em Arte 7 de janeiro de 2014
O Jardim do Éden com a Queda do Homem de Jan Brueghel, o Velho, com Peter Paul Rubens.
História da Arte
Aarte nasceu com nossos ancestrais desde uma época muito remota onde o homem das cavernas expressava em Pinturas Rupestres os acontecimentos, experiências e emoções vividas ao longo de sua atividade cotidiana.
No carrossel do tempo, a humanidade foi imprimindo sua identidade através da Arte, sob seus diversos aspectos, como a Pintura com seus traços, tons e cores vibrantes, a Escultura dando forma aos mais diversos materiais, aLiteratura no sentido das palavras, aMúsica com seus sons embalando o espírito, a Arquitetura transformando a paisagem, enfim, na história da arte o homem solta-se em si mesmo e traz para fora seus sentimentos e emoções expressos em suas obras de arte.
‘Como se ouve, como se canta’ de Jan Steen
Através dos tempos, os artistas tiveram o dom natural de expressar e transformar esses sentimentos e emoções que emanam do homem, e passá-los ao entendimento de muitos, usando para isso sua criatividade, fazendo uso de materiais ao seu alcance, dentro do seu tempo e do conhecimento de sua cultura, desde os mais ilustres conhecidos, aos desconhecidos, todos legaram suas Obras de Arte.
Na evolução da história da arte, a mesma foi utilizada para expressar seus estilos, como o Românico, Gótico, Renascentista, Barrocoe Moderno, classificações que os historiadores da arte determinaram através dos tempos.
Na escala do tempo da arte, usando sua imaginação, o Artista criador funde-se à sua criatura e gira nessa linha do tempo sendo um elo presente nessa corrente unindo os tempos idos e os tempos vindouros, compondo a história da arte.
A Aula de Anatomia do Dr. Nicolaes Tulp de Rembrandt Harmensz van Rijn
Assim a humanidade, passa de geração a geração suas impressões, mostrando a força, e ao mesmo tempo a fragilidade do ser e sua existência, eternizando-se através de sua obra.
……
Artistas, suas obras de arte e instituição portadora da coleção, exaltados no artigo:
Um especial agradecimento à Royal Picture Gallery Mauritshuis, em Haia – Holanda, museu privado desde 1995, o qual mantém essa maravilhosa coleção, cuja missão é: “Nós compartilhamos o melhor da pintura da era de ouro holandesa em nossa casa”.
Referências:
2. ENCICLOPÉDIA Barsa. São Paulo: Encyclopædia Britannica do Brasil Publicações, c1994. v