terça-feira, 7 de junho de 2016

GRUPO ARTE 725 no MUSEU DE ARTE SACRA DE CURITIBA







Exposição Coletiva "SAGRADO" do Grupo Arte 725.
Na liturgia do divino e no contato com o sagrado o homem experimenta algo que o ultrapassa, que o transcende.
Esta exposição é formada por 16 fragmentos artístico-espirituais diferentes entre si, mas convergentes nas suas indagações e inspirações. O Grupo Arte 725 foi formado com o intuito de promover e divulgar cada um de seus integrantes cujas trajetórias individuais e coletivas são reconhecidas no meio artístico. Criado em outubro de 2012 o grupo trabalha e se reúne para desenvolver pesquisas sobre arte, criar diretrizes, elaborar projetos e propostas para exposições com o objetivo de mostrar a pluralidade da arte numa visão contemporânea.
Fazem parte do Grupo os artistas:


O idealizador do Grupo Arte 725, Edilson Viriato, é artista consagrado e premiado com diversas participações em bienais, entre elas a de Cuba e São Paulo, e em Exposições nacionais e internacionais. Agitador cultural, curador, professor e orientador, inspira e promove o desenvolvimento do grupo.


MUSEU DE ARTE SACRA
Rua Claudino dos Santos, s/nº, 
Igreja da Ordem - Centro
Contato:
(41) 3321-3226
malara@fcc.curitiba.pr.gov.br
Horário de funcionamento: 
9h às 12h e 13h às 18h (3ª a 6ª feira) e 9h às 14h (sáb., domingo e feriado
       MASAC 


Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra da Arquidiocese de Curitiba – MASAC possui em seu acervo 
mais de 800 peças classificadas como objetos de culto, paramentos litúrgicos, obras raras,
mobiliário, fotografias, pinturas, imagens e objetos de uso pessoal. Entre as peças, 
destaca-se a imagem do Bom Jesus dos Pinhais, em terracota, de fins do século XVII. Além da exposição permanente do acervo, são organizadas exposições temporárias com temas 
pertinentes à arte religiosa.
Inaugurado em 12 de maio de 1981, o MASAC está instalado no anexo da Igreja da Ordem 
Terceira de São Francisco das Chagas, a mais antiga edificação de Curitiba, localizada 
no Setor Histórico. O acervo inicial foi recolhido pelos Arcebispos Dom Manuel Silveira
D’Elboux e Dom Pedro Fedalto. Um movimento popular, por meio da primeira Festa de 
São Francisco da Ordem, possibilitou a restauração da Igreja da Ordem e a criação 
de um espaço adequado para preservação e exposição do acervo. A obra foi 
executada mediante convênio entre a Mitra Arquidiocesana, a Fundação Cultural
 de Curitiba e a Fundação Roberto Marinho. Além das peças pertencentes à Cúria
 Metropolitana de Curitiba, convênios firmados entre colecionadores locais 
contribuíram para a ampliação do acervo do Museu.
AÇÃO EDUCATIVA
Desvendar a importância de construções no centro histórico de Curitiba ou saber detalhes
 de uma obra de arte no museu pode ficar mais fácil se você estiver acompanhado por 
mediadores que transmitam informações sobre esses temas durante as visitas.
 É esse o trabalho do grupo de Ação Educativa da Fundação Cultural de Curitiba.

VISITAS MONITORADAS
Museu de Arte Sacra – MASAC
Agendamento: (41) 3321-3328
educativamemorial@fcc.curitiba.pr.gov.br

PAPEL JAPONÊS LINDA MATÉRIA ....

