A ARTE E SUAS INSTITUIÇÕES
Rio de janeiro, 23 a 27 de setembro de 2013
| ||
Credenciamento a partir das 14h00 | ||
16h00 | ||
Conferências de abertura | ||
Ulrich Grossman (Presidente do CIHA) | ||
Institutions for Art – Art for Institutions | ||
Peter Schneemann (Universidade de Berna/CIHA) | ||
Beholder and Public – Between Abstract Art Historical Reference and Target Group | ||
19h00 | ||
Lançamento de livros Coquetel de confraternização | ||
Terça-feira 24/09 - manhã | ||
Mesa-redonda 1 | (9h00 – 10h45) Formas de exibição: lugares e estratégias (I) | ||
9h00-9h15: | ||
Elisa de Souza Martinez (UnB/CBHA) | ||
Rembrandt e seu gabinete: naturalia e exotismo | ||
9h15-9h30: | ||
Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA) | ||
A re-apropriação da arte colonial entre o local e o global: Brasil e Filipinas | ||
9h30-9h45: | ||
Letícia Squeff (UNIFESP/CBHA) | ||
Exposições de arte no Brasil: modos de interpretação | ||
9h45-10h00: | ||
Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA) | ||
Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899) | ||
10h00-10h15: | ||
Roberto Conduru (UERJ/CBHA) | ||
Brasil: terra de mágicos? | ||
10h15-10h45:
| ||
Debate | ||
10h45-11h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 2 | (11h00 – 12h30) Formas de exibição: lugares e estratégias (II) | ||
11h00-11h15: | ||
Vera Siqueira (UERJ/CBHA) | ||
Wanda Pimentel e o circuito expositivo brasileiro | ||
11h15-11h30: | ||
Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA) | ||
A Arte Experimental e Política de Paulo Herkenhoff | ||
11h30-11h45: | ||
Marco Pasqualini (UFU/CBHA) | ||
A Galeria Whitechapel e a internacionalização da arte brasileira: duas exposições | ||
11h45-12h00: | ||
Nara Cristina Santos (UFSM/CBHA) | ||
Arte Contemporânea: exibição/disponibilização em redes colaborativas/telemáticas | ||
12h00-12h30: | ||
Debate | ||
Terça-feira 24/09 - tarde | ||
Mesa-redonda 3 | (14h00 – 15h45) Crítica e curadoria: construções de sentido | ||
14h00-14h15: | ||
Bianca Knaak (UFRGS/CBHA) | ||
Construções de sentidos em curadorias de acervos artísticos institucionais | ||
14h15-14h30: | ||
Helouise Costa (MAC/USP e CBHA) | ||
A fotografia moderna no Brasil: do fotoclubismo ao sistema de arte | ||
14h30-14h45: | ||
Claudia Valladão de Mattos (Unicamp/CBHA) | ||
Hileia Amazônica no MASP: Arte e Ecologia na década de 70 no Brasil | ||
14h45-15h00: | ||
Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA) | ||
A crítica institucional e a estética da existência | ||
15h00-15h15: | ||
Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS/CBHA) | ||
Curadoria e potencialidade crítica na arte pós-autônoma | ||
15h15-15h45: | ||
Debate | ||
15h45 – 16h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 4 | (16h00 – 17h30) Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (I) | ||
16h00-16h15: | ||
Ângela Brandão (UNIFESP/CBHA) | ||
Sobreposição de tarefas: uma leitura do Dicionário de Judith Martins | ||
16h15-16h30: | ||
Elaine Dias (UNIFESP/CBHA) | ||
Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro | ||
16h30-16h45: | ||
Raquel Quinet Pífano (UFJF/CBHA) | ||
Felix da Costa e a Defesa da Nobreza da Pintura | ||
16h45-17h00: | ||
Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA) | ||
Paisagem e Academia: Agostinho José da Mota | ||
17h00-17h30: | ||
Debate | ||
Terça-feira 24/09 - noite | ||
18h00 – 20h00 | ||
Apresentação presencial de pôsteres | ||
Quarta-feira 25/09 - manhã | ||
Mesa-redonda 5 | (9h00 – 10h30) Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(I) | ||
9h00-9h15: | ||
Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA) | ||
As estratégias da arte nas celebrações luso-brasileiras | ||
9h15-9h30: | ||
Maraliz Christo (UFJF/CBHA) | ||
A Revolução Francesa no Chile e a pintura histórica de Raymond Monvoisin | ||
9h30-9h45: | ||
Paulo Knauss (UFF/CBHA) | ||
Índios no salão: Louis Rochet e a escultura etnográfica entre a França e o Brasil | ||
9h45-10h00: | ||
Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA) | ||
Por uma cronologia das Artes Plásticas no Brasil do Dezenovevinte | ||
10h00-10h30: | ||
Debate | ||
10h30-11h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 6 | (11h00 – 12h30) Imagens da arte e interpretações do passado (I) | ||
11h00-11h15: | ||
Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (CBHA) | ||
O programa escultórico da Catedral de Salvador – igreja do antigo Real Colégio da Bahia | ||
11h15-11h30: | ||
Maria Elizia Borges (UFG/CBHA) | ||
Aspectos do revival egípcio e classicista na arte funerária brasileira | ||
11h30-11h45: | ||
José Augusto Costa Avancini (UFRGS/CBHA) | ||
As Pinacotecas Municipais de Porto Alegre: A cidade na pintura de paisagem | ||
11h45-12h00: | ||
Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA) | ||
Retratos à Margem: imagens invisíveis da arte no Brasil | ||
12h00-12h30: | ||
Debate | ||
Quarta-feira 25/09 - tarde | ||
Mesa-redonda 7 | (14h00 – 15h45) Inventários, coleções e arquivos | ||
14h00-14h15: | ||
Maria Inez Turazzi (IPHAN/CBHA) | ||
Entre negociações e disputas: a doação da coleção Geyer ao patrimônio público | ||
14h15-14h30: | ||
Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA) | ||
A vitrine invisível. Um estudo sobre o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo | ||
14h30-14h45: | ||
Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA) | ||
História da arte como instituição e como arquivo. A pintura de Marilice Corona | ||
14h45-15h00: | ||
Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA) | ||
Experiências intermitentes: arquivos, inventários e coleções em Santa Catarina | ||
15h00-15h15: | ||
Maria do Carmo Freitas Veneroso (UFMG/CBHA) | ||
Livros de artista: seu lugar de produção e difusão no campo da arte contemporânea | ||
15h15-15h45: | ||
Debate | ||
15h45 – 16h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 8 | (16h00 – 17h30) Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (II) | ||
16h00-16h15: | ||
Adalgisa Arantes Campos (UFMG/CBHA) | ||
Aprendizagem artística, pintura colonial mineira, pintores coloniais | ||
16h15-16h30: | ||
Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA/CBHA) | ||
As maquinetas dos Humildes como representação do universo religioso feminino | ||
16h30-16h45: | ||
Ana Mae Barbosa (USP/CBHA) | ||
Cecília Meireles e o Ensino da Arte: o cinema e a educação infantil | ||
16h45-17h00: | ||
Angela Ancora da Luz (UFRJ/CBHA) | ||
O ateliê de Bandeira de Mello. Lugar de memória, de práticas e formação de mestres | ||
17h00-17h30: | ||
Debate | ||
Quarta-feira 25/09 - noite | ||
18h00 – 20h00 | ||
Conferências | ||
Glória Ferreira (UFRJ) | ||
A querela da abstração e a formação dos museus de arte moderna no Brasil, anos 40 | ||
Silvia Dolinko (Instituto Torquato de Tella) | ||
El Instituto Di Tella y su programa de modernización cultural y experimentación artística en Buenos Aires en los años sesenta. Devenir de un proyecto institucional y actualidad de un archivo | ||
Jantar por adesão
| ||
Quinta-feira 26/09 - manhã | ||
Mesa-redonda 9 | (9h00 – 10h45) Instituições, fronteiras e marginalidade | ||
9h00-9h15: | ||
Paula Ramos (UFRGS/CBHA) | ||
MAC-RS: 21 anos de algumas conquistas, muitas crises e permanentes indefinições | ||
9h15-9h30: | ||
Sílvia Miranda Meira(USP/CBHA) | ||
A reflexão crítica como estratégia e proposição da Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP nos anos 60 | ||
9h30-9h45: | ||
Dária Jaremtchuk (USP/CBHA) | ||
CONTRABIENAL: exposição impressa ou manifesto político? | ||
