A edição da matéria na revista é de Isabel Furini e Carlos Zemek.
Lauro Hait Schwab (1918-1953) foi poeta e contista de Ponta Grossa no Paraná, Nasceu em uma família tradicional de imigrantes alemães-russos que colonizaram boa parte do Estado do Paraná, chegando aqui em 1877 , fixando-se no Bairro da Nova Rússia em Ponta Grossa . Herdou bagagem genética de seus avós, tornou-se artista da 6ª. arte, ou seja, literatura, que fez parte de sua vida através da palavra contada e escrita desde sua adolescência e por um curto período de sua vida adulta. Estudou na Academia Ponta-grossense de Comércio, hoje Sepam.
O jovem poeta dos Campos Gerais falece tragicamente em maio de 1953, aos 35 anos e mais uma vez torna-se nota no Tapejara. Sua obra é imortalizada com um único poema publicado, mas com referência e título de Poeta e Contista que deixou diversos trabalhos inéditos para serem estudados, pesquisados, é uma gênese dos tempos dourados da intelectualidade que Ponta Grossa vivenciou um presente para a nova geração e para os descendentes "Schwab".
Leia a matéria na íntegra no blog:
http://revistacazemek.blogspot.com.br/…/eloir-jr-lauro-hait…
Eloir Jr. é artista Plástico curitibano, pós-graduado pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná e graduado pela Universidade Tuiuti do Paraná, colunista cultural do Sztuka Kuritiba, curador e professor de arte. Há 20 anos é estudioso das etnias europeias no Estado do Paraná, com enfoque principal na cultura eslava da Polônia e Ucrânia, onde expressa seus trabalhos em harmonia com ícones paranistas; araucárias, pinhões e gralha azul.
Carlos Zemek - Embaixador Internacional e Imortal da Poesia, Curador e Artista Plástico, Membro da Academia de Cultura de Curitiba - ACCUR
cazemek@yahoo.co.br . Saiba mais sobre a revista pelo: