sábado, 23 de abril de 2016

DIA MUNDIAL DO LIVRO E DIA DO AUTOR – 23 DE ABRIL.


Tudo começou na Catalunha, Espanha, em 1926. Um editor local propôs a data em homenagem à Cervantes, o criador do Dom Quixote. Em 1930 a celebração passou a ocorrer no dia 23 de abril, data da morte de Cervantes. 




Em 1995, a UNESCO estabeleceu a data oficialmente como o Dia Mundial do livro e do direito de autor, já que o mesmo dia também marcava o nascimento e falecimento de outros autores importantes, inclusive William Shakespeare, que também faleceu no mesmo ano que Cervantes: 1616.

Mas Cervantes e Shakespeare não compartilhariam o último dia de vida e primeiro dia de imortalidade sem a ajuda do destino: Cervantes na verdade morreu no dia 22 e foi enterrado no dia 23, que, com o tempo, popularizou-se como a data “oficial”. E em 1616, a Espanha adotava o Calendário Gregoriano e a Inglaterra o calendário Juliano, que têm 10 dias de diferença. Porém, é melhor um mundo em que Cervantes e Shakespeare estão unidos do que separados, não?







E o que Cervantes tem a ver com o direito de autor?
Quando Cervantes viveu, não existiam as leis de direitos autorais modernas. Assim, após o sucesso da publicação da primeira parte do Quixote, um autor desconhecido usando o pseudônimo Alonso Fernández de Avellaneda publicou uma continuação, que também fez sucesso e continha vários ataques à Cervantes. O resultado é que Cervantes utilizou da sua segunda parte para responder esses ataques, ironizar e desautorizar a obra de Avellaneda.

E apesar do sucesso de ambas as partes de Don Quixote e até mesmo da continuação apócrifa de Avellaneda, Cervantes jamais conseguiu independência financeira com o seu trabalho autoral, sendo obrigado a realizar toda forma de trabalhos alternativos para se sustentar ....




segunda-feira, 18 de abril de 2016

III FESTIVAL NACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS


Acontece em Ponta Grossa o III FESTIVAL NACIONAL DE CONTADORES DE HISTÓRIAS

Com o tema ‘Para contar e cantar os saberes ancestrais’,

O III Festival Nacional de Contadores de Histórias de Ponta Grossa será realizado no período
de 18 a 20 de abril de 2016, tendo como eixos temáticos:
ANCESTRALIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL REGIONAL.


Neste período serão desenvolvidas as seguintes atividades:

Dia 17 de abril – Acolhida: Recepção dos contadores nacionais, palestrantes e oficineiros - Confraternização;
Dia 18 de abril - Momento didático e interativo: com Falas Interativas, Oficinas, Debates e II Jornada Nacional de Práticas Narrativas;
Dias 19 e 20 de abril – Maratona de Contos: sessões narrativas em teatros, escolas, instituições sociais e outros espaços comunitários.


 Estão participando do evento profissionais palestrantes e oficineiros alinhados com a arte narrativa, contadores de histórias nacionais, locais e comunidades étnicas paranaenses.
 As atividades serão direcionadas aos contadores de histórias, educadores, acadêmicos, alunos de cursos técnicos e contra turnos, alunos da Educação Infantil, Fundamental e Média, profissionais afins, grupos da Terceira Idade e comunidade em geral.
Atividades extensivas serão igualmente realizadas em municípios da região Campos Gerais e Centro Sul, envolvendo oficinas e maratona de contos.

Programação completa neste link:

http://www.youblisher.com/p/1386121-Guia-de-Programacao-III-Festival-Nacional-de-Contadores-de-Historias




quinta-feira, 14 de abril de 2016

“ARS, GRATIA ARTIS” Arte, pela Arte

Exposição Cultural Comemorativa ao Dia do Artista Plástico 

Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas 

“ARS, GRATIA ARTIS”  Arte, pela Arte



“Ars, Gratia Artis”, do latim, “Arte, pela Arte”, batiza a exposição cultural comemorativa ao Dia do Artista Plástico no Brasil. 
Oito de Maio é a data que celebra uma das manifestações artísticas mais antigas da humanidade: a pintura. 
No mundo contemporâneo os artistas plásticos não são somente reconhecidos por suas pinturas, ela transcende e se ocupa além das telas. 
Estão em tridimensionais, vídeo artes, fotografias e demais suportes e ocupações artísticas, onde o limite é a criatividade.  
Com curadoria de Eloir Jr. e Kézia Talisin, e orientação de Carla Schwab, 17 artistas paranaenses realizaram releituras de grandes nomes da História da Arte nacional e mundial. 
As obras apresentadas em pinturas, desenhos, fine art, aquarelas e instalações artísticas não são somente reproduções, mas sim, o resultado minucioso de uma interpretação daquilo que se vê, originando uma nova criação dentro da técnica e linguagem visual de cada artista, uma análise da própria concepção, ou seja, a “arte, pela arte”. 
Artistas participantes: Ana Lectícia Mansur, Ana Müller, Carla Schwab, Cecifrance Aquino,  Eloir Jr., Kézia Talisin, Luiz Felix, Márcio Prodócimo, Mônica Pailo, Noeli Tarachuka, Raquel Frota, Rodney Rauth, Ruth Mara e convidados: Celso Parubocz, Malu Azevedo, Oswaldo Fontoura Dias e Tânia Leal. 
SERVIÇO: ARS, GRATIA ARTIS – Exposição Comemorativa ao Dia do Artista Plástico 
Local: Espaço Cultural do Shopping Jardim das Américas 
Visitação: 15/04 a 31/05/2016 em horário comercial do Shopping 
Coquetel Comemorativo a data do dia do Artista: 10/05, terça-feira, 
às 19h30min Endereço: Av. Nossa Senhora de Lourdes, 63 – Jd. das Américas - 1º. Piso Telefone: 41 – 3366-5885 Entrada Franca  