c_aaron_pulling-print2papel japonês, também chamado  washi , foi declarada em 2014 património cultural imaterial. Esta distinção serve a essência do seu artesanato marcado por um profundo respeito pela natureza. Sua sofisticação, beleza e permanência no tempo responder à atenção que os professores fabricantes de papel feito por séculos. Em suma, é um sinal de identidade da cultura japonesa que estabelece uma ligação entre o sagrado eo profano, filosofia, espiritualidade, o ritmo natural e da arte. Não é, por conseguinte, apenas um produto, nem é que apenas um suporte para o selo. É um recipiente e um gerador, beleza responde a gravura com excelente solvência técnica.
Confrontados com papéis ocidentais, cola e peso muito elevado, o papel japonês é muito atraente para a sua delicadeza e tom suave, a sua capacidade de interagir com a luz e seu exotismo. Adicionado a isso é uma absorção incrível ea possibilidade de carimbar a mão.Ele pode ser pressionado, lacrimejamento, tensão, costurar, pendurar e dobrar diversificando as possibilidades de acabamento impresso. A variedade de washi é grande de modo que pode ser difícil escolher um papel. Além de sua nomenclatura é complexo, idiomática sempre recheados com palavras, e a aplicação ao campo específico do selo aparece misturado com o resto de seus muitos usos. Muitas vezes confundido com papel de arroz e outros papéis orientais de diferente composição e origem, como dizendo "papel japonês" uma percepção subjetiva de um tipo diferente de luz Ocidental e papel translúcido ocorre. Mas é mais complexa.
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A matéria-prima que é fabricado trata basicamente três níveis: Kozo, Mitsumata e Gampi, caracterizado por ter um tempo muito longo fibras que proporcionam uma resistência surpreendente. Nós também temos que considerar a qualidade de papéis artesanais com a máquina.  Os primeiros aditivos artificiais e não carregue a sua estrutura interna é mais fofo. O segundo tem fibras mais curtas que são orientados em uma direção e contém produtos químicos que enfraquecem; Também é mais compacto e normalmente colada artificialmente. Para verificar essas diferenças podem rasgar um papel feito à mão, muito mais difícil. Além disso, como uma curiosidade, se um pedaço de papel craft verá que se deforma formando um tipo de bacia, enquanto o abarquilla mecânico num cilindro molhado.
Kozo é um tipo de rápido crescimento abundante amoreira no Japão, por isso é o mais comum. Criar um documento flexível e forte e é o componente fundamental de um dos mais famosos papéis para a gravura, o Hosho , onde foram estampadas mais de Ukiyo-e xilogravuras. Havia uma qualidade relativamente padrão para papel mais comercial (genericamente chamada de papel Kozo) pode ser contrastado com a uniformidade, qualidade e capacidade de absorção Hosho, um pouco mais grosso usado em edições especiais. Ele funciona muito bem com gravação em relevo   (xilogravura e linóleo ) e, consequentemente, também com a monotipia, litografia e serigrafia. Para obter uma estabilidade dimensional é também adequado para Colle equipamento. A uniformidade das fibras fornece Handcrafting torna absorver a tinta que integra as áreas com e sem imagem. Ele é muito famoso papel de Kozo de Echizen Prefecture.
Emma NishimuraA fibra vegetal Mitsumata é fraco e um pouco mais curto, mas cria superfícies muito brilhantes por isso é amplamente utilizado para a fabricação de telas e divisórias deslizantes. É bege e carimbada as bordas da imagem são muitas vezes deixados difusa.Sua resistência à água é pobre e deformado na secagem, então é melhor virar pesos leves adaptáveis ​​para serem impressas e secas, ou impressões digitais. 
