Louvre pede doações para restaurar
"Vitória de Samotrácia"
O Museu do Louvre vai lançar um apelo a doações, para financiar a restauro de uma das suas obras-primas, a estátua "Vitória de Samotrácia", esperando recolher um milhão de euros até ao final do ano, foi hoje divulgado.
A campanha "Todos mecenas" começa na terça-feira, dia a partir do qual a estátua alada grega de mármore, uma das mais famosas do mundo, deixará de estar exposta ao público, anunciou o museu parisiense à agência France Presse.
Descoberta na ilha de Samotrácia em 1863, aquela obra-prima da escultura grega representa a deusa da vitória Niké como uma figura da proa de um navio, e é datada do início do século II antes de Cristo. A cabeça da estátua nunca foi encontrada.
O restauro visa limpar a estátua de mármore branco e cinzento.
Simultaneamente, o Louvre vai restaurar a escadaria Daru, no topo da qual se encontra a "Vitória de Samotrácia", "sem nunca fechar este acesso, usado por cerca de sete milhões de pessoas por ano", disse à AFP Ludovic Laugier, engenheiro do departamento de antiguidades gregas, etruscas e romanas do museu.
A estátua deverá regressar ao local de exposição no verão de 2014, prevendo-se que a reparação da escadaria esteja terminada em março de 2015