Sábado 13 de maio Aberto oficialmente para os pavilhões nacionais públicas no 57º Bienal de Veneza , um dos mais importantes eventos de arte internacionais. Nesta edição Argentina, Brasil, Chile, Cuba, Espanha, Guatemala, México, Peru, Uruguai, Venezuela e, para a primeira vez, a Bolívia participar com seu próprio pavilhão. Outros, no entanto, já se foram. Após 43 anos de participação na Bienal, o Instituto Americano Italo-Latino (IILA) vai não estar presente com o seu bem - conhecido pavilhão da América Latina .
Com performances por país, é realizada no Arsenale e do Giardini da amostra principal Vivo Arte Viva , com curadoria de Christine Macel , e cujo eixo central o papel ea responsabilidade do artista nos debates contemporâneos.
Neste post vamos destacar alguns dos pavilhões América Latina estarão presentes no "as bienais bienais" uma participação geopolítica, para alguns, já perdeu sentido em nossos tempos globalizados. Como o curador do pavilhão mexicano, diz Pablo León de la Barra ", do mundo da arte, que tem lutado nas últimas duas décadas para criar redes internacionais de colaboração horizontal, para corrigir assimetrias e miopías que foram perpetuadas pela centros de poder ocidentais, insistem que a ideia de representar uma nação é um tanto anacrônica ".
Carlos Amorales - Vida nas dobras
Curador: Pablo León de la Barra
Curadoria: Gabriela Gil Verenzuela
A proposta de Carlos Amorales para a 57ª Bienal de Veneza empresta seu nome a partir do romance do escritor, calígrafo, poeta e pintor belga-francés Henri Michaux, publicado em 1949, que é várias formas de lidar com o sofrimento do narrador seu ambiente.
Na exposição espaço-acima de uma série de tabelas que se referem a folhas de papel são poemas ilegíveis escritas com um novo alfabeto tridimensional, cortes de papel abstratas inspiradas. Ao contrário de projetos anteriores com código de alfabetos, aqui Amoral faz uma transição do tipográfica à fonética. As letras são realmente utilizados ocarinas -flautas cerâmica nas Américas antes da colonização da União Europeia, com um som particular para cada formulário. Sons, realizados por um grupo de músicos de uma partitura gráfica também em exposição, funcionam como poesia sonora, criando o fundo musical de um novo filme semianimada e também um campo de som que irá acionar o pavilhão durante suas performances ao vivo.
No filme, um titereiro controla os personagens da história, enquanto os músicos aparecem na parte inferior, criando diálogos e sons por ocarinas. O modelo que foi usado no filme também está incluído no showroom, e nela vemos o uso das mesmas formas que compõem o alfabeto abstrato para construir desenhos de personagens e conjunto. A história semianimada é sobre o linchamento de uma família migrante que chega a uma cidade hostil, obscurecendo a nossa compreensão moral sobre a aplicação da justiça.
Através de vida nas dobras , Amorales explora o lado escuro da humanidade, em uma tentativa de compreender a complexidade dos seres humanos e da coexistência do bem e do mal, não como dogmas morais, mas como condições de intensidade vital. O conflito dá lugar a que o artista chamou Cubismo Ideológico : posições políticas divergentes coexistir em uma única entidade, um caleidoscópio de ideologias que contém dentro de todas as boas e más, e todas as posições políticas de esquerda e direita, mas também contém todas as possibilidades poéticas e de vida que permitem um vislumbre do mundo de forma diferente.
Digite vida nas dobras também é inserir uma obra de arte total, a Merzbau onde as diferentes disciplinas envolvidos na prática artística de Carlos Amorales, artes visuais, design gráfico, animação, cinema, música, literatura, poesia e performance, se cruzam uns com os outros, e para entrar em atrito e criar tensões, modificar seus parâmetros e activado sismicamente, vibração e criar anarquia que se espera venha a surgir uma nova compreensão da vida . Em uma bienal com o nome Vivo Arte Viva , que celebra a capacidade da arte para abraçar a vida e enfrentar a realidade em um mundo cheio de conflitos, a vida nas dobras inventar vocabulários novos, linguagens, imagens e sons para a vida humana você pode se reinventar e continuar a existir no mundo.
* Trecho do texto curatorial Pablo León de la Barra Ressonâncias sísmicos anárquicas. Múltiplas dobras da obra de Carlos Amorales de 2017
Jordi Colomer - Junte! Junte-se a nós!
Curadoria: Manuel Segade
Curadores: Ministério dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação de Espanha; Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID).
