Técnicas de gravura POR Maria del Mar BERNAL
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O rolo é um dos traços mais característicos de uma oficina de gravura. Eles são usados para matrizes em relevo e podem ter diferentes formatos e características. É um material delicado que exige manuseio e manutenção cuidadosa, por isso deve ser protegido contra qualquer agressão física ou química em sua superfície que prejudica a qualidade da impressão. A sua eficácia vai depender da composio, qualidade e dureza do revestimento e da experiência do batedor.
Ele compreende um eixo central, um enchimento e uma tampa. O eixo ou furo é geralmente de aço inoxidável ou duralumínio , muito mais leve, deixando a escolha para o usuário 's preferências. De acordo com este comprimento do rolo eixo prolonga nas suas extremidades para se tornar duas alças ou, no caso de pequenos rolos, fique nivelada sustentándose sobre uma armação de um único metal ou cabo de madeira.
Embora muitos tipos de evolturas para cobrir os mais comuns são a borracha como borracha natural está obsoleta. Especificamente, a borracha de acrilonitrilo-butadieno mais correntemente utilizado é ou NBR (cit. D. Jaume Comas, Sauer Hispania ). Não são também a gelatina, poliuretano e pele.
revestimento de rolo é o que dá -lo a sua qualidade fundamental e deve ter homogeneidade caraterísticas, resiliência, resistência ao calor e resistência química. A homogeneidade, tanto cilindrado eo estado da sua superfície, que é essencial para a tinta uniforme deixar nenhuma marca; a resiliência ou elasticidade que permite que o rolo de voltar ao seu estado original após o contacto com a placa; a resistência à temperatura dentro de margens padrão, que é essencial para evitar a deformação e a resistência química necessárias para suportar o contacto contínuo com a tinta e todos os produtos de limpeza.
Os gelatina rolos são muito suave e delicada, transparente, toque mordente e capaz de gravar toda a dimensão lateral, mesmo introduzido na cavidade da mesma. Geralmente pequenas e excessivamente afetados pelo calor e luz solar direta. Praticamente já que eles foram substituídos por poliuretano e é raro para encontrar nas oficinas, a menos técnicas estão sendo usadas para sombra muito precisa (Hayter). Os rolos de poliuretano têm características semelhantes aa a gelatina, mas são mais resistentes. Sua superfície glutinoso mordaz irá tornar-se menos ao longo do tempo. Eles são mais caros e de melhor qualidade do que a borracha, mas também muito sensível a danos.
A pele do rolo , é usado principalmente em oficinas características especiais litográficas que conferem um coberto com gordura e água. Eles podem ser encontrados, dependendo sobre o uso que cada alvo, pele para trás ou para o lado direito do couro. Algumas pessoas usam isso para enxugar a umidade do papel está entre os blotters para relevos manuais e às vezes sobreamadurecidas o TODDLERS- para envernizamento placas. Um rolo de pele requer um radicalmente diferente de outros revestimentos de manutenção.
Uma vez que o material e tamanho (diâmetro e comprimento) escolhido característica fundamental de um rolo é a sua dureza , uma vez que este confere adaptabilidade a diferentes matrizes, preservando a irregularidade ou a recolha de todos os tipos de texturas. Para medir uma dureza que dá resultados em um número de acordo com o utilizado escala Shore . Os dois mais comuns são as escalas A e D, embora não são mais (E, H, O, OO ... até a um total de 12) cada uma produzindo um valor de 0 a 100. Nos rolos utilizados em Artes uma escala utiliza rolos de dureza média que varia entre 40 e 45 Shore a, o soft cerca de 35 ° Shore a e dura entre 60 ° e 70 °. Para obter um exemplo destes durezas, as rodas de skate rígidos é 98º 75º A e a goma macia faria A. Uma dureza de 20 ° na escala OO. Um rolo duro é utilizado para tinta as partes mais altas do tamanho muito preciso e desenhos como não - permear zona de corte; os rodízios estão em conformidade com as diferenças de nível, alcançando as áreas mais baixas e adaptação às possíveis texturas que podem ter diferentes superfícies.
Para tratar bem um rolo é conveniente para conhecê-lo bem. Sua superfície não é lisa ou áspera, como você vê a olho nu, mas uma superfície fibrosa. Se você imaginar que você veria altamente ampliada realmente picos mover esta superfície quando em contato com o ferro. É por isso que o movimento na superfície com tinta do vidro é tratado como amassamento, alongamento um pouco como tinta e não apenas deixar rolar sem qualquer intenção. Assim, uma agitação benéfico ocorre em um produto mais uniforme por emulsão aumenta impressoras qualidades e beleza. Esta característica é muito visível na impressão litográfica onde pele rolo elmovimiento, ou borracha, que é um emulsões ruptura essencial da tinta e água fator produzido. Deve ser conhecido que quando a água está envolvido na tinta de impressão litográfica depositado um movimento lento, mas rápido e enérgico executar uma função de aspiração, tanto quanto a placa de vidro.
