quinta-feira, 2 de maio de 2013

Lobão sem papas na língua.


"Tudo passa na Lei Rouanet", diz Lobão
Em "Manifesto do Nada na Terra do Nunca", músico critica artistas estabelecidos que recorrem a incentivos oficiais
No livro, compositor diz que presidente Dilma foi terrorista e que o país se prepara para sofrer golpe de Estado
COMPARTILHADO DA FOLHA DE SÃO PAULO
Em uma hora e meia de entrevista concedida em sua casa, em Pompeia, zona oeste de São Paulo, Lobão ampliou os ataques de seu livro.
Entre diversos assuntos, disse que o país se encaminha para um novo golpe de Estado, criticou o passado da presidente Dilma Rousseff e a postura da líder brasileira na Comissão da Verdade.
Sobre o meio artístico, reclamou de nomes consagrados captarem recursos via Lei Rouanet, e disse se orgulhar de ter recusado a autorização do Ministério da Cultura para captar R$ 2 milhões. Procuradas pela Folha, as pessoas citadas por Lobão não se pronunciaram até o fechamento desta edição.
Leia os principais trechos da entrevista.
(LUCAS NOBILE)
-
Presidente Dilma e a Comissão da Verdade
Ela foi terrorista. Ela sequestrou avião, ela pode ter matado. Como que ela pode criar uma Comissão da Verdade e, como presidenta, não se colocar? Deveria ser a primeira pessoa a ser averiguada. Você vai aniquilar a história do Brasil? Vai contar uma coisa totalmente a favor com esse argumento nojento? Porque eles mataram, esquartejaram pessoas vivas, deram coronhadas, cometeram crimes.
O estopim, a causa da ditadura militar foram eles. Desde 1935, desde a coluna Prestes, começaram a dar golpes de Estado. Em 1961, começaram a luta armada. Era bomba estourando, eu estava lá. Minha mãe falava: você vai ser roubado da gente, o comunismo não tem família.
Quase um milhão de pessoas saíram às ruas pedindo para o Exército tomar o poder.
Acham que a junta militar estava a fim de dominar o Brasil? Não vejo nenhum desses presidentes militares milionário. E massacram os caras.
Regime militar
Não acredito em vítima da ditadura, quero que eles se fodam. Eu fui perseguido, passei quatro anos perseguido por agentes do Estado. Por que eu tinha um galho de maconha? Me botaram por três meses na cadeia. Nem por isso eu pedi indenização ao Estado. Devo ter sofrido muito mais do que 90% desses caras que dizem que foram torturados.
PT
Esses que estão no poder, Dilma, Emir Sader, Franklin Martins, Genoíno, estavam na luta armada. Todos esses guerrilheiros estão no poder. Porra, alguma coisa está acontecendo! Em 1991, só tinha um país socialista na América Latina, hoje são 18. São neoditaduras pífias. A Argentina é uma caricatura, o Evo Morales, o Maduro. Vão deixar o comunismo entrar aqui? É a mesma coisa que botar o nazismo. A América do Sul está se tornando uma Cortina de Ferro tropical. Existe uma censura poderosíssima perpetrada por uma militância de toupeiras. Quem está dando golpe na democracia são eles, o PT está há dez anos no governo.
Golpe de Estado
Todo mundo fala da ditadura, do golpe militar, isso nunca esteve tão vivo. Os militares estão cada vez mais humilhados. As pessoas têm que entender que nenhum país civilizado conseguiu ser um país com suas Forças Armadas no Estado em que está a brasileira. Eles fizeram a Força Nacional, uma milícia armada, uma polícia política. Está tudo pronto para vir um golpe e as pessoas não estão vendo.
Ministério da Cultura
Se você tirar o Ministério da Cultura, o que não é sertanejo universitário morre. Eu recusei R$ 2 milhões do Ministério da Cultura para fazer uma turnê. O ministério libera tudo, e impressionam as temáticas: bandas mortas se ressuscitam para comemorar um aniversário de vida que não tem!
O próprio Barão Vermelho! Todos pediram grana [via lei de incentivo]: Barão, Paralamas.
O Gilberto Gil é o rei, um dos que mais pedem [recurso via Lei Rouanet]!
O cara foi ministro! Como é que as pessoas podem aturar isso? A Paula Lavigne é a rainha [da Lei Rouanet].
Por que os intelectuais brasileiros, diante de uma situação asquerosa como esta, ficam calados?
Tropicália
Todos esses mitos da Semana de 22 foram perpetuados por movimentos como o concretismo, o cinema novo, a Tropicália.
Sempre tive muito desinteresse pela Tropicália. Tom Zé, Jards Macalé e João Donato sempre foram melhores do que os que estão aí hoje representando o movimento, tanto o da bossa nova quanto o da Tropicália. João Donato dá de mil no João Gilberto porque ele é um puta compositor e pianista. Mas nunca tem o mérito, é tudo o pistolão, quem tem amigo, é da máfia. É conchavo o tempo todo. O Gilberto Gil, a Preta Gil, é um absurdo. Ganhou um império atrás dos benefícios do pai.
RAP
Os Racionais são o braço armado do governo, são os anseios dos intelectuais petistas, propaganda de um comportamento seminal do PT. Não acredito em cara ressentido.
Emicida, Criolo, todos têm essa postura, neguinho não olha, não te cumprimenta. Vai criar uma cizânia que nunca teve, ódios [raciais] estão sendo recrudescidos de razões históricas que nunca aconteceram aqui.
Estão importando Black Panthers, Ku Klux Klan. Tem essa coisa de "branquinho, perdeu, vamos tomar seu lugar". Como permitem esse discurso?