Com o apoio de: Acção Cultural Espanhol (AC / E)
Entendida como uma continuidade com o seu interesse inicial em escultura e teatro, exposição Jordi Colomer para o Pavilhão de Espanha é concebida como uma instalação de instalações. O título literalmente fala com o público, com um modo imperativo (Junte-!) Porque o espectador espera uma coisa: o seu destacamento, o visitante decidir participar, é uma expectativa relacional. A série de vídeos que pontilham as instalações são microrrelatos concatenadas narrando ações que ocorrem em lugares diferentes. Cada uma das peças distribuídas por espaços de circulação e paragem, assinar uma troca coletiva representando um movimento urbano.
Cadastrar-se! Junte-se a nós! é uma reivindicação de nomadismo como ação coletiva. Peregrinações, transumância, viagem, perdido, convicção ... são as chaves para um pavilhão que atrai nas utopias de cidades que têm explorado o movimento como uma forma radical de pensar sobre o imaginário social. Totalmente eles fazem -se uma visão em diferentes escalas de uma cidade deslocamento do fragmento suscetíveis e precariamente. Os modelos serão feitos com folha de flandres pintado e módulos que serão permanentemente agitados por altas - alimentado fãs, e vibração contínua de uma cidade animado.
Como de costume em trabalhos anteriores Colomer, acções performativas são realizadas por não-atores que encarnam os seus próprios papéis de tela. Sua andarilho narrativa, viajar, ocupado, depende de diversos contextos geográficos, como Nashville, Atenas, Barcelona ... permitindo-enxertos com diferentes tradições vernáculas locais, mas também mostrar as mudanças culturais que ocorrem nelas. Esta taxa, entre a diferença e repetição, é o Pavilhão espaços estrutura: se os personagens dançar ou pedal, se o espectador está na arquibancada para assistir ou ser visto, é porque se ligam em um teatro da realidade, onde o mundo como um espetáculo tem a sua contrapartida precária imaginar alternativas, permitindo a formação cultural. Um novo imaginário da cidadania por vir.
Claudia Fontes - O Cavalo problema
Curadoria: Andrés Duprat
Comissário: Mauricio Wainrot
Instalação O cavalo problema, Claudia Fontes, mostra um congelado no tempo em que um cavalo, uma mulher e um jovem reagem de forma diferente a uma cena paradoxo vemos um desenvolvimento crise, e seus sintomas são, no o mesmo tempo a causa do problema. A cena é inspirada por esses ícones culturais do século XIX em torno do qual a Argentina artificialmente construídos identidade cultural e os desafios em uma cena surreal que tem a marca de uma aparição.
Fontes tomou ideias para o problema cavalo de três fontes diferentes. O ponto de partida foi a presença oculta do cavalo por trás dos materiais com os quais ele é feito do edifício. O cavalo - desenhado e reuniu-se no momento em que o Arsenal, um papel de liderança na fabricação e transporte de madeira, tijolo e ferro foi construída.
Um segundo aspecto contextual que o artista se aproxima é a função original do edifício: a fabricação de canhões e balas de canhão para os barcos que foram construídos no Arsenal do século XIII em diante, no que constitui o primeiro exemplo histórico de uma linha produção, antecessor direto do fordismo.
Finalmente, a história de La Biennale di Venezia como uma instituição que insiste em perpetuar a tradição de representações nacionais feitas do século XIX Fontes localizar sua abordagem crítica sobre como a idéia de nação foi forjada ao longo da história, e, especificamente, na Argentina.
Neste sentido, a pintura La Vuelta del Malon Ángel Della Valle, 1892, é uma referência fundamental para o problema do cavalo, porque foi a primeira obra de arte encomendou um artista com o propósito específico de representar culturalmente no exterior a Argentina como uma nação.
A pintura retrata o que era então entendida como "a conquista do deserto", a apropriação violenta pelo estado das terras habitadas pelos povos indígenas no século XIX em populações Argentina.
O artista emprestado aqueles personagens que têm um papel passivo na pintura-um cavalo branco e uma mulher cautiva- e colocar em ação em suas próprias instalações, por um conjunto de escalas que expressa as emoções que câmbio esses dois personagens. Em uma torção forte, pilotos Fontes substituído pelo próprio edifício pavilhão, com todo o seu conteúdo histórico. Mas a mulher e cavalo não está sozinho em seu pathos: 400 rochas ameaçadoras, um jovem e uma sombra completar a cena.
