domingo, 30 de outubro de 2016

FAZER ARTE NÃO TEM IDADE

No próximo sábado dia 05 de novembro às 14 horas acontece a Exposição "Fazer Arte não tem Idade", um projeto realizado pelo CREArte Centro de Referência e Ensino de Arte com os idosos que moram na Casa de Assistência São Vicente de Paula. 

Resultado de imagem para Asilo Vicente de Paulo

Um trabalho voluntário que não tem como mensurar o valor ao ver a alegria de meus "novos alunos" quando chego para começar as oficinas.
O material para as oficinas de "Arte" são viabilizados através de subsídios da Expo&flor, evento organizado pelo Rotary Clube Ponta Grossa Alagados. 
As oficinas acontecem duas vezes por semana e funciona como um atelire livre onde cada um procura expressar sua criatividade ou simplesmente pintar o tecido que depois de esticados se transformam em telas e vão participar desta exposição.
O interesse e dedicação dos idosos pelas oficinas é gratificante pois ninguém tem a pretensão de fazer grandes obras e sim passar horas agradáveis fazendo "arte" ou simplesmente pintando com as cores que mais lhes agradam, alguns mesmo com suas dificuldades,  preferem partir para algo mais elaborado e estético normalmente gostam de fazer flores e paisagens. Além da distração, tem a vantagem da concentração e os movimentos repetitivos das mãos e braços para pintar não deixa de ser uma forma de fisioterapia. Alguns possuem paralisia, dificuldade de comunicação e mesmo assim ao final das aulas quando veem seus trabalhos abrem um sorriso de felicidade que não tem dinheiro que pague estes momentos...



O tecido (canvas), depois de pronto o trabalho é esticado num chassi de madeira para participar da exposição onde serão vendidos por um preço bem acessível e este valor será revertido para a Casa de Assistência ou para compra de mais material para continuar masi uma etapa do projeto que, apesar das dificuldades não pode parar.
Também temos o apoio da Obra Primma Molduraria que esticou as telas, a Panificadora e Confeitaria Vila Velha e Foorma Comunicação.
Caso tenha interesse em viabilizar recursos para que este projeto continue é só entrar em contato pelo fone 9962 5952 Celso Parubocz ou venha participar da exposição dia 05 de novembro a partir das 14 horas.


Devemos assegurar a pessoa idosa a liberdade, o respeito e a dignidade inerentes à pessoa humana e sujeito de direitos civis, políticos, individuais e sociais, criar condições para promover sua integração e participação efetiva na sociedade em conformidade com o Estatuto da Pessoa Idosa.
























Exposição "Fazer Arte não tem Idade"
Dia 05 de novembro a partir das 14h. até às 17h.
R. Júlio de Castilho, 1104, Ponta Grossa
(em frente a Churrascaria Expedicionário)


4 Artistas Paranaenses expõe no MAB.



O MAB é o maior e mais importante registro cultural das artes plásticas do município. 
Tem como objetivo principal a socialização da arte em todos os seus níveis, catequizando o indivíduo e ajudando a formar cidadãos mais críticos e conscientes do papel fundamental da cultura para nossa vida. 
Além disso, visa promover o intercâmbio cultural entre o estado e o país e estimular a produção artística da cidade. 
Esta ferramenta busca uma maior interatividade entre o MAB a comunidade em geral.

Dia 3 de novembro, inaugura  5 novas exposições no Museu de Arte de Blumenau que pertence 
a Fundação Cultural de Blumenau destas 4 são de Artistas Paranaenses entre Eles Edilson Viriato.

Edilson Viriato - Exposição Possibilidades e LImistações aprofundadas em condições de cotidiano na Sala Oficial


Elizângela Justino - Exposição O que te move? na Sala Especial


Giovana Hultmann - Exposição Signos na Sala Elke Hering


Marinice Costa - Exposição Composição na Sala Alberto Luz



Resultado de imagem para Fundação Cultural de Blumenau


sábado, 29 de outubro de 2016

Exposição “Le Bord De L’eau” da artista plástica Ana Isis Ribas

Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR 
realiza neste domingo, 30, a abertura da exposição “Le Bord De L’eau” 
da artista plástica Ana Isis Ribas
Há 30 anos, Ana tem se dedicado às Artes Plásticas e durante este período tem realizado cursos para ampliar e aprimorar suas técnicas.




A exposição “Le Borde de L’eau” em sua terceira edição, especialmente realizada para ocupar a petit Sala Osmar Chromiec da Galeria da APAP/PR, apresenta o resultado de 10 anos de pesquisa quando a artista começou a se interessar pelas luzes e matizes por entre as águas, as flores e as plantas do maravilhoso jardim de Claude Monet, em Giverny, França. O jardim, mundialmente conhecido, lugar preferido de Monet, considerado o pai do Impressionismo, traz técnicas que entre seus diferenciais destaca-se a pintura in plain air o que trouxe maior leveza e cores mais cintilantes as obras. Sobre a exposição “Le Borde de L´eau” que significa beira rio, a artista destaca: “Fiquei encantada com o brilho e a magnitude do jardim de Giverny. Seguir os ensinamentos de um dos maiores ícones da pintura foi um grande desafio, sendo o maior deles recriar este fabuloso ambiente dentro de um olhar mais contemporâneo. Sinto-me totalmente envolvida e quero poder refrescar-me neste ‘rio’, muitas outras vezes”, destaca a artistas.




Sobre Ana Isis:
Formação livre em pintura contemporânea, abstrato, figura humana, impressionismo, expressionismo e acadêmico. Desenvolveu várias técnicas trabalhando no caminho das texturas e das cores para dar emoção ao seu trabalho. Residiu por dez anos no Rio de Janeiro, onde ministrou aulas de pintura e artes, e deu continuidade ao seu aprendizado e aperfeiçoamento de suas obras no Atelier Usinarte. Atualmente trabalha em seu próprio atelier, Atelier Studio de Arts em Curitiba – Paraná, desenvolvendo novos trabalhos.


créditos das fotografias: Katia Vello.


Exposição Le Bord De L’eau
Data: De 30/10 a 25/11/2016
Horário: 13h30 às 18h (2ª a 6ª feira) e 11h às 13h (domingo)
Local: Sede da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná – APAP/PR (Av. Jaime Entrada franca

Informações: (41) 3232-0408

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Memorial de Curitiba abre Exposição do acervo do Instituto Montes Ribeiro.

A partir de 6 de outubro está aberta ao público a Mostra de parte do acervo artístico do Instituto Montes Ribeiro, uma instituição privada de preservação da arte, cultura e memória das famílias paranaenses Montes e Ribeiro. O instituto possui um acervo com 2.150 peças, sendo 680 obras de arte. Nesta mostra serão apresentadas 80 obras de artistas brasileiros e africanos em pintura, gravura, desenho, fotografia, escultura e objeto.







Pintura de Ida Hannemman de Campos - sem título - 33,5 x 48,5 cm - mista sobre papel reciclado -  2002
Pintura de Ida Hannemman de Campos - sem título - 33,5 x 48,5 cm - mista sobre papel reciclado.
Luiz Arthur Montes Ribeiro responsável pela Mostra.
O Memorial de Curitiba (Salão Paranaguá – R. Claudino dos Santos, 79, Largo da Ordem – Curitiba/PR)  Informações: (41) 3321-3321                                                Instituto Montes Ribeiro: (41) 3044-0234