quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Artista Saulo Pfeiffer entrega obra de Arte durante a solenidade alusiva aos 83 anos da Intentona Comunista


O Curador do Museu, Sargento Edson Lopes, Artista Saulo Pfeiffer, Celso Parubocz e Comandante do 13º BIB Daniel Moreira Marques.


Hoje tive a Honra de participar deste Grande Evento nas instalações do 13º B.I.B. Batalhão de Infantaria Blindado "Batalhão Tristão de Alencar Araripe".
Durante a solenidade alusiva aos 83 anos da Intentona Comunista ouvimos um pouco da nossa História que ficou esquecida nas últimas décadas por uma parcela do nosso Brasil. Tenho certeza  que o Brasil começa um novo tempo em sua trajetória, com o respeito devido a nossa Pátria, seus Símbolos e Cidadãos. A valorização da Meritocracia só trás benefícios ao País e crescimento em todos os sentidos.


Durante o evento foi entregue a obra "A Grande Marcha" do 

Artista Saulo Pfeiffer que agora faz do Patrimônio do 

Exército Brasileiro e permanecerá em exposição no Museu.




A Arte e o Trabalho deste Artista que tão bem retrata 

lugares, cenas de nossa Cidade e dos Campos Gerais 

sendo valorizada por tão nobre Instituição Brasileira, só 

mostra que realmente estamos em um novo tempo, onde 

bons profissionais terão lugar pelo seu trabalho bem feito.

Parabenizo ao Artista pelo trabalho tão expressivo, aos 
responsáveis pela escolha do Artista, à Todos os organizadores pelo evento e ao Comandante Marques pelo discurso emocionante.





O 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB), também conhecido como Batalhão Tristão de Alencar Araripe, é uma unidade do Exército Brasileiro, localizada em Ponta Grossa, no estado do Paraná, e subordinado à 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, sediada na mesma cidade. Seu nome histórico evoca o Marechal Tristão de Alencar Araripe, insígnie militar e antigo Comandante do 13º Regimento de Infantaria (13º RI), unidade predecessora do 13º BIB.


Resultado de imagem para 13º Batalhão de Infantaria Blindado (13º BIB)

Sediado no Segundo Planalto Paranaense, região conhecida como Campos Gerais, possui uma moderna estrutura, que foi totalmente reformada e aparelhada, aonde presta um atendimento de excelência para a família militar

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Museu Municipal Atílio Rocco de São José dos Pinhais.

DIA NACIONAL DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Comemorado em 20 de novembro, a data faz referência ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo de Palmares, que lutou para preservar o modo de vida dos africanos escravizados que conseguiam fugir da escravidão.


 A importância da data está no reconhecimento dos descendentes africanos na constituição e na construção da sociedade brasileira. 

A efeméride é celebrada no Museu Municipal Atílio Rocco de São de José dos Pinhais-PR, com a exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”. 

Criada para a 16a. Semana Nacional de Museus promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus/IBRAM, a mostra está em itinerância cultural e, já foi apresentada no Espaço Cultural IPO em Curitiba, na Casa da Cultura de Colombo-PR, no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Ponta Grossa-PR e se hospeda até 2019 no nobre Museu.


Fortes e liberais, artistas e guerreiras, amas de leite, escritoras, ativistas, mães e religiosas, todas as mulheres negras são muito bem retratadas em diferentes linguagens, técnicas e percepções artísticas de Ana Lecticia MansurAri VicentiniBeatriz Ferreira Corrêa da SilvaCarla SchwabCecifrance AquinoCelso Parubocz, EloirJr., Katia VeloKezia TalisinLuciana Martins De Oliveira Silva PintoL Felix SantosMarcio Prodocimo ArtOswaldo Fontoura Dias, Raquel Frota e Tânia Leal.


A imagem pode conter: céu, nuvem e atividades ao ar livre

Endereço do Museu Municipal Atílio Rocco
Rua XV de Novembro, 1660 – calçadão do Centro de São José dos Pinhais-PR
Telefone: 41 3381-5900
Crédito da imagem do Museu: Prefeitura Municipal de SJP

domingo, 11 de novembro de 2018

Atelier Irineu Graciano Alves abre nova Exposição em Castro.


A Casa da Praça de Castro abriu as portas para uma nova Exposição de trabalhos de seus Alunos e Artistas convidados com o tema Infância Dantes. A Mostra contou com mais de 30 participantes, muitas obras compondo um belíssimo cenário junto de alguns brinquedos antigos, que fizeram muitos espectadores voltar no tempo, aguçando as memórias afetivas.


