmicos e visitantes ao local.
A Diretora Maria Lúcia Madruga fez questão de recepcionar os visitantes e demonstrar sua alegria de ver aquela Casa de Leitura e Pesquisa sendo utilizada para outros eventos e trazendo um público diferente para conhecer o local e seu funcionamento.
Fizemos um tour pelas instalações e tivemos uma pequena apresentação de como os livros chegam no local, são higienizados, catalogados, todo processo antes de irem para as prateleiras e começarem a servir os interessados.
O local possui estrutura tecnológica para acessar livros pela internet e mesmo assim a procura pelos livros presenciais para pesquisa e leitura é grande, circulam pelo local uma média mensal de 2 a 3 mil pessoas.
Visita ao acervo municipal, na foto Seu Elifas apreciando as obras do Artista Marcelo Schimaneski.
Depois fizemos um lanche e fomos visitar o Acervo Municipal no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa onde os Idosos puderam apreciar as mais de 700 obras do acervo público.
No local fomos recebidos pelo Amigo Ciro César de Oliveira que fez questão de nos recepcionar e dispensar um excelente tratamento à Todos.
Obras de diversos Artistas locais e de outras Cidades e Estados, diversos estilos, técnicas, também esculturas, fotografias, gravuras, um belíssimo acervo que está aberto ao público gratuitamente.
Depois chegou a hora da despedida e na próxima quinta voltamos a pintar cheio de ideias novas e muita inspiração....
Viva a Arte.
Logo estaremos postando mais fotos.... aguardem.