O Gampi é recolhida em o selvagem ou importados de outros países asiáticos próximos . ele foi o papel favorito de Rembrandt por virtude da sua capacidade de impressão , que começou a usá-lo nas gravuras posteriores. Este é um aspecto forte, fina, sedosa, perfeito para o papel de impressão em talhe doce, porque ele fornece uma linha muito clara.Embora encolhe quando molhadas, resultados intaglio melhorar se a folha pulverizadaantes de carimbar na imprensa parafuso. A sua superfície é muito resistente à tracção exercida por as tintas de alta viscosidade de modo que também é ideal para litografia. Não é um tipo especial de papel para gravura (gampi gravura) transportando uma camada extra de algodão na superfície, mas isso é difícil de encontrar. Ele é muito famoso no gampi de Kochi Prefecture, sudoeste do Japão, cuja utilização se estende até o furo de alívio, monotipia e impressão digital.
Picaso papel japonês
Finalmente, existem outras fibras minoria de fabricação de papel, como o uso de cânhamo combinado com o Kozo para criar um papel forte, enquanto prática proibida, e celulose, barato, mas má qualidade.
Embora o que expomos aqui hoje pode fornecer orientação, você deve categorizar dizendo que não há papéis bons ou maus ou específicos para uma ou outra técnica. Na gravura produtos são subordinados a criatividade do artista e inovação é a sua capacidade em fornecer-lhe com as mais belas usos. Apenas serão necessários alguns testes para se adaptarem tecnicamente para o processo de impressão: molhamento oportuna maneira, os requisitos de pressão, viscosidade da tinta, metodologia de tinta mantilhas flexibilidade, tipo baren e prima, o acabamento posterior da matriz.
Ela seria bastante útil para fazer uma análise profunda do suprimento de papel no mercado ocidental, muito menos em relação ao Japão e muito desigual entre os países.Para lhe dar uma ideia da variedade você pode ver esta lista de artigos japoneses . A amplitude não necessita de alguns conselhos por parte do fornecedor, o professor ou o batedor que às vezes produzem dicas de fitness básicos adaptam a cada tipo de papel. No fim de combinar estas regras básicas, com a liberdade artística, cito algumas das qualidades ópticas do papel e técnicas japonesas de que podem ajudar a obter o máximo desempenho.
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qualidades ópticas : Composição: papel é condicionado pela sua matéria-prima que é afinal o que dá as principais características. Ele é conveniente se acostumar com o aspecto essencial das três fibras descritas acima e de lá para combinar com outras propriedades, tais como peso e textura. Existem documentos que transportam flores, folhas, incorporados pedaços de fibra brilhante e assim sobre Ao eleger a ser feito por razões que respondem a projetos específicos, porque os papéis muito ornamentados, muitas vezes ofuscar a imagem que eles contêm. Cor:  variando de sombreamento branco ao creme, porque na sua produção sem corante é usado, exceto em ordens específicas . A indústria do papel se expandiu consideravelmente a gama de cores. Como na seção anterior, as cores intensas podem distorcer a percepção do desenho. Textura : conhecida por seu calor e varia processo de celulose e de fabricação. Cada folha é escovada depois de secagem para um lado. A superfície não aplainada, mais suave, é considerada a frente. Barbas: papel artesanal apresenta intonsas barbas (todos os quatro lados) com um desgaste muito característico por causa de suas fibras longas. A máquina fez com que o bordo de sangue em dois ou quatro lados.



