terça-feira, 23 de abril de 2013

VAZIO CULTURAL


“vazio cultural”

PONTOS
(coluna publicada no jornal O Globo, 20 abril 2013)
Se não me engano em fevereiro, há cerca de dois meses, travou-se uma polêmica sobre o “vazio cultural” brasileiro, lançada por um número da revista “Carta capital” que discutia o assunto. Por algum motivo circunstancial (acho que eu estava em viagem) só me dei conta da discussão posteriormente, através de seus ecos. Não tenho condições de recuperá-la agora, mas o meu “vazio cultural” particular de hoje, em que a coluna gira em falso à procura de seu ponto de apoio, me impele de volta à questão. Considerar o tema como “ultrapassado” seria prender-se a uma lógica imediatista. A redução, aliás, de toda cultura a pautas, ganchos jornalísticos e mercadológicos, efemérides e fenômenos virais, é uma das partes do problema.
Vou tentar expor a minha posição, mesmo sabendo que o assunto não cabe aqui. Acho o Brasil um país de grande vitalidade cultural. Essa vitalidade está na diversidade das práticas, no modo como elas se permeiam, nas soluções incomuns que resultam disso, em muitos níveis. Confesso que é difícil descrevê-la, porque ela se apresenta de maneira não usual, múltipla e heterogênea, extraindo a sua força exatamente disso. Ao mesmo tempo, essa vitalidade contracena com o baixo letramento médio brasileiro, que compromete sob muitos aspectos a sua organicidade e a sua capacidade de articulação. Apesar desse baixo letramento, no entanto, fomos capazes de reconhecer uma literatura na qual conviviam, a certo momento, Drummond, Rosa, Bandeira, Clarice, João Cabral e a poesia concreta, junto com teatro, música e cinema incandescentes. Isso não teria acontecido se não houvesse por sua vez uma atividade crítica de peso reconhecível, um campo crítico mapeado e exposto ao debate, um conjunto de publicações acompanhando a vida contemporânea.
As instituições da chamada alta cultura, ou das instituições letradas, sofreram abalos e deslocamentos em todo o mundo, nas últimas décadas, sob a pressão dos meios de massa articulados com a onipresença da publicidade e com uma considerável corrosão da escola tradicional frente a essas novas realidades. Mesmo assim, a literatura, os escritores, a crítica, tiveram ainda um papel determinante no acompanhamento de todas as transformações que se deram na Rússia ao longo do século XX, por exemplo, ou na Argentina ou em Portugal. O lugar do escritor, garantido por um certo lastro letrado, não se evaporou completamente no processo. Certamente não se pode dizer o mesmo do século XXI, mesmo lá.
No Brasil, a tendência a deslocar as pautas culturais do campo das ideias para o das vendagens, comportamento, moda e polêmica de superfície lavou o lastro frágil da vida literária acumulada, e acuou a atividade crítica num papel incômodo, impertinente e estigmatizado, substituído pela atividade dos agentes e assessores de imprensa, dos releases, das entrevistas e notas em colunas sociais, pela participação em eventos, num ambiente de coquetelização da cultura (estou lembrando de um artigo contundente de Flora Sussekind, “A crítica como papel de bala”, publicado no “Prosa e verso” em 2010, algumas balas do qual sobram para mim, se não estou enganado).
É certamente a essa perda de articulação e a esse rebaixamento do papel crítico na esfera pública que Vladimir Safatle se referia, ao intervir no debate caucionando o mote do “vazio cultural”. Vazio cultural, nesse caso, significa a falta de um senso totalizante e de um tensionamento da linguagem que comprometa as produções com algo mais do que sua inserção num mercado ou o seu reconhecimento por um grupo de participantes consumidores. É exatamente o contrário do que pensa Hermano Vianna, para quem a cultura vive da força empenhada nela por seus agentes, que dão a cada cena cultural um sentido total auto-bastante. Onde para um há o vazio para outro sobra excedente. Os pressupostos são tão opostos que não dão lugar a uma conversa possível nem ao entendimento da impossibilidade disso.
Para mim este é o ponto. Não falta acontecimento cultural no Brasil, das mais complexas aventuras intelectuais às mais saudavelmente elementares manifestações do apetite de viver. Faltam, quando faltam, e como faltam, nexos compreensivos capazes de dar conta dessa complexidade, em meio à entropia de um mercado voraz e de um debate reduzido muitas vezes ao quiproquó, à faccionalização dos discursos e à simplificação jornalística.
Em muitos sentidos, “vazio cultural” é um estado do mundo, hoje. Em cada caso, a questão é saber onde estão os “pontos luminosos”, e o Brasil é um vazio cheio deles.

