terça-feira, 29 de maio de 2018

Artista Ponta-grossense entra na 14ª Bienal Naifs do Brasil.

O artista plástico Marcelo Schimaneski de Ponta Grossa, foi 

selecionado com duas obras, "Iate Clube e Bela Vista

para participar da 14ª Bienal Naïfs do Brasil em São Paulo

(que acontece em agosto, em Piracicaba), realizada pelo 

Serviço Social do Comércio (Sesc) São Paulo. Ele foi um dos 

selecionados entre as 1.164 obras recebidas e inscritas, de 

583 artistas provenientes de 24 estados brasileiros.

Bienal Naïfs

A Bienal Naïfs do Brasil (Unidade Piracicaba) foi criada com 

o intuito de privilegiar a participação de artistas cujas 

obras revelam a produção de arte ingênua, espontânea, 

instintiva, popular, naïf ou naïve, concebidas, em sua 

maioria, de forma autodidata.



A Comissão de Seleção e Curadoria formada por Armando Queiroz, Juliana Okuda e Ricardo Resende foi responsável por elencar as obras e o Júri de Premiação composto por Armando Queiroz, Fabiana Delboni e Moacir dos Anjos atribuiu os quatro prêmios de Destaque-Aquisição, cinco de Incentivo e quatro Menções Especiais.
Fazem parte desta edição 155 obras de 85 artistas, sendo que 48 deles tiveram duas obras escolhidas, representando total de 22 estados do Brasil. Entre os trabalhos desenvolvidos nas obras selecionadas estão pinturas, esculturas, gravuras, desenhos, bordados, vídeo, entre outras.
Marcelo Schimaneski entrou com duas obras 
“Iate Clube” e “Bela Vista”

segunda-feira, 7 de maio de 2018

A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil.




Dentro da 16ª edição da Semana Nacional de Museus, 15 artistas curitibanos, coordenados pelos artistas visuais Carla Schwab e Eloir Jr., apresentam a exposição coletiva ”A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”, no Espaço Cultural IPO.  


A mostra  busca resgatar esta memória cultural que enriquece há séculos a expressão negra,  e será inaugurada durante a semana de museus, celebrando o dia internacional do Museu em 18/05, permanecendo por 30 dias. 
Dentro do tema sugerido, a hiperconexão, acontecerá  através do próprio público que irá interagir com as obras, obtendo informações através de QR Code que estarão disponíveis em cada trabalho apresentado, informando um breve relato histórico da personalidade ou ato cultural, gerando assim novos públicos , pois de imediato, tais informações serão compartilhadas a partir de um telefone celular ou qualquer outro dispositivo móvel, alcançando através do mesmo, um grande número de visitantes virtuais. 


Sobre as obras em exposição:
Transcorridos 130 anos da assinatura da Lei Aurea, ainda observamos alguma discriminação quanto a raça, porém a história nos narra a saga de personalidades negras que exempleficam a incansável trajetória em busca de seus objetivos e direitos, hoje adquiridos e relevantes para a construção do Brasil.


Fortes e liberais, artistas e guerreiras, amas de leite, escritoras, ativistas, mães e religiosas, todas negras, todas mulheres, capazes como quaisquer outras de seu gênero, e que conquistaram seu espaço através de ações e atitudes que marcaram a história nacional são muito bem retratadas em diferentes linguagens, técnicas e percepções artísticas pelo grupo de artistas.   


Artistas participantes: Ana Lectícia Mansur, Ari Vicentini, Bia Ferreira, Carla Schwab, Cecifrance Aquino, Celso Parubocz, EloirJr., Katia Velo, Kezia Talisin, Luciana Martins, Luiz Felix, Marcio Prodocimo, Oswaldo Fontoura Dias, Raquel Frota e Tania Leal.

Sobre o Espaço Cultural IPO: 
Fundado há 4 anos, o Espaço Cultural IPO localiza-se na sede principal do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia em Curitiba-PR, e tornou-se uma referência artística, humana, de sociabilização e inclusão social que valoriza a produção artística, procurando humanizar através da arte os que ali trabalham ou vem em busca de saúde.  

Resultado de imagem para Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia em Curitiba-PR,

Em 2017, durante as comemorações dos 03 anos de fundação do Espaço Cultural, a Instituição que o sedia também comemorou 25 anos, e em alusão a estas datas,  lançou um livro artístico bilingue catalogando os artistas que por lá apresentaram seus trabalhos.


Serviço:
Exposição “A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”
De: 13/05 a 14/06/2018 - Horário Livre
Local: Espaço Cultural IPO
Endereço: Rua Goiás, 60 - Água Verde
Térreo
41 – 3314-1500
Curitiba-PR
Entrada franca

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Abre neste sábado em Curitiba a Exposição: Em aproximadamente 20 x 20"




A 4ª Mostra de Arte da HS Arquitetura em Curitiba, contará com uma Exposição Coletiva sob a curadoria de Edilson Viriato. As obras em pequenos formatos forma uma belíssima exposição intitulada "Em aproximadamente 20 x 20" este tipo de obra além de ter um valor acessível estimula aos visitantes para iniciarem uma coleção e tornarem-se novos colecionadores.
São Artistas Premiados reunidos em uma oportunidade única para você!
 — com Maicon HammRicardo Targa StramandinoliEViriato Carvalho e Adelina Takako Nishiyama em  Hamm Stramandinoli Arquitetura.