 O evento prestigiado por Autoridades, muitos convidados contou com uma performance de um Ator que fez um monólogo sobre a infância de ontem e a de hoje, incentivando as crianças presentes a deixarem um pouco o celular de lado e brincarem mais nas ruas, nas praças e uns com os outros. Depois foi servido um coquetel aos convidados que seguiram em confraternização e apreciação das obras e da belíssima Casa da Praça com sua pintura toda renovada.



Artista Celso Parubocz e o Professor e Artista Irineu Graciano Alves.

                                                    Convidados durante a abertura do evento.

Diretora Municipal de Cultura Gisele Coradassi e Celso Parubocz

Convidados durante a abertura do evento.







O Artista e Professor Irineu Graciano Alves é natural de Castro Desde cedo trabalhou e em 1964 já ajudava o pai no transporte de boiadas do interior do município de Castro. Assumiu a função de office-boy da Cooperativa Central do Paraná em 1967. Transferiu-se para Ponta Grossa por um período para Ponta Grossa onde frequentou até o terceiro ano do curso de licenciatura em Administração na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Depois voltou a Castro para atuar como designer gráfico na Kugler Artes Gráficas. Produziu e ilustrou milhares de peças publicitárias, cartazes, revistas, livros, folders, cartões, etc. Ilustrou também a cartilha da "Turma do Camaradinha" que conta a história e como funciona a Câmara Municipal de Castro. 
Irineu já realizou e participou de exposições em Castro, Curitiba, Ponta Grossa, Carambeí, Balneário Camboriú, São Joaquim e São Paulo. 
Produziu mais de mil obras e muitas foram enviadas ao exterior para a Argentina, Holanda, Alemanha e EUA. 
É sócio-fundador da Associação dos Artistas Plásticos de Castro "Yapoarte", promove a formação básica em desenho e pintura de centenas de alunos em Castro e Castrolanda, sendo muitos carentes e bolsistas.









A Casa da Praça de Castro "fica localizada na Praça Nossa Senhora de Sant’ Ana, nº 10 no centro histórico de Castro. A construção original da casa data de 1870 e passou por restauração no ano 2000.", 
"O local, que já foi a residência do antigo prefeito da cidade, Pedro Novaes Rosa, é tombado desde 1982, e hoje abriga uma das mais importantes Galerias de Arte do Estado.


EXPOSIÇÃO DE FOTOGRAFIAS DA EXPO&FLOR - Espaço Cultural da Câmara Municipal.

Entre as diversas atividades que ocorrem durante a Expo&flor este ano tivemos mais uma edição do Concurso de Fotografias com o tema "Flores e Plantas e o resultado pode ser visto no Espaço Cultural da Câmara Municipal de Ponta Grossa.
As inscrições foram feitas pela internet e cada participante podia enviar três fotos com o título e os dados do autor. Foram selecionadas 20 fotografias por uma comissão formada por um integrante da ADE Agência de Publicidade , um representante do Centro Europeu e um do Rotary Alagados que organiza a Expo&flor todos os anos.
A entrega dos prêmios aconteceu dia 10 de outubro às 20h na Fundação De Ação Rotária - FAR.
Parabéns aos vencedores e suas belas fotos!
Agradecemos a participação de todos com mais de 100 fotos enviadas para o concurso!
1º lugar - Emmanuel Cordova de Oliveira com a foto CALLIANDRA BREVIPES
2º lugar -Raul Cesar Lagos com a foto JARDIM
3º lugar - Marcos de Souza Gusmão com a foto ORQUÍDEA DA MINHA RUA



Fotografias premiadas:  3º lugar Marcos de Souza Gusmão com a foto ORQUÍDEA DA MINHA RUA / 2º lugar Raul Cesar Lagos com a foto JARDIM / 1º lugar - Emmanuel Cordova de Oliveira com a foto CALLIANDRA BREVIPES


fotografias de Suzana Goionetxe

Fotografias de Claudia Ramalho e Leo Vinicius.




Fotografia Ana Serafin







domingo, 4 de novembro de 2018

CACEV - Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato.

Chega o final do ano e começa a mesma correria de sempre, exposições de final de ano, salões de artes, lançamentos de livros, catálogos e finalização de muitos projetos, sim o segmento de Artes sempre foi intenso para quem faz parte do CACEV - Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato, um dos mais ativos e premiados do Brasil se não for o mais mais .... Sem falsa modéstia não tem como elencar tudo que é organizado durante o ano pelos Artistas orientados pelo nosso "Tio" como os mais antigos no Atelier o chamam, alguns estão há 25 anos, Eu tenho orgulho e sorte de estar há quase 17 anos e poder testemunhar o quanto cada Artistas cresce com as orientações do nosso "General" Edilson Viriato, sim pois ali é temos uma verdadeira "ditadura", quem segue a risca suas orientações recebe os louros da vitória. 

