sábado, 21 de abril de 2018

"A CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICA DA MULHER NEGRA NO BRASIL".

 Nova Exposição Coletiva que está inserida na

 16ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS, 

promovida pelo IBRAM (Instituto Nacional de Museus). 

De 14 a 20 de maio de 2018 
no Espaço Cultural IPO

Entre tantos predicados atribuídos ao universo feminino, exaltamos a contribuição das afrodescendentes no Brasil, através de uma exposição de artes visuais.
Fortes e liberais, artistas e guerreiras, amas de leite, escritoras, ativistas, mães e religiosas, todas negras, todas mulheres, capazes como quaisquer outras de seu gênero, e que conquistaram seu espaço através de ações e atitudes que marcaram a história nacional.
Século XXI, transcorridos 130 anos da assinatura da Lei Aurea, ainda observamos algumas discriminações quanto a raça, porém a história nos narra a saga de personalidades negras que exempleficam a incansável trajetória em busca de seus objetivos e direitos, hoje adquiridos e relevantes para a construção do Brasil.
Dentro da 16ª edição da Semana Nacional de Museus, 15 artistas curitibanos, coordenados pelos artistas visuais Eloir Jr. e Carla Schwab, apresentam a exposição coletiva ”A Contribuição Histórica da Mulher Negra no Brasil”, no Espaço Cultural IPO. A mostra busca resgatar esta memória cultural que enriquece a séculos a expressão negra, e será inaugurada durante a semana de museus, permanecendo por 30 dias.

Artistas participantes: Ana Lectícia Mansur, Ari Vicentini, Bia Ferreira, Carla Schwab, Cecifrance Aquino, Celso Parubocz, EloirJr., Katia Velo, Kezia Talisin, Luciana Martins, Luiz Felix, Marcio Prodocimo, Oswaldo Fontoura Dias, Raquel Frota e Tânia Leal.

A imagem pode conter: 1 pessoa, sorrindo, texto



O tema desta Mostra é: 

"A CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICA DA MULHER NEGRA NO BRASIL". 


Celso Parubocz faz homenagem a Dra. Vera Lucia Laranjeira Manoel, segue a foto da obra em sua homenagem e um pouco de sua História:



Vera Lucia Laranjeira Manoel, professora, pedagoga, funcionária pública federal INSS., viúva de Roselei Manoel, mãe de Rodrigo Laranjeira Manoel, Igor Raphael Laranjeira Manoel.
Formada em Estudos Sociais, Ciências, Licenciatura Curta, Pedagogia e Direito, todos os cursos pela Universidade Estadual de Ponta Grossa.
Desde 1982 ao casar com Roselei que era diretor social do Treze de Maio se envolveu com os concursos de beleza de Rainhas do Carnaval, Mais Bela Negra(o), Mulata, Melhor Passista etc. sempre enaltecendo e valorizando a Cultura Negra. Vera Manoel foi uma das incentivadoras para que tivesse aulas de Capoeira no Clube e a realizar a Festa das Crianças que acontece há mais de 30 anos e mesmo após a morte do Presidente continua sendo realizada com distribuição de doces, balas, bolos, brinquedos a todas as crianças presentes no dia.
Sempre ajudou o Carnaval das Escolas de Samba da cidade fornecendo tecidos pra Comissão de Frente, bateria etc. ajudava todas as Escolas mesmo nos anos que tivemos 8 Escolas.
Participa há 36 anos do Desfile das Campeãs no Rio de Janeiro já tendo desfilado 3 vezes na Beija Flor de Nilópolis, sua Escola de coração.
Vera Manoel sonha ainda em montar uma oficina no Clube para ter pessoas ensinando a arte de customizar fantasias e adereços para que nossas escolas saiam mais bonitas no carnaval de Rua. Essa é a minha história de vida!!!

Artistas Participante:

Ana Lecticia MansurAri VicentiniBeatriz F. Corrêa da SilvaCarla SchwabCecifrance AquinoCelso Parubocz, Eloir Jr., Katia VeloKezia TalisinLuciana Martins De Oliveira Silva PintoLuiz Felix, Marcio Prodocimo ArtOswaldo Fontoura DiasRaquel Frota e Tânia Leal


Mais informações:
http://guiadaprogramacao.museus.gov.br/pesquisar?estado=PR&cidade=4010&museu=262&q=