quarta-feira, 4 de setembro de 2013

ARTE DIGITAL

Não há limites para a arte digital

Escolher trabalhar de forma digital em vez de tradicional é algo que cabe a cada artista, porém há alguns benefícios em trabalhar com as ferramentas digitais.
Desenhar e trabalhar com ferramentas digitais representa um meio em si. Ele oferece uma diversidade de escolhas e oportunidade totalmente diferentes das do meio tradicional. De um ponto de vista prático, as ferramentas da arte digital são incrivelmente versáteis e indulgentes ao erro. Com a capacidade de criar com quase qualquer tamanho de tela que desejar, múltiplas camadas, aprimoramentos de cores e de luz (e até criar e personalizar seus próprios pinceis), há muito poucos limites para sua criatividade.
Etapa 1: entenda as ferramentas da marca
  • Aplicativos de arte digital: há muitos aplicativos a sua escolha, mas dois padrões profissionais se destacam do resto. O Adobe Photoshop, apesar da palavra “photo” (foto) no título, é uma das principais ferramentas de desenho e pintura de ilustração disponível. O Corel Painter é outro software de desenho e pintura de obras de arte muito popular em que muitos artistas digitais confiam. Ele tem uma abundância de ferramentas projetadas para mimetizar os meios tradicionais, o que ele faz muito bem
  • Mesa digitalizadora: quase todo artista digital prefere uma mesa digitalizadora sensível à pressão do que um mouse, pois ela oferece muito mais controle, semelhante ao de uma ferramenta de desenho tradicional.  A sensação natural da caneta em sua mão, e a ergonomia da experiência da arte digital são razões fundamentais para usar uma mesa gráfica.   Adicione os efeitos artísticos que você pode criar com uma caneta em outras ferramentas, e rapidamente, é como a diferença entre uma pintura com os dedos e uma obra-prima digital.
  • Iniciantes e estudantes gostam da linha Bamboo de mesas digitalizadoras por sua praticidade, versatilidade e preço.
Etapa 2: arte digital é arte, e artistas digitais são artistas
A arte digital costumava ser temida e criticada sobretudo porque as pessoas não a compreendiam. Costumava haver várias concepções errôneas sobre se, para se tornar um artista digital, era preciso algum talento ou conhecimento, ou se tratava-se apenas de pressionar alguns botões e chamar aquilo de arte. Mas vamos desfazer esse mito. Embora seja verdade que o uso de um computador e de um software irá oferecer-lhe opções que nenhum outro meio pode oferecer, o computador não irá fazer o trabalho por você.
Hoje em dia, você irá encontrar obras de arte digital penduradas em museus e galerias ao redor do mundo todo; ela se tornou um dos meios mais usados e acessíveis da arte comercial e das belas artes. E ela exige a mesma dedicação, talento e habilidade exigidos pelos outros meios para adquirir proficiência. A vantagem da arte digital está na edição, nos recursos de economia de tempo e na capacidade de controlar a opacidade, o tamanho do pincel e muito mais de uma forma simplificada e muito intuitiva.
Etapa 3: tornando-se um artista digital
  • Entenda as habilidades artísticas que você tem: Vamos ser sinceros: tentar um novo meio é algo que intimida, sobretudo se você é um artista que gastou anos trabalhando com as ferramentas tradicionais. Mas quando você muda para um novo meio, aquelas habilidades artísticas que você adquiriu tão arduamente não são deixadas para trás de forma tão repentina. Toda a experiência que você ganhou, de saber como misturar as cores, trabalhar com luz e sombra, textura, expressões, emoções, impacto, tudo isso vem junto com você.
  • Continue experimentando e evoluindo: A arte é sua; o meio é só como você a expressa. Ainda não encontramos um artista de sucesso que olha para sua obra e diz: “É, isso basta, eu não preciso melhorar nem tentar algo novo.” A melhor coisa sobre ser um artista é que existem mais recursos para ajudá-lo a se tornar proficiente com essas ferramentas do que jamais existiu em toda a história. Isso é empolgante.
  • Acredite em sua paixão: se você tem a ambição e a paixão de fazer arte, não há limites quando se trata de encontrar o treinamento e as informações para ajudá-lo a realizar sua paixão. Se você é um artista, a arte está dentro de você para ser explorada, você se expressa através das imagens que cria. Se você está lendo isso, o desenho e a pintura digital devem ser algo que você está considerando. Como em todas as coisas, é fácil encontrar desculpar para ignorar a curiosidade.
Mas, novamente, se você consegue descartar facilmente esse instinto de tentar coisas novas, em primeiro lugar, você nunca seria um artista.