quarta-feira, 22 de junho de 2022

Salão Arte em Vidro Brasil

Aconteceu ontem dia 21 de junho às 19 horas no Museu Municipal de Curitiba a abertura do Salão Arte em Vidro com a participação de autoridades, convidados e muitos Artistas de várias cidades do Brasil.

Esta mostra se integra aos eventos oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas) para as comemorações do Ano Internacional do Vidro.  


Com esta mostra, Curitiba se insere no circuito das comemorações oficiais instituídas pela ONU em todo o mundo, para enfatizar a importância sustentável, cultural e econômica do vidro, o material mais puro e único 100% reciclável que existe. Exposições em diferentes países estão programadas para celebrar o passado, o presente e o futuro do vidro. 


Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o Salão do Vidro foi idealizado pela artista curitibana Desirée Sessegolo, uma das mais premiadas e destacadas representantes do Brasil no cenário da arte vidreira internacional. Desirée se juntou à designer Edilene Guzzoni e aos produtores culturais Hugo Weber Júnior e Ana Paula Sessegolo Pimpão para organizar o salão. 

Desirée Sessegolo, idealizadora do Salão em Vidro.



O projeto expositivo do Salão Arte em Vidro Brasil transformou a sala Cecília Neves Lazzarotto no MuMA em uma caixa de joias para receber 100 obras de 80 artistas selecionados, vindos de 9 estados do Brasil. Temos representantes do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo.
Na seleção, feita por uma comissão julgadora formada por especialistas do Brasil, México e Argentina, estão peças decorativas, mosaicos, vitrais e joias contemporâneas, produções artísticas com nível técnico compatíveis com obras realizadas em países da Europa e Estados Unidos. 
  Confira quem são os artistas selecionados: Aironete Maria de Barros, Andreia Alves de Almeida, Ar.te Ateliê - Tatiana Paz, Jaqueline Stubert, Maria de Lourdes Hoffmann, Mônica Bastos, Beatriz Macedo, Coletivo Artes do Fogo Araucária - Eriberto, Lurdes Terezinha Czarnik, Marizete Correia Palhano, Rejane Gardin, Regina Bandeira, Solange Advina Rodrigues e Soleni Bernardete Poly, Carmem Leal, Carmem Seibert, Carolina Josie Paschalis Ellis, Celso Parubocz, Claudia Ruiz Carvalho, Cristina Yamada, Cristine Baena,Daniela Pereira, Denise Nissen, Denise Raasch Marcelino, Eliane Mara de Souza Chichof, Fernanda Czelujinski, Germana Stella Arthuzo Mendes, Henrique Gonzales, Ieda Galvão, Jacyra Engers Perim, Jacyra Rezak Calheira, Janayna de Oliveira Franco, José Carlos Gomes Costa, Leandro de Lima Borges Lins, Leoneli Knapik, Luciana Fonseca de Melo Adam, Luciana Nunes Guimarães, Luiz Carlos Corrêa Brand do Carmo, Marcia Fernanda Pietrobon Canteri, Marcia Lepage, Margarete Francisco Salorno, Maria Adalete Collares Ruwer, Maria Aurélia Macchi Pisani, Maria Elizabeth Ferreira dos Santos, Mariana Gomes Buarque de Gusmão, Marize Gonçalves Saboia, Odete Maria da Conceição, Patricia Piqué Dourador, Paula Pierri Bersch, Raquel Leal Zounar, Regina Lara Silveira Mello, Romilda Oliveira Santos, Sandra Cantão, Suzeli Blans Argoelho Valentina, Tânia Farias, Tatiana Gravina, Tatiana Paz, Thaís Lopes Spadaro, Vânia Ferreira, Vanusa Amábile Gasparetto, Vera Lucia Orsini, VeraLu, Vera Potthoff, Vinícius Gasparetto Danguy, 
Artistas Convidados: 
Artistas Vidreiros de Curitiba - Denise Nissen, Eliane Chichof, Loire Nissen, Marise Saboia, Selene Calafange e Silvane Burkot, Cristine Baena, Jaqueline Noleto, Maria Angela Tassi.

O evento conta com diversas palestras grátis, caso Você tenha interesse em participar as informações estão no folder abaixo.



A obra Solitário do Artista Celso Parubocz sendo apresentada pelo crítico Jean Blanchaert.



Fernanda e Luiz Gagliasti prestigiando a abertura da exposição. O escultor está com um projeto no Parque das Águas de Pinhais, o Projeto Ecopet, que tem uma escultura de tartaruga marinha com mais de seis metros de comprimento, seu casco é vazado e será preenchido com garrafas plásticas (pet) por pessoas que visitarem o local durante a exposição.