Como para o formato, é aconselhável que a matriz esteja abaixo do rolo. Se usarmos pequena (um cabo) é suficiente para rodar livremente sobre seu quadro de tinta áreas escolhidas não marcadas. Ambos devem ser bem corrigido evitando todos os tipos de encolhimento de superfície, pegada ou endurecimento devido à idade e uso.
Uma das coisas que os custos de trabalho irá determinar um iniciante é a quantidade certa de tinta para uma boa matriz de solução, mas ninguém pode salvar a experiência exigida no presente dados. E eu comentei sobre as três entradas sobre a tinta fez há algum tempo e eu recomendo que você visitar novamente para expandi-lo. Em resumo, tenta sempre um cadente e regular de tinta, a tinta é fresco no vidro, sem brilho, sem impurezas e o seu som quando a corrediça de rolo é lisa, sem rotura ou calos. Harmonia é a palavra certa.
Um artista sabe tinta e impressão de seu conhecimento. Ao estender a tinta tem de colocar uma tira uniforme do mesmo comprimento que o rolo e depois distribuir AILR. O movimento recolhido e amassados com rolo, em torno de, deve ter uma pequena volta para ir variar a posição da geratriz que suporta o vidro e ferro, evitando que a tinta é depositada sempre no mesmo local. Uma pressão luz é sempre necessário (para recolher mais do que a tinta de depósito) e, dependendo das técnicas vai pressionar mais ou menos.
Manter esta ferramenta é uma prioridade para conseguir uma impressão de qualidade. Para verificar o status é melhor guiada pela visão e tato: eles devem ter um aspecto fosco e sentir uma leve resistência oposta, passando o dedo suavemente. Se os rolos são pegajoso, muito difícil, muito brilhante, deformado, entalhado ou ruim cilindrados deve ser reparado ou substituído. Além disso você vai verificar se endurecer ao longo do tempo. Os dois principais factores que estão a perda de plastificantes (o material que dá flexibilidade e correspondendo a cerca de 20% da sua composição) e a acumulação de contaminantes nos vales da superfície fibrosa (papel de cálcio e de tinta , resíduos de solventes ...) que se manifesta como brilho. Se a medida com uma dureza dureza superior a 10 pontos devem mudar a sua leitura original. Também deformar muitas vezes em suas extremidades por produzir marcas desagradáveis em matrizes lineares, por vezes, difíceis de corrigir isso vamos ter de corrigir isso .
A limpeza deve ser conscientemente como qualquer partícula ou outras tinta seca nas imperfeições superficiais produzidos. Para limpar não - serão utilizados natureza agressiva de gordura produtos (se a tinta assim o exigir) que, em seguida, deixar um reduto de proteção benéfica. Destes solventes solvente NUNCA universal foi usado como amarrote instantaneamente borracha encolhimento irreversivelmente ele . A menos refinado são, o melhor. Eles podem ser usados terebintina (com precaução e secagem bem) litotina, parafina, AS-2 (Boettcher) -tóxicos- ou ALV Agente de limpeza da planta mais benéfica para o gravador e, embora ambiente actualmente bastante caro. É melhor para usar tecidos panos de algodão muito suave, evitando muito abrasivo como feltros e papéis descartados cobertores borracha jornais zero excessivamente rígida com picos que formam rugas. produto Recolha continua bom, especialmente se se trata de ALV não afeta as impressões subseqüentes. Alguns também limpa -los com óleo de cozinha depois enxaguá-los com água e sabão neutro. Uma maneira muito conveniente para limpar os roletes é adicionar um pouco mais limpo em um jornal aberto e percorrer as páginas "tinta notícias" até que finalmente acabado de deixar um resíduo, que é facilmente removido com um pano macio
Finalmente, deve sempre ser armazenados em seus suportes, de modo que nunca são descansando no forro como a geratriz de apoio deformar depois de ser marcado como uma faixa branca. No final de cada ano ou curso, ou quando eles vai ser um longo tempo sem uso, é desejável para inspecionar para cilindrarlos se necessário (e rolo tipo permitir) para corrigir qualquer ou pegada de deslocamento para o uso que possa apresentar. Se longo resto vai ser impregnado com pó de talco.
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