A exposição tem como objetivo mostrar e incentivar diferentes leituras sobre as cidades do Paraná. As pinturas são de artistas plásticos cujos trabalhos têm estilos próprios e mostram seus olhares peculiares sobre algumas cidades paranaenses. No total, são 18 telas de 13 artistas, sendo eles: Carlos Zemek, Dirce Polli, Di Magalhães, Eloir Jr., Isabel Sprenger Ribas, Ivani Silva, Liana Maria, Maria Antonieta Gonzaga Teixeira, Naotake Fukushima, Osmar Carboni, Roberto Bona, Rogério Bittencourt e Van Zimerman, que retratam as paisagens, a arquitetura, os costumes, as personalidades do mundo cultural, literário e artístico do Paraná.
A mostra foi recepcionada pelo Secretário da Cultura do Estado, Sr. João Luiz Fiani, o Diretor do Museu Paranaense, Sr. Renato Augusto Carneiro Junior, o Presidente da Associação Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná, Osmar Carboni, o Curador da mostra, Carlos Zemek, colaboradores do Museu, convidados e artistas presentes.
Curador da Mostra Carlos Zemek e o Artista Eloir Amaro
Em outra parte da mostra, a mistura de poesia e arte digital possibilita aos visitantes realizar uma leitura dupla – de texto e imagem. Cada poeta convidado para a mostra escolheu uma cidade do Estado para homenagear em versos. Os poemas foram ilustrados com arte digital por Carlos Zemek, e emoldurados especialmente para a exposição.
Artistas Maria Antonieta Gonzaga, Carla Schwab e Eloir Junior.
São homenageadas as seguintes cidades: Caiobá, Cascavel, Castro, Cianorte, Curitiba, Foz de Iguaçu, Guarapuava, Lapa, Londrina, Mandirituba, Maringá, Morretes, Paranaguá, São José dos Pinhais, Toledo, União da Vitória, Ponta Grossa e Querência do Norte.
Profissional dos Artistas Plásticos do Paraná e Eloir Amaro