As traduções para as palestras com Jean Blanchaert, artista, curador e galerista vindo de Milão especialmente para o evento tiveram a parceria do Centro Cultural Ítalo Brasileiro Dante Alighieri.




O evento foi amplamento divulgado pela mídia paranaense, acompanhe nos links:

https://globoplay.globo.com/v/10683995/?utm_source=whatsapp&utm_medium=share-bar&fbclid=IwAR3ZAqJ73wezcsZMq3OBjlqB-_W1tqF8A8EG4Gtnd3ihQXHVEipbm7NrA1s

https://topview.com.br/estilo/cultura/artes/curitiba-sera-a-capital-brasileira-da-arte-vidreira-com-mostra-de-80-criadores/?fbclid=IwAR0LHP9HajQ2Ul8bdzfl2W1p59FTdLk8f_vMp_sMGrAJP7ZmUJwxB4pnnqY

https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-sera-a-capital-brasileira-da-arte-vidreira-com-mostra-de-80-criadores/64234 

https://reinaldobessa.com.br/curitiba-sera-a-capital-brasileira-da-arte-vidreira-com-mostra-de-80-criadores-de-varios-estados/?fbclid=IwAR2y8dpV7rqXIlcAKA-GteDq5SH07RBoPWVdNUgPGIR6jcPbUeZKDjCsadQ

https://www.diarioinduscom.com.br/curitiba-realiza-salao-arte-em-vidro-brasil-2022/?fbclid=IwAR0NRzhOPbAVjCaxepgxCK9I8o0Y2zBQvNfM_Vp3iKUlaUFsg-xq5w53QZA


domingo, 19 de junho de 2022

Curitiba será a capital brasileira da arte vidreira com mostra de 80 criadores

 

 

Curitiba será em junho a capital brasileira da arte em vidro. 

 

O Museu Municipal de Arte de Curitiba, no Portão Cultural, recebe de segunda-feira (21/6) a 24 de julho o Salão Arte em Vidro Brasil 2022. Esta mostra se integra aos eventos oficiais da ONU (Organização das Nações Unidas) para as comemorações do Ano Internacional do Vidro.  

A exposição apresentará 100 obras de 80 artistas vidreiros, representando a produção artística brasileira nas técnicas de vitrofusão, vidro soprado, mosaico em vidro e vitral.  

Com esta mostra, Curitiba se insere no circuito das comemorações oficiais instituídas pela ONU em todo o mundo, para enfatizar a importância sustentável, cultural e econômica do vidro, o material mais puro e único 100% reciclável que existe. Exposições em diferentes países estão programadas para celebrar o passado, o presente e o futuro do vidro. 



 

Arte e sustentabilidade 

Com apoio da Fundação Cultural de Curitiba, o Salão do Vidro foi idealizado pela artista curitibana Desirée Sessegolo, uma das mais premiadas e destacadas representantes do Brasil no cenário da arte vidreira internacional. Desirée se juntou à designer Edilene Guzzoni e aos produtores culturais Hugo Weber Júnior e Ana Paula Sessegolo Pimpão para organizar o salão. 

Na mostra estarão representantes de nove estados: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais e Espírito Santo. Na seleção, feita por uma comissão julgadora formada por especialistas do Brasil, México e Argentina, estão peças decorativas, mosaicos, vitrais e joias contemporâneas, produções artísticas com nível técnico compatíveis com obras realizadas em países da Europa e Estados Unidos. 

 

Palestrante internacional 

Na semana de inauguração do Salão Arte em Vidro Brasil 2022, renomados artistas e curadores estarão na cidade para proferir palestras sobre a arte e a história do vidro. As palestras são gratuitas e voltadas a artistas, estudantes, profissionais de arquitetura, decoração e design. 

Entre os palestrantes está o galerista, antiquário e artista belga-italiano Jean Blanchaert, que dirige em Milão (Itália) uma galeria especializada em vidro, cerâmica, esmalte e materiais contemporâneos. Blanchaert foi curador de inúmeras exposições e escreve sobre arte e design para a revista mensal Art e Dossier. Ele fará três palestras sobre Vidro Veneziano do Século XX, Vidro Contemporâneo Internacional e Vitrais de Catedrais Antigas e Contemporâneas. 

Outra palestrante é a curitibana Loire Nissen, que fundou o primeiro grupo de artistas vidreiros de Curitiba. Formada na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (Embap), em artes plásticas e licenciatura, desenvolveu sua pesquisa na arte em vidro e se especializou em ateliês na Alemanha. Loire fará a palestra Vidro – a Arte de ser Invisível. 

