Comemorado em 20 de novembro, a data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.
A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira.
A efeméride é celebrada no Museu Municipal Atílio Rocco de São de José dos Pinhais-PR, com a exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”.
Criada para a 16a. Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, a mostra está em itinerância cultural e, já foi apresentada no Espaço Cultural IPO em Curitiba, na Casa da Cultura de Colombo-PR, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Ponta Grossa-PR e se hospeda até 2019 no nobre Museu.
Fortes e liberais, artistas e guerreiras, amas de leite, escritoras, ativistas, mães e religiosas, todas as mulheres negras são muito bem retratadas em diferentes linguagens, técnicas e percepções artísticas de Ana Lecticia Mansur, Ari Vicentini, Beatriz Ferreira Corrêa da Silva, Carla Schwab, Cecifrance Aquino, Celso Parubocz, EloirJr., Katia Velo, Kezia Talisin, Luciana Martins De Oliveira Silva Pinto, L Felix Santos, Marcio Prodocimo Art, Oswaldo Fontoura Dias, Raquel Frota e Tânia Leal.
Endereço do Museu Municipal Atílio Rocco
Rua XV de Novembro, 1660 – calçadão do Centro de São José dos Pinhais-PR
Telefone: 41 3381-5900
Crédito da imagem do Museu: Prefeitura Municipal de SJP