segunda-feira, 12 de maio de 2014

Uma breve história da palavra 'curador'


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Uma vez que o único empregado para descrever a máquina de exposição, agora ele é usado para qualquer um de um programador de festival de música celebridade para um hipster de Williamsburg com uma conta iTunes.Britânica Art Show curador Tom Morton nos fala através das origens da palavra mais usada dos tempos modernos
Tom Morton, Curador da mostra de arte britânica
Tom Morton, Curador da mostra de arte britânica



 
Uma história muito curta da palavra "curador" pode ser executado da seguinte forma. Na Roma Antiga, curatores eram altos funcionários responsáveis ​​de vários departamentos de obras públicas, supervisionando aquedutos, balneários e esgotos do Império.Avançando para o período medieval, e nos deparamos com o curatus, um sacerdote dedicado ao cuidado (ou 'cura') das almas.
Até o final do século 20, 'curador' veio para descrever uma ampla categoria de tomadores de exposições, de funcionários do museu que passam anos trabalhando em modestos displays, escrupulosamente pesquisados ​​de cerâmica suméria, para freelancers que se aproximam em grande escala Bienais de arte contemporânea como um oportunidade de limpar a garganta auteurial.
Aqui no terceiro milênio, a palavra curador passou por mais uma mudança no uso. Apropriado pelos departamentos de empresas interessados ​​em imbuir seus produtos com um ar de distinção duramente conquistada e comercialização emprestado avant-garde legal, agora é usado para descrever qualquer pessoa a partir do programador celebridade de um festival pop para um estilista de moda que reúne um "coleção cápsula" de outono / inverno das ações de uma loja de departamentos. Um curador, aqui, é, essencialmente, um seletor pago de material para a venda, quer seja bilhetes para concertos ou abotoaduras. (Notavelmente, galerias de arte comerciais tendem a lutar tímido de descrever seu pessoal exposições como "curadores", deixando o título para os profissionais do sector não lucrativo que não o fazem, um, lucrar com as obras que eles escolhem para exibir).
Claro, há uma possibilidade de que os marketeers que empregam a palavra "curador" não tem mais interesse em evocar o mundo do museu do que eles fazem de evocar gerência média romana ou a igreja medieval. 
Talvez eles estão apenas respondendo à "virada curatorial 'mais amplo em padrões de consumo descrito na revista literária baseada em Nova York coleção n +1' s de ensaios Que era o Hipster? que argumenta que a atual geração de jovens elegantes coisas são 'prosumers' que preferem selecionar artefatos culturais, em vez de produzi-los, brandindo-los "como capital". O 'curador' de uma loja pop up ou um festival boutique torna mesmo essa forma atrofiada de criatividade redundante - como o comediante Stewart Lee escreveu em um artigo recente no Financial Times sobre a sua nomeação como o "curador" de um fim de semana de comédia no uma das principais artes de Londres venue "Eu sou um curador. Que palavra morta. Parece que alguém mexendo bosta em um vaso sanitário com uma vara." Então exatamente o que Lee faria da declaração de missão da surpreendentemente chamado Seattle PR firma Curador é divertido de se contemplar. Sem um traço de consciência histórica, o site da empresa afirma que "As marcas mais eficazes - sabendo a influência do consumidor com poder de hoje - irá criar produtos, serviços ou experiências que podem stand-up para a conversa do mercado." É um longo caminho desde o museu público, muito menos administração aqueduto ou o cuidado com a alma eterna.

Tom Morton, Curador da mostra de arte britânica