Com ou sem apoio, tradição cultural é tradição e as Famílias que fazem o Carnaval de Rua acontecer há décadas tem o Samba correndo nas veias e não tem falta de verba, chuva, doença (Sim, pois já tivemos Presidentes de Escola de Samba organizando sua Escola em pleno tratamento de saúde). Isto mostra o Amor com esta tradição e mesmo hoje, um Presidente com o joelho estourado, outro meio desanimado e principalmente a falta de verba que ajuda nas despesas de transporte dos foliões, costureiras, aviamentos,e muitas despesas que uma Escola tem, Elas saíram e fizeram a festa para o Povo que foi assisti.
A verba que já é uma vergonha comparada com o investimento de outras Cidades que nem tem uma tradição de Carnaval, mas são inteligentes suficiente para saber que o carnaval é uma ótima fonte de atrair Turistas e fazer correr o dinheiro nas Cidades onde levam a sério os festejos que para o Brasil.
Para os Brasileiros que trabalham o ano todo e merecem sair alegres por ai e festejar a Vida, mas muitos aproveitam para arrecadar uma grana extra com a venda de produtos e todo produto que possa atrair os milhares de espectadores que vão para a Avenida ver o carnaval de Rua.
A placa na esquina da Fundação Cultural foi uma ótima ideia, mas de nada adianta o discurso lindo que ali está escrito, se não há Pessoas competentes que conhecem nossa História e deixam de investir na maior e mais antiga manifestação Cultural da Cidade.
Não teve gasto nenhum com divulgação e a Avenida estava CHEIA sim CHEIA, pois o Povo adora Carnaval e sabe que mesmo alguns meios de comunicação pagos ou mal informados para divulgar que não haveria Carnaval sabem que as Escolas saem pois a tradição é assim, não morreu nunca.
Este ano saíram três Escolas de Samba: Ases da Vila, Globo de Cristal e Cidade de Olarias, além da Fanfarra da Terceira Idade e da Mini Escola de Samba "Unidos na Alegria de Viver".
A movimentação de vendedores ambulantes e nas lanchonetes ao redor do terminal estava grande ajudando muitas Famílias que também precisam pagar suas contas, que não são poucas neste começo de ano.
O Carnaval é a maior festa do Mundo e quer queiram ou não não vai morrer tão cedo. Cidades onde existe Pessoas inteligentes na administração e precisam atrair Turistas para trazer verbas $$$$$$$ para seus cofres investem sim e muito, é so ver a Cidade de São Paulo que era morta no carnaval e em menos de uma década já se transformou o desfile de Carnaval num grande investimento, não vamos longe: Tibagi aqui do lado, o maior Carnaval do Interior, só numa noite de domingo, mais de 40 mil visitantes vão para lá e se cada um gastar R$ 10,00 Dez Reais a Cidade arrecada R$ 400 mil numa noite, ENTENDEU como o Carnaval rende. Hotéis, Pousadas, Lanchonetes, restaurantes, Guias Turísticos, Ambulantes, Lojas etc,etc Todos ganham com esta movimentação. Acho que dá para entender, não? E ainda trás alegria para o Povo e quem não gosta ainda tem muitas opções, simples assim...
Crianças fazendo a festa, este é os participantes do carnaval de Rua, Famílias, Crianças, gente do Bem.
Elegância da Porta Bandeira Mirim e do mestre Sala que aprendem desde pequeno os passos e detalhes de respeito a Bandeira da Escola. Para quem não sabe existe todo um "ballet" para desfilar na frente trazendo a bandeira símbolo da Escola.
Esta mãozinha segurando a Bandeira não é fácil manter durante todo o desfile, é preciso ter Amor a Escola e a Tradição ....
A Baiana mais idosa de nosso Carnaval, entra ano e sai ano e está lá Ela desfilando com suas Amigas e toda sua indumentária que pesa muitos quilos e só quem AMA a tradição é capaz de descer uma avenida inteira feliz e com a Alma lavada de manter a tradição e gradecer aos seus Orixás por mais uma no de Vida e de Celebração....
Meninos aprendendo os toques da Bateria e assim a Tradição segue firme. A Bateria tem vários toques, cada instrumento sua batida e o conjunto é como uma grande orquestra.
Avenida cheia, apesar de diminuírem o percurso este ano pela falta de recurso, mesmo assim o Povo estava animado.
Como estava desfilando com minha Mini Escola de samba "Unidos na Alegria de Viver" não pude fazer fotografias da Escola Cidade de Olarias e as minhas também, assim agradeço ao Fotografo Marcos Bastos pela cobertura do nosso carnaval que pode ser acessado com todas as fotografias no seu Blog EventosPG https://www.facebook.com/eventospg/ - Aqui algumas destas fotografias da Escola Cidade de Olarias e da Mini Escola de Samba Unidos na Alegria de Viver.
O maior espetáculo da terra também tem um pedacinho aqui em Ponta Grossa e o Povo gosta, sai de suas casas com Sol ou Chuva e vai para a Avenida aplaudir as Escolas pois muitos que estão na platéia um dia já foram protagonistas desta festa....
Mais crianças desfilando e claro que terão em suas memórias boas lembranças de uma infância feliz.
A mais nova passista do carnaval e assim a tradição vai continuar....
O Público aplaude sempre a Baiana que tem mais anos desfilando na avenida.
A mais antiga Baiana e o mais novo Bloco da Cidade o Bloco da XV que este ano veio curtir o desfile na avenida junto com a Ases da Vila.
E assim nossos jovens vão aprendendo a tocar um instrumento, toda cadência do Samba e atradição não vai acabar não.
Logo conseguirei fotografias da Escola de Samba Cidade de Olarias que não consegui tirar pois estava desfilando com a Mini Escola de Samba Unidos na Alegria de Viver ....