"Art Demystified” (arte desmistificada) é uma série publicada pelo site “Artnet” que lança luzes sobre aspectos esotéricos do mundo da arte.
O que determina o valor de uma obra? Porque alguns trabalhos são tão valiosos? Para leigos no mundo das artes, os preços tão diferentes podem ser algo um tanto confuso. O que faz com que uma obra seja vendida por US$ 10 mil e outra por US$ 10 milhões ou mesmo US$ 100 milhões?
Falando nos mais básicos termos econômicos, alta demanda e escassez de oferta são responsáveis por preços altos. A arte é única e a oferta é limitada no mercado em um determinado momento.
Segundo Augusto Arbizo, diretor da galleria 11R, de Nova York, o preço é determinado por “históricos do artista em exposição e vendas (se houver), o nível da carreira e o tamanho das obras." Ainda conforme ele, “às vezes, os custos de produção das obras devem ser recuperados”.
Há ainda fatores mais complexos a serem considerados. O artista é “quente”? Qual a importância dele no contexto histórico? A obra é representativa do estilo dele?
Artistas da moda, sobre os quais se está falando, com exposições em importantes galerias e museus e com reportagens publicadas são mais prováveis de terem obras vendidas a preços altos.
No mercado atual, as pessoas estão interessadas no que é novo e “quente”, em artistas com probabilidade de serem os próximos “grandes” ou nos já estabilizados, reconhecidos, com nomes que se tornaram verdadeiras marcas, grifes.
Ao mesmo tempo, a importância e reputação deles na história da arte são fatores influentes. “Cada período da história da arte teve os responsáveis por escrever o vocabulário”, disse o artista britânico Allen Jones ao site “Artnet” em abril. “Desta forma, muitos aprenderam com esse vocabulário e o usaram de forma inteligente. Teve um monte de fauvistas além de Matisse e Derain, mas você se lembra de quem realmente estabeleceu as regras.”
Da mesma maneira, a inclusão de um artista em uma exposição em galeria ou museu ou em coleções de influentes e respeitados colecionadores pode ter um impacto positivo no preço de obras.
Na produção de um artista, o estilo e a qualidade também influenciam os preços. O mercado de arte gosta de reconhecimento e os colecionadores são tipicamente atraídos por obras que representam o estilo pelo qual os artistas são mais conhecidos. E há diferentes indicativos de qualidade e de quanto as obras são desejadas na produção de cada um deles.
Se você vai gastar milhões em um Monet, você tem de ter certeza que trata-se de um bom Monet, que seus convidados e amigos reconhecerão imediatamente a obra desta maneira.
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Texto de Henri Neuendorf originalmente publicado, em inglês, no site “Artnet” (www.artnet.com) | 29/06/16.
Tradução: Everaldo Fioravante