9h45-10h00: | ||
Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA) | ||
O público como instituição: interdependência e criação na arte contemporânea | ||
10h00-10h15: | ||
Maria Angélica Melendi (UFMG/CBHA) | ||
Ocorrências de arte contemporânea na natureza habitada | ||
10h15-10h45: | ||
Debate | ||
10h45-11h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 10 | (11h00 – 12h30)
Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(II) | ||
11h00-11h15: | ||
Marize Malta (UFRJ/CBHA) | ||
A trivialidade da arte em casa: a coleção artística do Museu Casa de Rui Barbosa | ||
11h15-11h30: | ||
Ana Gonçalves Magalhães (MAC/USP e CBHA) | ||
Bienal de São Paulo/MAM: Revisitando a Constituição de um Acervo Modernista | ||
11h30-11h45: | ||
Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP) | ||
Os museus de arte moderna e o conceito de moderno | ||
11h45-12h00: | ||
Rosana Pereira de Freitas (UFRJ/CBHA)
| ||
Orientalismo de vanguarda | ||
12h00-12h30: | ||
Debate | ||
Quinta-feira 26/09 - tarde | ||
Mesa-redonda 11 | (14h00 – 15h45) Crítica e curadoria: construções de sentido | ||
14h00-14h15: | ||
Ana Paula Nascimento (Pinacoteca do Estado de São Paulo/CBHA) | ||
A contribuição editorial de Virgílio Maurício no jornal Gazeta de Notícias em 1923 | ||
14h15-14h30: | ||
Maria Lúcia Bastos Kern (PUC/RS e CBHA) | ||
A Revista Martín Fierro e o projeto de arte moderna | ||
14h30-14h45: | ||
Maria Luisa Luz Távora (UFRJ/CBHA) | ||
A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972) | ||
14h45-15h00: | ||
Maria de Fátima Morethy Couto (Unicamp/CBHA) | ||
Rejeições ao pop: arte e crítica na América Latina dos anos 1960 | ||
15h00-15h30: | ||
Debate | ||
15h30 – 16h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 12 | (16h00 – 18h00) Imagens da arte e interpretações do passado (II) | ||
16h00-16h15: | ||
Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA) | ||
Transversalização da arte e da história | ||
16h15-16h30: | ||
Ângela Maria Grando Bezerra (UFES/CBHA) | ||
Persistência do passado na arte presente de Bill Viola | ||
16h30-16h45: | ||
Paulo Silveira (UFRGS/CBHA) | ||
Reavaliando um insucesso de Ulises Carrión: o caso “O roubo do ano” | ||
16h45-17h00: | ||
Stéphane Huchet (UFMG/CBHA) | ||
Os três passados/clichês de Vik Muniz: a participação, a iconografia e o artista | ||
17h00-17h30: | ||
Debate | ||
Quinta-feira 26/09 - noite | ||
Conferências de encerramento | (18h00 – 20h00) | ||
Chantal Georgel (Institut National d’Histoire de l’art) | ||
O papel das coleções particulares na história das instituições museais na França | ||
Philipe Sénéchal (Institut National d’Histoire de l’art) | ||
Publier ce que l'on vend : le marchand d'art ancien et son réseau scientifique | ||
Sexta-feira 27/09 - manhã | ||
Assembleia do CBHA | (09h30-12h00) |
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
XXXIII COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE
EXPOSIÇÃO "AGOSTO AZUL"
AGOSTO AZUL - EXPOSIÇÃO DE TELAS COLETIVA
Acontece nesta terça feira dia 13 de agosto de 2013 às 20h no Espaço Cultural do SESI PONTA GROSSA a Exposição Coletiva Agosto Azul. O evento está inserido na programação do movimento criado em Ponta Grossa pela Rotariana Elizabeth Silveira Schmidt em parceria com todos os Rotarys de Ponta Grossa para alertar os homens para a necessidade de cuidar mais de sua saúde. Exames simples podem fazer a diferença em seu futuro, algumas doenças entre elas o câncer de próstata podem ser facilmente tratadas quando descobertas no início e o tratamento tem maior chance de cura neste estágio.
Participam desta exposição 12 artistas com telas em tons de azuis criando uma atmosfera mais alegre ao tema deste movimento mas sem procurar atingir o foco que é a prevenção da saúde masculina.