A artistas visual gaúcha Jaqueline Noleto falará sobre Vidro de janela x obra de arte. Jaqueline dirige o Sítio das Artes em Porto Alegre desde 2013, onde desenvolve projetos em vidro artístico e ministra cursos das mais variadas técnicas de arte em vidro. Ela é coordenadora do Comitê Brasileiro do Ano Internacional do Vidro (ONU). 

O ciclo de debates tem ainda uma palestra da artista Cristine Baena sobre o Venice Glass Week, a Semana do Vidro de Veneza, um festival internacional anual dedicado a celebrar, promover e apoiar a arte do vidro. Veneza e a ilha de Murano, na Itália, são referências mundiais nesse tipo de arte. 

Além das palestras, estão programadas contrapartidas sociais e ações educativas. Serão promovidas visitas guiadas para estudantes da rede pública de ensino e uma oficina para 25 mulheres em situação de vulnerabilidade social na Associação Maria Cazetta em Curitiba. 

 

 

Serviço: 

Salão Arte em Vidro Brasil 2022 

Local: Museu Municipal de Arte/ Sala Célia Neves Lazzarotto – Portão Cultural  

Endereço: Av. República Argentina, 3430 – Portão, Curitiba – PR

Datas e horários: de 21 de junho (abertura às 19h:00) a 24 de julho de 2022

De terça-feira a domingo, das 10h às 19h 

Entrada gratuita 

 

Palestras 

22/6 - 19h:00 - Venice Glass Week, com Cristine Baena 

22/6 - 20h:00 - Vidro Veneziano do Século XX, com Jean Blanchaert 

23/6 - 19h:00 - Vidro de Janela X Obra de Arte, com Jaqueline Noleto 

23/6 - 20h:00 - Vidro Contemporâneo Internacional, com Jean Blanchaert 

24/6 - 19h:00 - A Arte de Ser Invisível, com Loire Nissen 

24/6 - 20h:00 –Vitrais de Catedrais Antigas e Contemporâneas, com Jean Blanchaert 

 

35 anos do Centro Cultural Faris Michaele.

 


No último dia 17 de junho, o CENTRO CULTURAL PROF. FARIS MICHAELE (CCPFM) completou 35 anos. A data foi marcada com uma solenidade comemorativa que incluiu atrações culturais honrando as diversas áreas artísticas abrangidas pelo Centro. O musicista e vice-presidente da entidade, Douglas Passoni, acompanhado da cantora Deise Horn, executou ao piano, o Hino do CCPFM, com letra da escritora Leonilda Hilgenberg Justus e música de Gabriel de Paula Machado. Renata Regis Florisbelo, presidente do Centro apresentou a performance poética “Leonilda por Renata”, com haicais de Leonilda Hilgenberg Justus, fundadora da entidade.


O evento contou com uma mostra de obras de artistas visuais integrantes do Centro. Tomaram parte: Celso Parubocz, Cristina Sá Atelier, Rute Yumi e Rosilene Tramontin.


Obras de Celso e Rosilene Tramontim / registro Dionnattan Gonçalves.

Obras de Rute Yumi registro Dionnattan Gonçalves.





O ponto alto da noite foi a homenagem com o Mérito cultural concedido ao advogado e escritor Jose Altevir M B Da Cunha, ao historiador Eduardo Terleski e ao jornalista e apresentador Hurlan Jesus que passaram a ser integrantes do Centro.




Ainda na programação artística, Dione Di, diretora cultural da entidade, conduziu os presentes a uma vivência poética alquímica especialmente desenvolvida para o evento.




A programação contou também com a participação da artista visual Rute Yumi Onnoda que apresentou a 4ª edição do seu “Livro de artista”.

Rute Yumi registro Dionnattan Gonçalves.


A cerimônia teve encerramento com a fala da presidente destacando os esforços somados, ao longo destes 35 anos, para manter a entidade viva e atuante, além de parabenizar os homenageados e novos integrantes.



O cerimonial ficou a cargo do orador do CCPFM, Flávio Madalosso Vieira.
O evento contou com a ilustre presença do Secretário Municipal de Cultura, Alberto Portugal.

registro Dionnattan Gonçalves.

registro Dionnattan Gonçalves.


Agradecemos as cordiais presenças de Sérgio Monteiro Zan, Jose Ruiter Cordeiro, Elza Prestes, Elaine Zancanaro, Débora Cunha da Matta, Fabiane Kaminski, Sueli Fernandes, Alvaro Andrade, Guilherme Tupich, Isabel Regina Nascimento, equipe do Culturação, demais familiares e convidados dos homenageados.

registro Dionnattan Gonçalves.


Texto de Renata Floriabelo.
Registro fotográfico de Dionnattan Gonçalves e Celso Parubocz.