Origem do Dia do Artista Plástico O Dia do Artista Plástico surgiu para homenagear o pintor brasileiro José Ferraz de Almeida Junior, considerado um ícone entre os nomes mais importantes das artes plásticas no século XIX, no Brasil, considerado o precursor do regionalismo brasileiro. José Ferraz de Almeida nasceu no dia 8 de maio de 1850, na cidade de Itu, interior de São Paulo e foi assassinado em 13 de novembro de 1899. Apenas em 1950 que o dia 8 de maio passou a ser oficialmente declarado o Dia do Artista Plástico Brasileiro. 

Copy the BEST Traders and Make Money : http://ow.ly/KNICZ


Compartilhado de: http://grupodeartecontemporanea.blogspot.com.br/

terça-feira, 12 de abril de 2016

Obra "Judite e Holofernes" de Caravaggio é encontrada na França

A Obra ainda está sendo periciada mas trata-se de um Caravaggio autêntico

Encontrada no sotão de uma casa no sudoeste da França e está proibida de sair do país por parte das autoridades que ainda esperam mais análises para certificação de autenticidade.





O quadro encontrado do pintor italiano Caravaggio (1571-1610) possui diversas características que lhe dão autenticidade como: Iluminação especial, a energia típica de Caravaggio, sem correções, com a mão segura, e as matérias pictóricas, declarou o especialista Eric Turquin, admitindo, no entanto, que ainda haverá controvérsia das análises.
Nicola Spinoza, ex-diretor do museu de Nápoles e um dos grandes especialistas mundiais em Caravaggio, concorda com Turquin.
"É preciso ver nesta tela um verdadeiro original do mestre lombardo, identificável quase com certeza, apesar de não termos prova tangível e irrefutável", assinala Spinoza.
A pintura foi descoberta no sótão de uma casa no sudoeste da França e está proibida de sair do país por parte das autoridades, à espera de sua análise.
Um decreto da ministra da Cultura, publicado em 31 de março, "rejeita o certificado de exportação pedido para uma pintura possivelmente atribuída a Michelangelo Merisi, conhecido como Caravaggio".
A existência da obra era conhecida por uma cópia atribuída a Louis Finson, pintor flamengo contemporâneo de Caravaggio.
A pintura mostra Judite, grande heroína bíblica, viúva da cidade de Betúlia, decapitando em sua tenda Holofernes, o general de Nabucodonosor, que sitiava a cidade.
Texto compartilhado de: http://www.em.com.br/app/noticia/internacional

sexta-feira, 1 de abril de 2016

40 anos de Arte - Celso Parubocz

No dia 19 de abril de 2016 na Fazenda Capão Alto na Cidade de Castro aconteceu o vernissage e lançamento do livro "40 Anos de Arte" do Artista Celso Parubocz.
O evento que fez parte das festividades do aniversário da Cidade de Castro e também do aniversário da Fazenda capão Alto, uma das mais antigas do Brasil, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN. 
As obras em diversos estilos e técnicas foram uma mostra eclética mostrando um pouco da produção nos últimos anos, pode-se apreciar aquarelas, óleos e acrílicas sobre tela, esculturas, desenhos, fotografias e instalações.
Diversas autoridades, amigos e convidados estiveram presentes no evento na tarde de um  sábado com céu azul deixando o cenário da Fazenda ainda mais belo.
A Exposição permanece aberta até dia 19 de abril de terça a domingo das 9 às 18 horas.
A localização é fácil entrando na primeira entrada que vai a Castrolanda pela Br que vai de Ponta Grossa à Castro segue até a Castrolanda entra à esquerda mais 4 km de estrada asfaltada e boa, vale a pena visitar este lindo espaço.





 Roberto Siemieniaco e Aba Baldani caracterizado de Barão e Baronesa.

Barão e Baronesa com o Sr. Koob Petter e sua esposa Srª Elizete e a netinha.





























FAZENDA CAPÃO ALTO  -  FONE: (42) 99816111
Endereço: Rodovia PR151, acesso a Colonia Castrolanda, Castro,
 Paraná, Brasil, 86165-970 Castro, Parana, Brazil

https://www.facebook.com/profile.php?id=100007353827292&ref=ts&fref=ts