inoue_washi01Definição: o tamanho mais comum de papéis tradicionais é 63,9 milímetros x 93,9 milímetros conhecidos para Kiku Ban , seguido por 22,7 mm x 30,6 milímetros, aproximadamente, embora também funciona no pedido. Alguns máquina de variedades é fabricado em rolos ou folhas em grandes formatos que tornam seu uso muito atraente. Se você quiser para ver o resto dos formatos pode clicar no link abaixo .  Peso: definido como o peso de papel em gramas por metro quadrado, é uma de suas características fundamentais. Em comparação com papel Ocidental, para igualar a espessura japoneses sempre pesa menos porque suas bexigas preenchido com estrutura. Nós podemos encontrar a partir de 5 a 10 gramas, a cerca de 200 gr., A título excepcional. A gama mais comum é 10-15 gr. usado para restaurar (algo transparente para o gráfico ordinária) para 100 gr aprox. Colocar-nos podemos tomar como papel de escritório de referência é de 80 gramas e papéis mais utilizado ocidental gravou (tipo Superalfa, Michel, Biblos, Incisioni, Hahnemhüle, Rosaspina etc.) variam 160-250, e até mesmo 400 gramas / m2. Quanto mais fina é, a cor da tinta vai ser menos intensa que têm menos fibras para reflectir a luz.Para além destas qualidades estéticas, o seu porte luz tem grandes vantagens: ele pode ser carimbada com a mão (relevo) que resolve grande - impressões de formato em papel em rolo ou folhas grandes, sem máquinas infra-estrutura. Em segundo lugar, aumenta muito a versatilidade em exposições de montagem: bandeiras, cruzadas, caixas de luz, peneirado, cometas, telas ... e assim sobre E em terceiro lugar, eles são muito adequados para colle chine, embora o gampi encolhe para umedecer. Os papéis muito finos pode ser colado inteiramente a mais robusta por esta técnica.
Características técnicas: 
Composição:  Como dito acima o tipo de polpa influencia a nitidez da imagem. ligantes naturais reduzir cartoneo manutenção de absorção. Nem normalmente eles usam corantes artificiais ou branqueadores que favorece a pH neutro, que dão grande estabilidade ao longo do tempo (as primeiras impressões japoneses são mais de 1000 anos de idade). . O gampi e tem propriedades insecticidas Mitsumata papel feito à mão e da máquina:para comprar deve verificar seu processo de fabricação, porque eles diferem com respeito a colagem, a orientação das fibras, porosidade, composição, e assim em A maioria dos artistas tendem a preferir artesanal, considerado mais bonito e melhor, também mais caro.A máquina feita tem vantagens como formatos longos rolos: cor, preço mais colagem ... Neste link você pode ver uma boa foto tirada com um microscópio para ver as diferenças de ambos.
Absorção : a sua estrutura interna completa de câmaras de ar permite que a camada camada de tinta se integra perfeitamente com os não - áreas de imagem, porque ele está profundamente absorvido. Para evitar a colagem superficial, o artesão adiciona um extrato da raiz da tororo  a polpa e água, assim que liga as fibras de moléculas de hidrogênio.Outras formas semi consistem na aplicação tanto cola lados animais e alum. fabricação de máquinas aumentou muito a oferta de papéis de tamanho necessários para alguns acabamentos. Finalmente, uma simples questão de capacidade, o tipo de papel Tengujo (fino) não pode receber uma grande quantidade de tinta, embora tenhamos visto muito bonitas projectos que incidem sobre a sua extraordinária transparência. Neste caso, ela é desejável para proteger os cobertores e a tinta irá transferir para a face traseira.
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Resistência: adequadamente responde às condições de pressão a que é submetido durante a estampagem. técnicas de talhe doce (água-forte, ponta seca, água-tinta, fotogravura) são mais difíceis de resolver, neste aspecto, porque eles exigem uma maior pressão do que planographic ou alívio e às vezes enrugada. Nos tipos mais espessas de umidade do papel é essencial para aumentar a flexibilidade e obter uma boa transferência .
Higroscopía:  ele vir a ser definida como a capacidade de receber a humidade, principalmente ambiental. papéis japoneses são altamente adaptado para o clima úmido da ilha e seu uso na arquitetura para amortecer o terremoto fez com que sua tecnologia é muito avançada. Isso resulta em uma boa estabilidade do selo para melhor conservação.
Isotropia: papel artesanal deforma igualmente em todas as direcções, enquanto a máquina feita deforma-se, seguindo o curso do sentido das fibras. Ele é comum para ver em papéis ocidentais, após humedecimento, o crescimento na ordem de um centímetro por um lado, que aumenta na direcção da direcção de impressão. A menor pressão necessária é seca ao ar e arranjo de fibra aparentemente desordenada faz com que o contrato de papel japonesa livremente.
Ann Hamilton, Impressão digital sobre papel gampi
Resiliência: definida como a capacidade do papel para voltar ao seu estado natural após a conclusão do processo de impressão. Neste aspecto, os dois agentes são mais traumáticas humidade e pressão. Sempre que necessário pulverize molhado é conveniente, de preferência com uma jardinagem nebulizador, porque se imergir em água desintegrar mãos. Ele é então colocado entre duas secagem e pronto para impressão. Se muito grandes formatos são humedecidas é conveniente para utilizar outra folha de suporte de modo que não se rasgue. Com relação à umidade, papel Kozo permanece mais estável, enquanto o gampi geralmente encolhe (cuidado chine collé); no que diz respeito à pressão (compressão) em operações de talhe doce que tendem a enrugar. Os pesos melhores oferece uma boa resposta a carimbar seco. Resistance:  surpreendentemente resistente dado o comprimento de suas fibras e seu complexo entrelaçamento Acidez: a maioria sãoentre 6,5 e 7, graças aos processos naturais de fabricação que é considerado um pH neutra.Esta é a melhor garantia de permanência. A colagem e aumenta a acidez de branqueamento.

