No dia 29 de Setembro com início às 19h30 acontece no centro de Cultura Cidade de Ponta Grossa a comemoração do 24º aniversário da APLA Academia Ponta-grossense de Letras e Artes.
Durante o evento acontecerá diversas atrações e homenagens das quais destacamos:
O Artista Marcelo Schimaneski será homenageado pela sua brilhante trajetória nas Artes Visuais.
Apresentação de dança da Academia Marco De La Cruz
Coral Gralha Azul
Músico Silvestre Alves
Declamações de Poesias de autoria de Sonia Ditzel Martelo pelos alunos do Colégio General Osório
Lançamento do livro Ramalhetes Princesinos.
Marcelo Schimaneski, hoje é sem dúvida o maior expoente das Artes Visuais de nossa Cidade, suas obras já forma premiadas nos principais Salões de Arte Naif do Brasil e seus trabalhos fazem parte das principais Galerias e Coleções de especialistas desta Arte.
Marcelo Schimaneski
Marcelo Schimaneski é um pintor brasileiro que reside em Ponta Grossa, Paraná, Brasil.
Tornei-me um artista devido um acidente de automóvel, pois a arte me ajudou a recuperar alguns movimentos de meus braços e foi uma grande terapia física e mental.
Tornei-me um artista devido um acidente de automóvel, pois a arte me ajudou a recuperar alguns movimentos de meus braços e foi uma grande terapia física e mental.
SUA HISTORIATrabalhando em uma empresa de ônibus, em 1988, quando no senac estava tendo um curso de desenho artístico, me escrevi para fazer o curso e conclui. Trabalhei em uma malharia na parte de serigrafia na cidade de Curitiba. No dia 12 de dezembro de 1989, minha vida inteira mudou sofri um acidente, onde fui internado no hospital da Unicamp, foi quando acordei não sabendo da gravidade, tinha sofrido uma lesão na coluna cervical e nas vértebras c5, c6 e c7, e estava paralisado do pescoço para baixo, recebi a notícia e não me desesperei, me mantive calmo, após um mês de internado impossibilitado de andar, totalmente dependente da minha mãe, após alguns meses de fisioterapia, sentindo-me um pouco melhor retornei para minha cidade onde continuei a fazer fisioterapia todos os dias, com o tempo fui recuperando os movimentos do braço, mais com os dedos paralisados, foi quando resolvi tentar desenhar novamente como um exercício, fazendo grafite, rostos que achava em revistas e jornais. Depois de um certo tempo resolvi tentar pintar em telas, pois fui estimulado por um amigo que era artista plástico, comecei em casa a pintar com tinta acrílica, pintei algumas telas e as pessoas gostavam dos meus trabalhos e até vendi umas telas e aí parei um certo tempo, no final do ano 2004, novamente esse mesmo amigo artista plástico me estimulou a pintar novamente, uma tia minha comprou os materiais necessários para pintar e o resultado vocês podem ver nesse histórico, pois estou conquistando com perseverança e humildade o meu espaço em minha cidade.
Quem quiser saber mais é só pesquisar ou vir participar deste evento onde Marcelo será justamente homenageado e conhecer mais um pouco de sua obra.
Integrantes da APLA.
As Dançarinas da Academia Marco De La Cruz estarão se apresentando neste evento.
Homenagem a Fundadora e Presidente de Honra da APLA - Sônia Ditzel Martelo.
Sônia nasceu em Ponta Grossa no dia 18 de junho de 1943, filha de Heitor Ditzel e Paula Canto. Professora aposentada, com formação em Letras e pós graduação em Língua Nacional e Língua Estrangeira Moderna. Fundadora, em 1993, e presidente da Academia Ponta-Grossense de Letras e Artes-APLA. Presidente da UBT de Ponta Grossa e integrante de inúmerasentidades literárias. Publicou seis livros solo: " Horizonte", "Emoções", "Muito Além", "Nas Asas do Sonho", "Além das Estrelas" e "Rumo ao Infinito”.