Voltemos um pouco no tempo para quem ainda não conhece este grande incentivador da Arte Contemporânea.


Edilson Viriato nasceu em 11 de julho de 1966, em Paraíso do Norte no estado do Paraná, vive e trabalha em Curitiba, atuando como orientador, curador, artista plástico e proprietário do CACEV Centro de Arte Contemporânea Edilson Viriato.

Freqüentou o atelier de Marize Canabrava, Paraíso do Norte em 1980, formado pela Escola de Musica e Belas Artes do Paraná em gravura, pintura, desenho, escultura, freqüentou o Atelier Solar do Barão onde desenvolveu e aperfeiçoou as técnicas de gravura em metal, lito, xilo, serigrafia etc.
Participação dos Grupos: WAM e FURIATO D de Artes Plásticas, Grupo Portão - Dança, expressão corporal, performance e Artes Plásticas. Foi Vice-Diretor Cultural da APAP Associação Paranaense de Artistas Plásticos, integrou o Grupo de Restauração do MAP (Museu de Arte do Paraná), foi Diretor Cultural do SESC Terceira Idade Curitiba, foi Curador de centenas Mostras e Exposições a nível Nacional e Internacional. Participou em vários salões, mostras, exposições Nacionais e Internacionais.

Seria difícil elencar os Artistas que através das suas orientações para aperfeiçoamento de suas técnicas, desenvolver a criatividade e senso crítico foram selecionados e premiados em Salões Nacionais e Internacionais.
Hoje sem sombra de dúvidas o CACEV é o local onde a Arte Contemporânea é trabalhada com muita seriedade e profissionalismo e quem segue suas orientações tem o retorno garantido seja em Salões, Exposições, vendas de obras ou apenas para ter um trabalho representativo e de qualidade. No final desta matéria destacamos algumas premiações de Edilson Viriato.

Neste fim de ano destacamos algumas Exposições e eventos do CACEV e algumas que tenho a hontra de fazer parte como a Exposição Pequenos Formatos 20x20 na Galeria Solar Do Rosário, Curitiba que abriu nesta data, 4 de novembro de 2018, da qual fazem parte 40 Artistas Paranaenses com trajetórias bem definidas e muitos premiados mostrando seus trabalhos em técnicas, estilos e temáticas diversas. 


A parceria do CACEV - Atelier de Arte Edilson Viriato e o tradicional Solar do Rosário trás a Curitiba mais está grande exposição proporcionando a quem ainda não começou sua coleção de Arte poder adquirir uma obra em pequenos formato e quem sabe um dia ter uma grande coleção de obras de grandes Artistas.


Edilson Viriato e alguns Artistas também estão participando da Mostra Sul em Blumenau, um dos maiores eventos de Arquitetura e Designe da região Sul.



Edilson está fazendo parte de duas grandes exposições em Curitiba uma em comemoração aos 25 anos da Bienal de Curitiba e outra a Mostra do acervo do Museu de Arte Contemporânea do Paraná.



Entre os inúmeros Salões de Artes que os Artistas do Atelier participaram, destacamos a Mostra de Artes do Clube Duque de Caxias onde Susana Goienetxe, Ana Serafin e Beatriz Gonçalez ficaram com os três primeiros lugares.







O Atelier também faz bate papo e discussões sobre muitos temas e sobre as viagens culturais que o Atelier faz, nesta semana tivemos o Artista e Historiador de Arte João Coviello que falou sobre as Bienais de São Paulo.


Denise Abujamra e Ana Serafin no lançamento do livro ART 725 Semeando Novos Olhares no Solar do Rosário.


Jayabujamra e Denise Abujamra no Solar do Rosário




Destaque para algumas Exposições Internacionais e alguns  prêmios de Edilson Viriato

Exposições Internacionais

· Bienal Internacional de São Paulo - SP. 1991;
· The 17TH International Independente Exhibition of Prints in Kanagawa Japão. 1992;
· Tema AIDS Invitasjon Museu Henri-Onstad Kunstsenter Hovikodden Oslo Noruega. 1993;
· Tema AIDS Kunstforening Bergen Noruega. 1993;
· Stavanger Kulturhus Solvberget Noruega. 1993;
· The AINE Art Museum "Shaman" The First Art Triennale At The Thema Shaman Summer Tornio Finlândia. 1993;
· Tema AIDS Karl Ernst Osthaus Museum Hagen Alemanha. 1993/94;
· Nordisk Konotcentrum Helsinki Finland. 1994;
· II Muestra Latino-Americana de Mini Print Rosario - Santa Fe Argentina. 1996;
· Exposição Internacional Print Exhibition Museu de Arte de Portland EUA. 1997;
· VI Bienal Internacional de Havana Cuba. 1997;
· Projeto "BABEL" SESC - Sao Paulo SP. 1997;
· AIDS WORLDS: Between Resignation And Hope Centre D`Art Contemporain And Dialogai Geneve, Bellizona Suissa. 1998/99;
· Mostra Brasil Cádiz - Espanha. 1999.