Eu não quero a deixar esta secção sem fazer um breve comentário em relação a impressão digital. Embora deve ser exigido alguma evidência para usar o mais brilhante, o tipo gampi ou Mitsumata, que lhe dará uma linha e injectores nítida Fuzz ser protegido. Não sãoalguns que carregam uma camada extra de cola para ser reduzida de absorção e outras três vezes a sua espessura. Muitos são aquecidos. Se você quiser para usar um papel de baixa gramatura terá de anexar -lo para outro mais forte com fita removível para evitar encravamentos. Você pode encontrar muitas dicas para impressão digital Awagami 
impressão digital em papel Mitsumata
Embora a sua distribuição no mercado é desigual, alguns sites oferecem uma riqueza deinformações que podem nos ajudar a escolher. Um deles é o japonês Papel Lugar * (JJP) uma empresa com sede em Toronto, que distribui washi em o Ocidente desde 1982. Eles têm distribuidores em todo o mundo . Eles estão vendendo artistas, fabricantes, stampers e oferecer serviços adicionais, tais como cursos, aconselhamento individual, workshops, exposições e assim sobre Via web você pode encontrar guias de pequenos usuário com recomendações técnicas para talhe doce, estampagem, impressão digital ... também dedicar uma seção para "O papel excepcional" papéis naturais, classificado por cor, peso, uso ... onde estão as folhas preparadas por . papeleiros mais reputados professores Sua guia visual faz uma classificação de todos os trabalhos com importantes parâmetros : grau de opacidade (sobrepondo -lo em uma escala de branco para preto), de fabricação manual ou máquina (HM ou MM), a qualidade de acordo com o conteúdo de celulose Natural (graus a a D), a resistência às técnicas de molhado ... como bem como outras características plásticas desde que a imagem é muito alta resolução. Ele seria um bom trabalho de pesquisa estender esta paleta técnicas de amostras de gravação.
Kurotani-52O portal  Papel Legião  também é útil porque a lista de funções é acompanhado por uma descrição de sua origem, uso e recomendações.  Um bom recurso é o samplers que encontramos, também para venda , pequenos folhetos com folhas disponíveis para o gravador (veja este  gampi ejemplode ): um dos principais problemas enfrentados pelos artistas é perdido na ignorância e insegurança que faz com que investir em um papel, regra caros, que talvez para testar isso não se encaixa a sua pretensão. Ele deve ser um apelo mais generalizada.
Analisando as páginas de Espanha, a informação oferecida por alguns negociantes apreciado. Encontramos variedade em Eskulan  onde mesmo você pode comprar polpa para fazer uma abordagem à fabricação, La Dominotería, uma loja de papel requintado em Madrid ou  Barna Art em Barcelona , com boa informação e uma ampla gama de papéis orientais tudo digita. Há muitos e eu não posso mencioná-los todos, mas que é muito provável sempre encontrar algum alguma variedade de washi em sua loja local. A oferta ainda é limitada porque não é um papel muito exigente ... por agora. Tudo é iniciado.
Carolina Larrea
