terça-feira, 13 de setembro de 2022

Educando com Arte, as telas dos alunos fazem parte das atrações da 11ª Expo&flor.


Telas dos alunos do projeto Educando com Arte fazem parte das atrações da 11ª Expo&flor.












Visita ao estande do projeto Pegaí onde as crianças puderam escolher livros e enquanto aguardavam para entrar no Planetário.









Visita ao Planetário foi muito legal ....





Um lanche delicioso na Praça de alimentação da Expo&flor.


 

FAZER ARTE NÃO TEM IDADE NA EXPO&FLOR 2022

PROJETO FAZER ARTE NÃO TEM IDADE completou 6 anos no mês agosto de 2022, depois de um período parado devido a pandemia de covid 19, o projeto retornou este ano, levando mais qualidade de Vida, socialização, distração e um pouco de arte para os Idosos participantes. O resultado destas aulas são trabalhos com sua identidade, muitas vezes retratando cenas de suas memórias afetivas que forma expostos no Espaço Cultural da Câmara Municipal e no mês de setembro na 11ª Expo&flor, evento este que já é considerado o maior de Ponta Grossa devido ao grande número de visitantes que passam pelo local nos 10 dias do evento.

Nas passagens da maturidade, o processo de criação artístico é um excelente aliado. Neste Projeto “Fazer Arte não tem idade” não se trata de fazer o idoso produzir “obras de arte”, mas despertar o compromisso de cada um com o seu processo expressivo, ajudando a superar os medos e inseguranças, pois muito do que se perdeu pode ser revivido com a arte.

Através da liberação do seu potencial expressivo a arte colabora na prevenção e preservação da saúde física e mental, propiciando uma melhor qualidade de vida.

Podemos através da Arte estimular a criatividade do idoso, a valorização pessoal, ajudando o indivíduo a expressar seus sentimentos de forma não-verbal, ou seja, através da linguagem artística. Com isso os idosos conseguirão manter ativos os núcleos de vitalidade, comunicação e cooperação. A concentração e o movimento repetitivo da pintura podem ajudar na parte de fisioterapia estimulando a musculatura dos braços e mãos.

Este Projeto acontece toda quinta-feira na Instituição de longa permaência São Vicente de Paula é uma realização do CREArte – Centro de Referência e Ensino de Arte e recebe subsídios do Rotary Clube Ponta Grossa Alagados.




























 

Exposição DIVERSIDADE - CACEV - CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA EDILSON VIRIATO

O mês de setembro chegou com muitas comemorações na Cidade de Ponta Grossa que comemora dia 15/09 os seus 199 anos e entre inúmeros presentes que a Cidade ganhou, está a Exposição DIVERSIDADE dos Artistas do CACEV - CENTRO DE ARTE CONTEMPORÂNEA EDILSON VIRIATO de Curitiba que comemora neste ano 30 anos de atividade.
Diversas obras fazem parte da exposição que conta com 14 Artistas que fazem orientação com Edilson Viriato que também participa com duas de suas obras.
Mesmo com o frio e chuva, os Artistas estiveram presentes na abertura do evento no Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa e puderam apreciar uma apresentação do músico Silvestre Alves da APLA Academia Ponta-grossense de Arte, depois fizeram um passeio pela Cidade e terminaram a tarde no CREArte Cento de Referência e Ensino de Arte.

















Edilson Viriato, Celso Parubocz e Dr. Cesar Bochenek


 

Centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa 
EndereçoR. Dr. Colares, 436 - Centro,
 
Ponta Grossa - PR, 84010-010