Cinthia Marcelle - Chão de Caça
Curadoria: Jochen Volz
Curadoria: João Carlos de Figueiredo Ferraz
Instalação em Chão de Caça , Cinthia Marcelle de uma grade de piso inclinado feito de soldado ocupa o interior duas galerias conectados pavilhão brasileiro. pedras comuns, tais como aqueles encontrados em torno do Giardini, são espremidos pela grade. Ele é reconhecido imediatamente este tipo de grade, normalmente usado em um contexto industrial ou no espaço público, por exemplo, entre trilhos de trem ou poços de ventilação da tampa subterrâneas ou sistemas de esgoto. Entrelaçada com a grade e seixos, há elementos esculturais adicionais, uma série de pinturas e vídeo.
Uma série de postes de madeira são fixos na estrutura do pavimento, cada um equilibrando uma pintura em tela, como um bando de fantasmas ou uma pequena floresta de bandeiras, tochas ou totens. O apoio das pinturas é um tecido de algodão com listras pretas e brancas, folhas comuns, mas cada uma das listras pretas foi cuidadosamente removido com tinta branca.
Há também um vídeo: um tiro a partir de um ângulo sobre um telhado, o qual é gradualmente removido do interior de um grupo de homens, criando uma abertura suficientemente grande para que possam subir no telhado e escapar. Na peça, realizado pelo cineasta Tiago Mata Machado, uniformes coloridos sugerem que os homens subindo para o telhado do tijolo são prisioneiros, trabalhando em seu vôo ou preparando-se para protestar, recordando décadas de rebeliões prisionais em todo o mundo, a partir de Glasgow, Milão, Sydney e Sri Lanka, para os terríveis massacres nas prisões brasileiras nos últimos meses. Claro, o filme Marcelle e Machado não comentar diretamente sobre qualquer um desses eventos, e muito menos ilustra as condições reais de prisão.
"Marcelle joga com a ambiguidade, cria uma atmosfera enigmática, conduzido pela suspensão, obsessão e revolta. Toda a instalação provoca uma sensação de instabilidade , "diz Volz. "Tanto quanto nós pode ser seduzido para se agarrar à imagem da prisão, a quebra ou distúrbio, indicado pela projeção de vídeo e ressoando com a rugosidade da grelha de aço, também se poderia imaginar estar em um laboratório peculiar ou oficina de um artista perturbado, em uma floresta techno ou uma cidade selvagem".
Artistas: Jannis Markopoulos / José Ballivián / Sun Mateo - Essence
Curadores: José Bedoya / Juan Fabbri / Gabriele Romeo
Comissário: José Bedoya
Desde 1990, a Bienal de Veneza foi assistido por artistas bolivianos como anjos Fabbri, Inés Córdova, Gil Imaná, Fernando Montes, Raul Lara, Hortensia Montenegro, Chrystal Ostermann, Ricardo Pérez Alcalá, Gaston Ugalde, Guiomar Mesa, Joaquín Sánchez, Narda Alvarado, Sonia Falcone, José María Galindo Laura Yapita e como parte do coletivo Mujeres Creando. No entanto, é a primeira vez que a Bolívia tem um Comissário na Bienal nomeado pelo Estado boliviano, e é a primeira vez que a Bolívia tem o seu próprio pavilhão para expor as obras.
Essência pretende ser o ponto de uma pesquisa de partida para a origem desse elemento essencial distante, mas muito íntimo, que nos torna humanos. Esta pesquisa da periferia latino-americana, especialmente desde que a Bolívia propõe questionamento e diálogo com os centros de arte na construção e apropriação do Ocidente no diário boliviano.
Bedoya convidou Sol Mateo, Jannis Markopoulos e José Ballivián para participar do projeto para sua famosa carreira artística, a produção atual ligação tem com a proposta curatorial ea confiança que os três artistas poderia responder com o máximo profissionalismo para um evento como a Bienal de Veneza.
A proposta destes artistas traz um fardo inevitável subjacente conflito, mas não negligenciar o humor, a liberdade ea utopia convidar-nos a reler diferentes áreas da realidade contemporânea da Bolívia.
perguntas Sol Mateo e critica o imperialismo contemporâneo, buscando a desconstruir as cordas de poder no hoje 's mundo. Seu trabalho, parte do interesse em compreender os processos e pergunta globais nos leva a refletir sobre a "essência colonial" do mundo contemporâneo. Sob o título interpolando mutação n G E Netica de Colonialism , Sol Mateo procura para interrogar em Veneza a cultura ocidental.
Jannis Markopoulos coloca em sua reflexão filosófica: que a essência da vida pode estar relacionada com as sementes, o que pode potencialmente atingir Ser . Sua pesquisa nos convida a pensar de uma essência que é capaz de transcender as fronteiras, bandeiras, línguas e religiões. Assim, convida-nos a pensar da essência como um conceito profundamente humano que pode quebrar qualquer fronteira cultural.
