A coleção de fotos produzida pela jornalista e fotógrafa Elaine Schmitt, é a principal atividade cultural que irá compor o Colóquio Mulher e Sociedade de 2015. Produzido pelo Grupo de Pesquisa Jornalismo e Gênero, o Colóquio acontece desde 2012 e procura incorporar em sua programação atividades culturais além dos painéis e apresentações de trabalhos acadêmicos.
Elaine conta que a coleção de fotos “Retratadxs pelo Feminismo” foi uma iniciativa sua para divulgar os trabalhos do Coletivo Feminista Mais que Amélia, de União da Vitória, que costuma fazer palestras e debates em escolas mas procurava uma forma diferente de chegar ao público.
Os participantes do Coletivo posaram para os 34 retratos individualmente ou em grupo.
A fotógrafa relata que o processo produtivo contou com muita colaboração e espontaneidade dos modelos. “Com ajuda de várias pessoas, levei um refletor e em umas duas horas eu tirei todas as fotos. O pessoal chegava e eu perguntava como eles queriam posar, alguns até tiravam a roupa”.
A fotógrafa relata que o processo produtivo contou com muita colaboração e espontaneidade dos modelos. “Com ajuda de várias pessoas, levei um refletor e em umas duas horas eu tirei todas as fotos. O pessoal chegava e eu perguntava como eles queriam posar, alguns até tiravam a roupa”.
A colaboração dos participantes do Coletivo também foi fundamental para a produção da exposição. “Conseguimos imprimir em papel couché e colamos em cartolina preta, tudo por conta própria. Ficou um trabalho mais artesanal”, conta Elaine.
Além das fotografias, cada pessoa que se dispôs a ser retratado escolheu uma frase que definiria o porquê de ser adepto da causa feminista. As frases foram inseridas por Elaine nas próprias fotografias, junto com efeitos visuais coloridos que remetem a técnica de aquarela.
Primeiras impressões
Uma das organizadoras do Colóquio Mulher e Sociedade, Karina Janz Woitowicz, conferiu as fotografias e adianta suas impressões sobre a exposição. “Penso que se trata de uma proposta interessante promovida pelo coletivo feminista Mais que Amélias ao trazer retratos de pessoas que se reconhecem como feministas e propõem fortalecer a luta pela igualdade de gênero”, comenta.
Karina também ressalta a contribuição da iniciativa cultural para o evento. “A participação das pessoas fotografadas no processo de composição das imagens é uma forma criativa de trazer mensagens que caminham do individual para o coletivo. Assim, a contribuição da exposição ao Colóquio está relacionada ao princípio da igualdade de gênero que pauta os painéis, com experiências e reflexões voltadas ao tema das políticas públicas”.
A estudante do primeiro ano de Jornalismo, Gabriela Clair, também participa da organização do Colóquio e pôde ter uma prévia das fotos que estarão expostas durante o evento: “A exposição de fotos da Elaine é maravilhosa e mostra a visão pessoal da autora - e das pessoas que colaboraram - em relação ao feminismo. A linguagem corporal dos artistas é fascinante. Vale muito a pena conferir, é um modo muito legal de passar o real significado do feminismo”, relata Gabriela.
A série fotográfica “Retratadxs pelo Feminismo” está exposta no Espaço Cultural do Espaço Cultural da Câmara Municipal de Ponta Grossa. As 34 fotografias também podem ser conferidas na integra no site da fotógrafa: elaineschmitt.com.
Escrito por Mariana Fraga
Compartilhado do Portal Comunitário Ponta Grossa
Espaço Cultural da Câmara Municipal de Ponta Grossa
Avenida Visconde de Nacar
Av. Visc. de Taunai, 880
Ronda, Ponta Grossa - PR, 84051-000
Telefone:(42) 3220-7100