Premiações 

· Salão Nacional da EBCT (Emp. De Correios) Brasília - DF. 1981;
· Mostra de Pintura Paraíso do Norte - PR. 1982;
· XI FUAP Paranavaí - PR. 1982;
· XII FUAP / VII SUA (Semana Universitária de Artes) Paranavaí - PR. 1983;
· XIII FUAP Paranavaí - PR. 1984;
· IV Salão do Miniquadro Curitiba - PR. 1985;
· XV FUAP Paranavaí - PR. 1986;
· V Mostra do Miniquadro Curitiba - PR.1986;
· VI Mostra do Miniquadro Curitiba - PR. 1987;
· VI Salão de Arte do Circulo Militar do PR - Curitiba - PR. 1988;
· IV Mostra Zumbi dos Palmares Londrina - PR. 1989;
· VI Salão SBAI Curitiba - PR. 1989;
· Mostra Arte Mulher Curitiba - PR (Grupo Furiato). 1989;
· Salão dos Novos de Antonina - PR (Edilson e o Grupo Furiato). 1990;
· III Salão de Artes Plásticas de Goioere - PR. 1991;
· V Salão de Desenho de Campo Largo - PR. 1992;
· III Salão Nacional de Arte Religiosa - PUC/PR - Curitiba - PR. 1992;
· Salão Pintou o Natal Brasília - DF. 1992;
· 8º Mostra Cascavelense de Artes Plástica Cascavel - PR. 1994;
· 13º Salão Arte Pará Belém - PA (Grupo Furiato). 1994;
· 51º Salão Paranaense Curitiba - PR. 1994;
· 2º Salão Victor Meirelles de Arte Contemporânea Florianópolis - SC. 1994;
· 2º Salão Fundarte Desenho e Gravura Montenegro - RS. 1994;
· XX Salão de Arte Contemporânea de Ribeirão Preto - SP. 1995;
· XX Salão de Arte Contemporânea de Limeira - SP. 1995;
· XXI Salão de Arte de Jacarezinho - PR. 1995;
· XI Salão de Artes Plásticas Contemporâneo de Presidente Prudente - SP. 1995;
· 9º Mostra Cascavelense de Artes Plásticas - HORS CONCOURS - Cascavel - PR. 1995;
· Salão de Arte Contemporânea de Campos dos Goitacazes - RJ / também Grupo Furiato. 1996;
· II Salão de Vinhedos - SP. 1996;
· IV Salão Oficial de Artes Plásticas de Catanduva - SP / também Grupo Furiato. 1997;
· 21º Salão de Arte Contemporânea de Limeira - SP (Grupo Furiato). 1997;
· XXVI Salão de Arte Contemporânea de Santo André - SP. 1998;
· 56º Salão Paranaense de Curitiba - PR. 1999;
· 28º Salão de Arte Contemporânea de Santo André - SP. 2000;
· 13º Salão de Artes Plásticas de Praia Grande - SP. 2001;
· I SBARTES - Salão Barbarense de Artes Plásticas - Santa Bárbara d`Oeste - SP. 2001;
· 3º Salão Graciosa de Artes Plásticas 2002 - Graciosa Country Club - Curitiba - PR. 2002.


Menção Especial

· XIII Salão de Artes Plásticas de Jacarezinho - PR. 1985;
· III Salão Banestado de Artistas Inéditos - SBAI - Curitiba - PR. 1986;
· II Salão Nacional de Arte Religiosa Curitiba - PR.1989;
· V Salão Paranaense da Paisagem Maringá - PR. 1990;
· Mostra do Desenho Brasileiro Curitiba - PR (Grupo Furiato). 1991;
· II Mostra de Escultura João Turim Curitiba - PR. 1993;
· III Bienal do Recôncavo São Felix Bahia - BA. 1995;
· XXXXXIII Salão Paranaense Curitiba - PR. 1996;
· XII Salão de Artes Plásticas de Presidente Prudente - SP. 1997;
· IV Salão Oficial de Artes Plásticas de Catanduva - SP (Grupo Furiato). 1997;
· Salão de Fotografia de Sorocaba Cartier-Bresson - Sorocaba - SP. 1998;
· Mostra Bienal de Desenho - Espaço Cultural Jose Lins do Rego - João Pessoa - PB. 2002
.