Usando dois touros como uma referência para a dança andina Waka Waka , José Ballivián reflete sobre encontros e desencontros culturais. Sua utopia destaca a impossibilidade de construir uma sociedade verdadeiramente intercultural na Bolívia pós-colonial. Dança Waka Waka é uma dança colonial construído pelas comunidades aimarás que, vendo chegar o colonizador acompanhado por vacas e touros, criadas essas expressões visuais, como forma de satirizar ambas as touradas e as regras de controle espanhol impostas sobre eles . Assim, a utopia indígena da liberdade da dominação colonial, ou pelo menos contornar isso , é atualizado.
Bernardo Oyarzún - Werken
Curadoria: Ticio Escobar
O trabalho Werken , Bernardo Oyarzún foi projetado especificamente para preencher o Chile pavilhão na 57ª Bienal de Veneza (2017). A parte artista neste trabalho , como em muitos outros grandes conflitos dela nublando o horizonte Mapuche, diminuir suas terras, territórios e minar sua cultural renovar suas reivindicações. Werken abre uma cena paralela para acomodar os corpos e os nomes do povo mapuche, que excluídos da participação efetiva na arena pública; radicalização faz a tensão entre, por a um lado, conteúdo complexo relativas aos problemas do povo mapuche e, por outro, o estado de espírito crítico, poética e estética da arte contemporânea.
Embora durante décadas a questão Mapuche começou a tomar alguma presença no debate público chileno, seu tratamento não se traduziu de forma significativa nas políticas de Estado efetivas, nem tem profundamente permeado a reflexão cultural, nem, discurso muito menos animada em art. Exceto exceções valiosos, a consideração da estética Mapuche assume uma perspectiva puramente etnográfica e esgotados trabalhos em metal, madeira e tecidos, manifestações de valor criativo e formal indubitável, mas desvinculado de implicações políticas e para além de qualquer reflexão sobre a situação histórica dos povos indígenas. Além disso, as políticas públicas não incluem o tempo expressiva e sensível da cultura Mapuche ou reduzido a um inofensivo ligado à economia de artesanato e após o princípio inevitável da "diversidade" pintoresquismo fazer a diferença apenas um tom que infunde policromía multicultural.
Oyarzun mantém uma visão crítica do estado-Mapuche pessoas que se tornaram, em suas palavras, "uma espécie de estado de guerra" e expressa em uma negação da cultura indígena. Como na América Latina em geral, este conflito, que começou nos tempos coloniais e se consolida com o surgimento do Estado moderno, adquiriu hoje características especiais para o problema piora da terra e perturbação causada pela erupção de comunidades índios nas cidades, incluindo a capital. De acordo com considerações de Oyarzun, historicamente, o Estado mantém um padrão duplo de frente para a questão Mapuche. Por um lado, visa projetar uma imagem correta de inclusão; por outro lado, "continua a violar os direitos mais básicos do povo mapuche, especialmente pela lei antiterrorista aplicada em seus territórios".
O trabalho Werken se baseia na exposição de 1.500 mapuches máscaras, colocadas no centro da sala, formar uma contornos irregulares figura circular ocupa aproximadamente 10 x 11 metros. As peças são dispostas ao nível dos olhos, suportado por hastes de ferro naturais. paredes úteis na sala, linha pasamensajes sempre ao nível dos olhos, ele é instalado LED sinais. De acordo com uma velocidade definida, exibe sinais parar de correr 6.906 Mapuches escrevendo sobrenomes: tudo o que existe atualmente. A cena, dim, é, basicamente, iluminado por luzes sinais vermelhos.
O número de máscaras apresentados não correspondem aos nomes atuais, como muitos deles tornaram-se vago, não sujeito ao rolamento. Ainda assim, o número de peças é considerável: talvez representa o conjunto em si a cerimônia em que a máscara, o ngillatun leva; mas também pode representar uma comunidade, uma lof; ou, talvez, um exército de guerreiros, weichafes, ou mesmo um grande encontro de linhagens um aylla-rewe9. O conjunto de máscaras também sugere uma multidão ameaçadora; um silêncio, auditório expectante; ou todo um povo: a humanidade visto a partir do núcleo radical da cultura, endossado pelas certezas de mito e aparências incontestáveis rituais.
Art está perto politicamente, não porque tematice injustiça, mas porque é capaz de imaginar um mesmo mínima mapa social mudança,. Não para atribuição de profetizar, mas por sua capacidade de anunciar um espaço pronto para receber os corpos inteiros. Não é porque você comprou o dom de adivinhar, mas porque você pode antecipar uma clareira onde são registrados todos os nomes.
* Trecho do texto curatorial Ticio Escobar, Werken. A questão Mapuche de 2017