Com relação à literatura, que é tese de doutoramento essencial por título Carolina Larrea Jorquera papel na Geido, ensino, prática e de criação a partir da perspectiva do Oriente(2015), no qual ele reflete sobre o significado que tem sido a prática de arte washi no doleste e sua aplicação como busca artística do processo de conhecimento e criação. É atualmente um dos mais completos em estudos de leitura espanhóis e extraordinárias. Por o outro lado, devemos destacar o trabalho, quase um artista 's livro, Tindale Thomas e Harriet R. O Handmade Papers of Japan  (Rutland, Vermont: Charles E. Tuttle, 1952) um dos estudos mais importantes sobre papel japonês com centenas amostras, incluindo alguns séculos atrás. Você também pode encontrar vários itens, podemos definir um exemplo de  González Alberdi, Washi: papel japonês, gênese e sobrevivência ..
Há uma abundância de processo de fabricação de material audiovisual. Para se ter uma idéia de sua importância muitos dos artesãos que ainda fazem papel são nomeados pelo Governo do Japão tesouros vivos , uma vez que é responsável por manter esta prática ancestral ainda tem a sua própria divindade, a deusa Kawakami Gozen. Eu escolhi hojeainda imagens de o processo de fabricação que chamaram Sekishu , ou essas belas fotos da Fundação Getty . No o final, você pode ver um vídeo explicativo.
Arigatô ⊂ gozaimasu (◉‿◉) つ
Água-forte, gravura e bordado
[* A razão para escolher a rede de distribuidores é por causa da informação que fornecem, não estabelecer relações comerciais com qualquer um deles. imagens de origem: Top: Cristhine Aaron, grande formato de impressão no gampi  Onde é mulher papel ; Próximo Kiki Smith, Free Fall , gravura, gravura e areia em papel japonês dobrar Armand Hammer Museum ; Seguinte: Emma Nishimura, presa no meio de 2010, fotoaguafuerte e costurado sobre o papel gampi em  emmanishimura.com ; Seguinte: Muriel Moureau, The Cape , 2015, gravura impressa em papel Okawara e depois colada a Hahnemühle emwww.artsy.net  estampada em Ogami Imprensa ; seguinte:  Takehiko Inoue ajuda a tornar o papel da lona mais longo no mundo , 2014; Carla Chaim, pintura a óleo sobre dobradura de papel japonês. imagem escolhida com base na sua semelhança com o gráfico empipaprize.com ; : Pablo Picasso, quatro composições para  . La barre d'appui  Paris, 1936, aquatint açúcar e drypoint em papel japonês; Seguinte: Yanagawa Shigenobu, atriz Mulher,  parte traseira, escola Ukiyo-e em  asianantiquegirl.com ; Seguinte: Ann Hamilton, desconhecidas: fotos de Strangers , 2014, impressões digitais sobre gampi em tsguide.org ; Seguinte: Jonathan Cantor, piezografía em Mitsumata papel grosso tripla emedições Cone da Imprensa . Como este papel é Unsized aquecida antes de imprimir a 50 para receber mais tinta como absorção é muito grande; seguinte: técnicas gráficas de exemplo, Visual Guia The Japanese Paper Lugar ; Seguinte: Carolina Larrea,Impermanência de 2013, fotolitografia em washi feito à mão em carolinalarrea.com  ; : David Curcio, Slave estrangeiro , 2014, gravura e bordado em papel Kitakata em davidcurcio.com  (edit) Abaixo: vídeo em fabricação de papel Sekishu-banshee pelo mestre Akira Kubota no . Tesukiwashi-berlin.com ]

MATÉRIA COMPARTILHADA DE:

BERNAL PÉREZ, María del Mar.  técnicas de gravura [Blog Internet]. Espanha: Bernal M 2,012 junho [ver Jun / 2012]: Disponível em  http://tecnicasdegrabado.es/