domingo, 30 de outubro de 2016

FAZER ARTE NÃO TEM IDADE

No próximo sábado dia 05 de novembro às 14 horas acontece a Exposição "Fazer Arte não tem Idade", um projeto realizado pelo CREArte Centro de Referência e Ensino de Arte com os idosos que moram na Casa de Assistência São Vicente de Paula. 

Resultado de imagem para Asilo Vicente de Paulo

Um trabalho voluntário que não tem como mensurar o valor ao ver a alegria de meus "novos alunos" quando chego para começar as oficinas.
O material para as oficinas de "Arte" são viabilizados através de subsídios da Expo&flor, evento organizado pelo Rotary Clube Ponta Grossa Alagados. 
As oficinas acontecem duas vezes por semana e funciona como um atelire livre onde cada um procura expressar sua criatividade ou simplesmente pintar o tecido que depois de esticados se transformam em telas e vão participar desta exposição.
O interesse e dedicação dos idosos pelas oficinas é gratificante pois ninguém tem a pretensão de fazer grandes obras e sim passar horas agradáveis fazendo "arte" ou simplesmente pintando com as cores que mais lhes agradam, alguns mesmo com suas dificuldades,  preferem partir para algo mais elaborado e estético normalmente gostam de fazer flores e paisagens. Além da distração, tem a vantagem da concentração e os movimentos repetitivos das mãos e braços para pintar não deixa de ser uma forma de fisioterapia. Alguns possuem paralisia, dificuldade de comunicação e mesmo assim ao final das aulas quando veem seus trabalhos abrem um sorriso de felicidade que não tem dinheiro que pague estes momentos...



O tecido (canvas), depois de pronto o trabalho é esticado num chassi de madeira para participar da exposição onde serão vendidos por um preço bem acessível e este valor será revertido para a Casa de Assistência ou para compra de mais material para continuar masi uma etapa do projeto que, apesar das dificuldades não pode parar.
Também temos o apoio da Obra Primma Molduraria que esticou as telas, a Panificadora e Confeitaria Vila Velha e Foorma Comunicação.
Caso tenha interesse em viabilizar recursos para que este projeto continue é só entrar em contato pelo fone 9962 5952 Celso Parubocz ou venha participar da exposição dia 05 de novembro a partir das 14 horas.


Devemos assegurar a pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade inerentes à pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, criar condições para promover sua integração e participação efetiva na sociedade em conformidade com o Estatuto da Pessoa Idosa.
























Exposição "Fazer Arte não tem Idade"
Dia 05 de novembro a partir das 14h. até às 17h.
R. Júlio de Castilho, 1104, Ponta Grossa
(em frente a Churrascaria Expedicionário)


4 Artistas Paranaenses expõe no MAB.



O MAB é o maior e mais importante registro cultural das artes plásticas do município. 
Tem como objetivo principal a socialização da arte em todos os seus níveis, catequizando o indivíduo e ajudando a formar cidadãos mais críticos e conscientes do papel fundamental da cultura para nossa vida. 
Além disso, visa promover o intercâmbio cultural entre o estado e o país e estimular a produção artística da cidade. 
Esta ferramenta busca uma maior interatividade entre o MAB a comunidade em geral.

Dia 3 de novembro, inaugura  5 novas exposições no Museu de Arte de Blumenau que pertence 
a Fundação Cultural de Blumenau destas 4 são de Artistas Paranaenses entre Eles Edilson Viriato.

Edilson Viriato - Exposição Possibilidades e LImistações aprofundadas em condições de cotidiano na Sala Oficial


Elizângela Justino - Exposição O que te move? na Sala Especial


Giovana Hultmann - Exposição Signos na Sala Elke Hering


Marinice Costa - Exposição Composição na Sala Alberto Luz



Resultado de imagem para Fundação Cultural de Blumenau