domingo, 7 de maio de 2017

Salve 08 de maio, dia do Artista Plástico.

No dia 08 de maio comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Artista Plástico. 



A data serve para homenagear e celebrar uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade: a pintura. 

Porém, os artistas plásticos não são apenas reconhecidos por suas pinturas, mas também por fazer esculturas e demais instalações artísticas.
Para um artista plástico o domínio das técnicas artísticas é primordial para a produção de uma obra de arte. 
No entanto, mais importante do que a técnica, está a criatividade e o talento.

Origem do Dia do Artista Plástico

Dia do Artista Plástico surgiu para homenagear o pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, considerado um ícone entre os nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX, no Brasil.
José Ferraz de Almeida nasceu no dia 8 de maio de 1851, na cidade de Itu, interior de São Paulo.
José Almeida foi assassinado em 13 de novembro de 1899. Apenas em 1950 que o dia 8 de maio passou a ser oficialmente declarado o Dia do Artista Plástico Brasileiro.

Sua obra mais conhecida Caipira picando fumo.






Almeida Junior - Pintor paulista (1850-1899). Baseado na escola realista, na fase madura de sua obra aborda temas nacionais, retratando principalmente cenas do interior de São Paulo. José Ferraz de Almeida Júnior nasce em Itu. Em 1869 ingressa na Academia Imperial de Belas-Artes e tem aulas com Vítor Meirelles e Le Chevrel.
Viaja para Paris em 1876, com uma pensão dada por dom Pedro II, e aperfeiçoa-se com o artista Alexandre Cabanel. Pinta obras tipicamente acadêmicas, como Descanso do Modelo (1882) e Leitura (1892), e entra em contato com o impressionismo, mas não se influencia pela nova técnica. Volta ao Brasil e exibe O Derrubador Brasileiro na Exposição Geral de Belas-Artes, no Rio de Janeiro, em 1884.
Segue a tendência do retrato clássico, tornando-se conhecido por ser um dos primeiros nomes do academicismo brasileiro a valorizar a temática nacional - mais especificamente paulista -, com obras como Amolação Interrompida e Caipira Picando Fumo (1893). Recebe a medalha de ouro do Salão Nacional de Belas-Artes em 1898. É assassinado por razões passionais em Piracicaba (SP)
PARABÉNS AOS ARTISTAS PLÁSTICOS...