Páscoa ou Domingo da Ressurreição: É um festividade religiosa e um feriado que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento. É a principal celebração do ano litúrgico cristão e também a mais antiga e importante festa cristã.
A data da Páscoa determina todas as demais datas das festas móveis cristãs, exceto as relacionadas ao Advento.
O domingo de Páscoa marca o ápice da Paixão de Cristo e é precedido pela Quaresma, um período de quarenta dias de jejum, orações e penitências.
O termo "Páscoa" deriva, através do latim Pascha e do grego bíblico Πάσχα Paskha, do hebraico פֶּסַח (Pesaḥ ou Pesach), a Páscoa judaica.
Tradições de alguns Países:
As árvores enfeitadas são um símbolo clássico do Natal, mas existem Países que preservam uma tradição parecida na Páscoa.
O festival ucraniano dos ovos da páscoa - um evento tradicional anual, é uma parte inerente da Páscoa para residentes, convidados e tem um valor original para Ucrânia como apoio popular e promove a tradição ucraniana.
As origens da realização da Hailka estão no período pré-cristão, quando o povo ucraniano celebrava a chegada da Primavera, após o rigoroso inverno.
O nome Hailka, vem da palavra “Hai” que quer dizer bosque, local onde as brincadeiras de roda e cantos aconteciam e as árvores eram enfeitadas.
Os mais antigos ucranianos dizem que as haílkas eram sempre muito esperadas na sua época de juventude, pois era um raro momento onde se encontravam, e que muitos casamentos aconteceram a partir de encontros destes casais.
Na Alemanha: “Oster”,quer dizer Páscoa, Baum árvore, Osterbaum - a árvore de Páscoa.
É uma tradição carregada de simbologia. Os galhos secos representam a tristeza pela crucificação e morte de Jesus Cristo. Os ovos lembram vida, a alegria pela ressurreição.
E até as cores têm significados.
"O ovo vermelho é o sangue de Cristo, o verde, esperança, o amarelo, luz, e o branco, paz. As flores porque na Europa é o início da primavera”, diz a artesã Sandra Prochnow.
Além das árvores, dos ovos de chocolate e coelhinho, existem muitas outras tradições. Uma crucificação, procissões de encapuzados, luta entre Deus e o capeta, um cordeiro feito de manteiga: estas e outras esquisitices fazem parte das comemorações que, mundo afora, celebram a Páscoa. Saiba para onde ir se você quer fugir do habitual. A Páscoa em diferente Países.
Filipinas
As Filipinas têm uma tradição bem sangrenta para comemorar a chegada da Páscoa. Na Sexta-Feira Santa milhares de fiéis se flagelam, imitando os sofrimentos infligidos a Jesus criando a sua própria versão da Paixão de Cristo. Durante as celebrações, existem até reproduções de crucificações, pregando pessoas a cruzes com pregos de verdade.
Espanha
O ritual de Semana Santa celebrado na Andaluzia pode parecer assustador, com procissões nas ruas com pessoas usando capuzes sinistros e carregando tochas. Mas esta tradição do sul da Espanha é uma celebração intensa, que reproduz cenas da vida de Jesus Cristo, e é uma das maiores comemorações religiosas de cidades como Sevilha, Málaga e Granada.
O ritual de Semana Santa celebrado na Andaluzia pode parecer assustador, com procissões nas ruas com pessoas usando capuzes sinistros e carregando tochas. Mas esta tradição do sul da Espanha é uma celebração intensa, que reproduz cenas da vida de Jesus Cristo, e é uma das maiores comemorações religiosas de cidades como Sevilha, Málaga e Granada.
República Checa
Uma das principais tradições de Páscoa na República Checa é de dar às crianças varas de madeira com laços coloridos. O objeto é dado como um amuleto que trará saúde aos jovens. De brincadeira, os meninos encostam nas pernas das meninas com os laços, desejando sorte e felicidade.
El Salvador
A 84 km de San Salvador, capital de El Salvador, a cidade de Texistepeque tem uma tradição curiosa e divertida. O ritual, chamado de Talciguines, tem pessoas fantasiadas que imitam uma luta entre Jesus e o diabo, tendo como vencedor, claro, o lado do bem.
Nova Zelândia
Enquanto na maioria dos lugares coelhinhos de chocolate são espalhados pelo quintal, e a figura do coelho é celebrada como uma das principais da Páscoa, na Nova Zelândia a ocasião é aproveitada para algo muito menos alegre do que isto. Enquanto muitas famílias almoçam tranquilamente, caçadores neozelandeses saem no domingo para caçar coelhos. Foram mais de 20 mil na Páscoa de 2011.
Suécia
Suécia
A Páscoa na Suécia lembra mais as festas de Halloween. Na Terça-Feira Santa, crianças se fantasiam e saem de casa em casa procurando doces. Os suecos também gostam de criar seus próprios ovos de Páscoa de papel, recheando-os de balas e chocolates.
Bulgária
Na Bulgária, uma antiga tradição ainda é realizada durante a Páscoa. Trata-se de uma batalha de ovos, mas não estamos falando de espatifar ovos em outras pessoas. Com dois ovos cozidos pintados, pessoas batem um contra o outro, tentando manter sua casca intacta. O ganhador, que quebrar a casca do ovo do outro sem danificar a sua, deverá ser mais bem-sucedido no ano seguinte.
Polônia
Na Polônia, um objeto curioso ocupa o centro da mesa do domingo de Páscoa. Um cordeiro talhado em manteiga é usado como ornamento, podendo ser comprado em lojas, ou feito em casa como tradição de Páscoa.