sábado, 26 de julho de 2014

Incíveis Xilogravuras de Fabrício Lopez na Marília Razuk

Compartilhado de http://arteref.com

image001 copy
Quem é o artista? Artista plástico especializado em xilogravura, começou sua carreira universitária estudando publicidade mas logo percebeu que seu trabalho era na área artística, o que o fez desistir de publicidade e ir estudar Artes Plásticas na FAAP. Seu talento com xilos vem fazendo o artista se destacar no cenário brasileiro e internacional, com trabalhos realizados no Canadá, França e outros países.
O que terá na exposição?  A mostra traz nove xilogravuras em grande formato, sendo duas delas impressas a partir de matrizes perdidas, além de cinco desenhos a carvão.
Sobre o espaço:  Desde 1992, a Galeria Marília Razuk tem como objetivo divulgar, promover e difundir a produção contemporânea de artistas consagrados e emergentes.
Abertura: 31 de julho, das 19h às 23h.
Quando? 31 de julho à 25 de agosto.
14 copy
A mostra recebe o nome “Bisso – ausência do negro” por uma escolha do artista em usar a palavra Bisso em seu sentido poético. Bisso é o nome dado ao feixe de filamentos utilizado pelos moluscos para se fixarem nas rochas (uma espécie de “cabelo” que permite que o molusco não seja levado pela maré), portanto, Fabrício busca passar, através do uso desta palavra, seu desejo de enraizamento e permanência, além de transpassar sua produção artística evocando poeticamente o som pelo qual seus pais o chamavam quando criança.
Nasceu em santos e foi criado por lá, portanto, muitos de seus trabalhos recebem influência do local (como barcos ou casarões abandonados) e seus trabalhos recentes (que serão mostrados de forma inédita nesta mostra) são fruto de uma série de relações entre o entorno de seu ateliê na região santista, desenhos de observação e fotos.
02oco175x135xilo2013 copy
Talvez sua relação com a palavra Bisso e o enraizamento esteja ligado à seu retorno para o ateliê em Santos, o fachamento do Espaço Coringa (coletivo na Vila Madalena que montou com amigos e existiu até o ano passado) e sua recente experiência como pai, tendo uma filha de apenas 1 ano. Diversas transformações que são refletidas no trabalho de Fabrício (principalmente pelo uso da técnica da xilogravura -e em escalas tão grandes-, que exige um grande esforço de todo o corpo do artista) de forma poética e sutil, assim como a visão deste para o molusco.
fabricio01 copy

Gostou? Compartilhe!

image001 copy
Incíveis Xilogravuras de Fabrício Lopez na Marília Razuk
Galeria Marília Razuk - São Paulo (São Paulo)
Rua Jerônimo da Veiga, 131b, Itaim
+ 55 11 3079.0853
www.galeriamariliarazuk.com.br/
Este evento vai do dia 31/07/2014 ao dia 25/08/2014, mas apenas Segunda, Terça, Quarta, Quinta, Sexta e Sábado
Horário: de segunda a sexta, das 10h30 às 19h; sábados das 12h às 17h
Preço: Gratuito