Veja as imagens do Holi 2013, o festival mais colorido do mundo


Compartilhado do blog www.hypeness.com.br

Todos os anos acontece na Índia o Holi, ou Festival das Cores. Tradição hindu, ele surge pra celebrar a chegada da primavera. E que melhor maneira de o fazer do que um espetáculo de dança, cor e muita alegria?
O festival tem também um significado religioso, mas foi o uso de pó colorido e água que o tornou famoso em todo o mundo. A data varia, visto que o Holi se celebra sempre no dia a seguir à lua cheia do mês de Phalguna – normalmente calha em março (este ano foi a 27).
Assista ao vídeo realizado por Parker Walbeck, que nos convida a entrar no espírito do Holi, onde mesmo quem está de fora se sente contagiado.

Holi1


Holi2

Holi3

Holi4

Holi5

Holi6

Holi7

Holi8

Holi9

Holi10

Local de trabalho de 15 gênios da Arte


Conheça o local de trabalho de 15 dos maiores gênios da arte
Compartilhado do blog de 
Desde minúsculas mesinhas de mogno até salas de pintura de proporções gigantescas, a única coisa que todos os estúdios criativos que você verá a seguir tem em comum é que eles inspiraram seus ‘usuários’ a criar obras de arte que ficaram marcadas na história da humanidade.
Confira abaixo uma seleção de locais de trabalho de 15 personalidades que se destacaram em vários ramos das artes:

1. Mark Twain

mosca1

2. Virginia Woolf

mosca2

3. Willem de Kooning

mosca3

4. Joan Miró

mosca4

5. Pablo Picasso

mosca5

6. John Lennon & Yoko Ono

mosca6

7. Marc Chagall

mosca7

8. John Updike

mosca8

9. Paul Cézanne

mosca9

10. David Hockney

mosca10

11. Yves Saint Laurent

mosca11

12. Francis Bacon

mosca12

13. Jane Austen

mosca13

14. Jackson Pollock

mosc14

15. Bernard Shaw

mosca15

E então, qual é o seu preferido?

Pioneira da ciberarte no Brasil palestra no Museu da Gravura





Pioneira da ciberarte no Brasil palestra no Museu da Gravura

O crescente uso de tecnologias desperta diferentes sentimentos por todo o tipo de parafernália eletrônica. Uma mescla de medo e fascinação, afeto, r elações políticas e sociais que criam um vínculo entre homens e máquinas. Essas questões, as principais pesquisas de ponta da atualidade da ciberarte e a história da arte robótica serão alguns dos temas da palestra da artista e pesquisadora Diana Domingues que acontece, no dia 3 de maio, no Museu da Gravura da Cidade de Curitiba. O evento faz parte da contrapartida da exposição“Ensina-me a Te Amar”, do artista Jack Holmer, que foi selecionada pelo Edital de Ocupação de Espaços de Exposições dos Museus da Fundação Cultural.

