sexta-feira, 28 de novembro de 2014

EXPOSIÇÃO "Minha Natureza" no Museu Oscar Niemeyer

Compartilhado do blog - http://www.bonde.com.br

Exposição Cultural "Minha Natureza" no Museu Oscar Niemeyer, em 03 e 04 de dezembro, faz parte do Seminário de Sustentabilidade 2014 - Copel. 



Seis artistas: Carla Schwab, Eloir Jr., Felipe Sekula, Oswaldo Fontoura Dias, Suzana Lobo e Waltraud Sekula, foram convidados a produzir obras com materiais acumulados por 45 dias e que seriam descartados por eles mesmos, dentre os materiais encontram-se; embalagens e filtros de passar café, bulas de remédios, caixas de sucos, cones de tecidos, papelões, jornais e revistas, negativos fotográficos, bandejas de isopor, disquetes e etc., desta forma, ao invés de irem para a natureza e meio ambiente, estes materiais se transformam em obras artísticas somatizando conceitos contemporâneos e sustentáveis dentro da linguagem visual de cada artista, um brinde, um mérito cultural e uma forma de devolvermos a natureza o que ela nos deu de uma maneira mais respeitável e civilizada através das obras destes artistas. 

Idealizador da exposição Oswaldo Fontoura Dias. Ele afirmou: "A proposta desta mostra cultural é fazer uma reflexão sobre o consumo e o destino de embalagens e resíduos gerados pelo ser humano".

Obras que fazem parte da mostra
Obras que fazem parte da mostra "Minha Natureza"


SERVIÇO:

Evento: Seminário de Sustentabilidade 2014 - COPEL 
Exposição "MINHA NATUREZA"
Abertura: 03/12/2014 às 13 h
Período expositivo: 03 e 04/12/2014
Local: Museu Oscar Niemeyer - Salão de Eventos
Endereço: Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico
Curitiba-PR
Telefone: 41 – 3350-4400
Entrada Livre

Artistas Vidreiros de Curitiba inauguram no Centro Cívico o mural "Árvore em Verso e Reciclagem"

FICO FELIZ PELA INICIATIVA: ARTISTAS VIDREIROS DE CURITIBA PELO BELO PAINEL QUE SERÁ ENTREGUE A CIDADE DE CURITIBA.

Agradeço a Hugo Weber Junior pelo convite e desde já desejo sucesso neste evento, parabéns a todos os envolvidos ...



Com o objetivo de implantar um mural artístico no Centro Cívico (rua Mateus Leme esquina com Roberto Barroso), o Grupo de Artistas Vidreiros de Curitiba colocou sua criatividade a serviço do planeta, não só presenteando a capital paranaense com uma obra de arte, mas colocando em prática um assunto muito em voga, a reciclagem. Utilizando-se de descartes da construção civil - materiais deixados em caçambas que seriam encaminhados a aterros sanitários e, também, de resíduos de vidros dos ateliês dos 14 artistas que compõem o grupo formado em 2008. A obra cumpre o papel de inspirar a população a reconhecer e se orgulhar das características culturais paranaenses, bem como, pretende incentivar a prática do reaproveitamento de sobras e o seu descarte consciente.

Trata-se do primeiro, de uma série de murais onde serão abordadas as várias espécies de árvores que os curitibanos estão acostumados a contemplar. Para a estreia do projeto o Ipê Amarelo foi escolhido e ocupa lugar de destaque na obra, com seu colorido mais queespecial anunciando a primavera e estendendo o tapete amarelo aos quatro cantos da capital. No painel a população encontrará retratados diversos pontos turísticos importantes, verdadeiras marcas registradas dos curitibanos, nacional e internacionalmente conhecidos. O Jardim Botânico, o Portal de Santa Felicidade, o Teatro Guaíra, o Museu Oscar Niemeyer, as Bibliotecas do Saber, as Estações Tubos e as calçadas Petit-Pavé.
 Como é uma obra coletiva, para que todos os artistas pudessem colocar suas ideias, o mural foi dividido em módulos, o que possibilitou que todos criassem com liberdade.
 
Este projeto ousado e inovador, contou com várias e importantes participações, como por exemplo a de Luiz Antonio Mieggetto, proprietário da Argos Comércio de Material Elétricos que ofereceu um espaço no muro de sua empresa para abrigar a obra, num lugar de grande visibilidade. A proprietária da Ecossistema Consultoria Ambiental, Gisele Sessegolo, doou 150 mudas de Ipês Amarelos que serão doadas na inauguração do mural no dia 29/11. E o poeta José Lagana foi convidado para criar especialmente para o projeto uma poesia que a descreve em palavras.
“Curitiba, porto seguro dos que aqui aportam e dos que aprendem a caminhar os seus caminhos”!

O Grupo de Artistas Vidreiros de Curitiba é composto por:Loire Nissen

Erich Nissen, Celina Lima, Denise Nissen, Désirée Sessegolo, Eliane Chichof, Eugenio Ferenc, Loide Bichara, Marize Saboia, Regina Lagana, Selene Calafange, Silvane Burkot, Soeli Ferenc, There Amaral

Inauguração: do mural “Árvore em Verso e Reciclagem do Grupo de Artistas Vidreiros de Curitiba.

Quando: dia 29/11 às10h

Onde: rua Mateus Leme esquina com rua Roberto Barroso


COMPARTLHADO DO BLOG
www.artistasvidreirosdecuritiba.blogspot.com.br
pOR: Cleverson Garrett - Jornalista-Chefe
Projeto Marketing - Jornal Reposição
41 - 3296 4519 - 41 9145 0797
cleverson@projetomarketing.com

OUTRAS FONTES DESTA MATÉRIA:http://agregario.com/artistas-vidreiros-curitiba-inauguram-centro-civico-mural-arvore-verso-reciclagem



Nosso grupo surge em 2008, com a união de 10 artistas vidreiros da cidade de Curitiba. A partir daí é nosso objetivo constante a investigação técnica das aplicabilidades do vidro e de seus resíduos, bem como justapor a essa aplicabilidade no domínio das artes e das ações sociais que possam implicar o conceito mais amplo de sustentabilidade. Hoje com 13 integrantes, nosso grupo prima pela criatividade e originalidade de projetos que possam expressar tanto nossa essência artística como a nossa inquietação a cerca da sustentabilidade ambiental.

Arvore da Vida