Pioneira da ciberarte no Brasil e uma das maiores autoridades sobre o assunto no mundo, Diana Domingues tem como linhas de pesquisa a arte e as novas mídias, ciberarte, interfaces e interatividade, criações litográficas híbridas, cibercultura e meios digitais, arte e tecnociência. Em Curitiba, a Fundadora e Diretora do Laboratório de Pesquisa em Arte e TecnoCiência – LART traçará um paralelo entre o trabalho desenvolvido por Jack Holmer e as relevantes produções da ciberarte da atualidade e se aprofundará em temas como a expansão sensorial e perceptiva por dispositivos de interação, comportamento evolutivo e software art.
Sobre a exposição – Aberta ao público até o dia 19 de maio, a mostra “Ensina-me a Te Amar” é dividida em três salas e tem como principal trabalho dois robôs desenvolvidos por Jack que têm a capacidade de retribuir o carinho que recebem a partir de estímulos de som, luz e toque. A exposição também é formada por duas instalações interativas. A obra “Seres de Luz” é composta por um painel com centenas de Tamagochis que podem ser acionados pelo público. Usando conceitos de biologia, a obra “Planetárias” reproduz a genética das planárias e simula o ciclo reprodutivo desses vermes. Os quatro monitores instalados na sala funcionam como aquários, e o público presente poderá participar do processo de reprodução dos seres virtuais alimentando as diferentes planárias com simples comando de um mouse.

Serviço
Palestra com Diana Domingues
Data: 3 de maio
Horário: 19h
Local: Museu da Gravura Cidade de Curitiba
Ingresso: gratuito

MOSTRA DE VIK MUNIZ no MASP


FENÔMENO DE PÚBLICO, MOSTRA DE VIK MUNIZ no MASP

 COMPARTILHADO DO BLOG ABRA Associação Brasileira de Artes
Imagem
Vik’, a maior retrospectiva do artista plástico e fotógrafo paulista Vik Muniz, chega ao MASP – Museu de Arte de São Paulo, no dia 24 de abril, impulsionada por números surpreendentes. Durante os dois meses em que permaneceu em cartaz no MAM-RJ, a exposição recebeu nada menos que 48 mil visitantes. Mais impressionante do que os números, entretanto, foi a abrangência do público que a conferiu. Internos de instituições psiquiátricas, catadores de lixo, gente do mercado de arte, detentos de Bangu, jovens do Complexo do Alemão e da Cidade de Deus desfilaram, ao lado de estudantes de escolas públicas e de uma representação maciça da classe média carioca, diante das cerca de 200 imagens que compõem as 131 obras da mostra.
Imagem
 Agora o público paulistano poderá ter uma visão abrangente da produção do artista com a chegada à cidade desta que é a maior exposição já dedicada à sua obra. Com patrocínio do Circuito Cultural Bradesco Seguros e Previdência, apoio do Ministério da Cultura e realização/ coordenação daAprazível Edições e Arte (de Leonel Kaz e Nigge Loddi), a mostra ocupará o MASP – Museu de Arte de São
Imagem
As mais de 200 imagens que compõem as 131 fotografias – com dimensões que vão de 23,6cm X 33cm a 292,1cm x 180,3cm – terão a companhia de três vídeos realizados por um colaborador deMuniz, o fotógrafo Fabio Ghivelder. Eles revelam o processo criativo de algumas séries do artista, fazendo uma espécie de making of da construção de suas obras. Um desses vídeos será exibido através de um monitor de plasma colocado no chão, para que o espectador possa compartilhar o ponto de vista de Muniz ao fotografar de cima as obras da série ‘Pictures of Garbage’ (Imagens de Lixo). O vídeo foi feito em ultra high definition, com a animação de três mil fotografias. Na série, catadores de lixo de Gramacho encarnam personagens de obras consagradas, recriadas com o material recolhido do próprio aterro sanitário onde trabalham.
Imagem
Hoje, o prestígio de Vik ultrapassa o limite de museus e galerias. Seu trabalho também tem sido visto em outros tipos de suporte, como a capa da revista dominical do The New York Times, do último dia 7 de dezembro, para a qual criou um retrato de Albert Einstein feito de recortes de papel, e um retrato de Vladimir Putin à base de caviar, publicado na edição de 75 anos da revista Esquire. Atualmente, tem diferentes exposições montadas simultaneamente em Paris, Tóquio e São Francisco.‘
Imagem


SERVIÇO Exposição ‘Vik’
Retrospectiva com 131 obras do artista plástico Vik Muniz
Vernissage: 23 de abril
Exposição: de 24 de abril a 12 de julho
Horário de visitação: terça a domingo e feriados, das 11h às 18h;
                                    Às quintas, das 11h às 20h.
Ingresso:
Inteira – R$ 15,00
Estudantes – R$ 7,00
Menores de 10 anos e maiores de 60 anos – Gratuito
Às terças-feiras a entrada é gratuita
Local: Museu de Arte de São Paulo – MASP
Endereço: Av. Paulista, 1578
Telefone: (11) 3251 5644
Classificação etária: livre
Estacionamento pago no local
 Fonte: MASP