    Fortalecimento a gestão de Museus ... T



    Tudo se copia, as entidades culturais poderiam copiar estas iniciativas ....

    Oficinas de capacitação
    Museus Fortalecimento Programa vai oferecer oficinas
    para fortalecer a governança corporativa de museus

    » Inscrições abertas

    • Os Museus Fortalecimento Program (MAP) , o Museu Nacional da Colômbia - Ministério da Cultura, vai oferecer workshops sobre gestão e competitividade em museus em oito cidades: Tunja, Cartagena, Santa Marta, em Manizales, Popayan, Barranquilla, Bucaramanga e Cali .
    • O PFM tem US $ 64 milhões para patrocinar museológicas oito estados do país que demonstram projectos de empreendedorismo e gestão excelente.

    Bogotá, DC, 22 mar 2013
    Os Museus do Programa de Fortalecimento (PFM), o Museu Nacional da Colômbia - Ministério da Cultura, convida as instituições museológicas de se registar para os workshops sobre gestão e competitividade, que será realizada em oito cidades o país a partir de 26 de abril deste ano.
    Ciente de que os museus devem atender às necessidades de seu público-alvo, desenvolver estratégias e fornecer portfólios de serviços, os criadores do PFM buscam fortalecer a gestão do negócio das instituições museológicas por meio de oficinas, convidando incorporar ferramentas básicas de marketing de seus planos estratégicos. Aqueles registrar nessas atividades podem acessar uma cartilha educativa concebida pela equipe do Programa de Fortalecimento Museus, que oferece dicas e sugestões sobre o uso de tais ferramentas.
    Além disso, diversas instituições em cada região vai patrocinar oito instituições museológicas do país para conseguir se destacar por seus projetos de empreendedorismo e gestão, a fim de acompanhá-los para financiar seus projetos. Para este acompanhamento, PFM gastou US $ 64 milhões.
    As cidades onde as oficinas são oferecidas Tunja, Cartagena, Santa Marta, em Manizales, Popayan, Barranquilla, Bucaramanga e Cali. Instituições interessadas podem inscrever gratuitamente via e-mail jfelix@museonacional.gov.co oumuseos@museonacional.gov.co .
    » Cidades e datas onde serão realizadas as oficinas
    CidadeLugar Data
    TunjaCasa Cultural Gustavo Rojas Pinilla29 e 30 de abril de 2013
    CartagenaMuseo de El Cabrero2 e 3 de maio de 2013
    Santa MartaMuseu Bolivariano de Arte Contemporânea10 e 11 de maio de 2013
    ManizalesMuseum Center20 e 21 de maio, 2013
    Popayan Museo Guillermo Valencia31 de maio e 01 de junho de 2013
     BarranquillaMuseu de Arte Moderna, em Barranquilla4 e 5 de junho de 2013
    Bucaramanga  Museu de Arte Moderna de Bucaramanga14 e 15 de junho de 2013
    CaliMuseo La Tertulia20 e 21 de junho de 2013
            
    " Para dar conta

    • Este projecto destina-se a museus ou instituições museológicas já criados.
    • O PFM não se destina a criar museus, mas para gerar uma boa posição e boa rentabilidade instituições museológicas através da gestão estratégica.
    • Incidirá sobre o uso que os museus devem tornar os recursos alocados pelo Programa de Fortalecimento Museus Programa Nacional de Incentivo e do Programa Nacional, assim como oficinas liderados pelo Grupo Empreendedorismo Cultural.

    " O que é o Programa de Fortalecimento dos Museus?

    é o órgão responsável pela execução da Política Nacional de Museus no país. É a entidade catalítico que processa a demanda da comunidade museu dos desafios do desenvolvimento dos museus hoje.
    Para mais informações sobre os seus serviços, visite o website http://www.museoscolombianos.gov.co/inicio relata Senior Communications Division Museu Nacional da Colômbia, Maria Andrea Izquierdo / Felipe Lozano Telefone: 3816470, ext. 2171/2173 E-mail: prensa@museonacional.gov.co Twitter: @ museonacionalcowww.museonacional.gov.co
     










    Data 2013/04/15 seção
     
    Novos recursos para o atendimento da primeira infância no setor de museus    
    Temos o prazer de informar que graças aos esforços feitos pelo Ministério da Cultura, aprovou a expansão do investimento em CONPES 2013 162 430 821 645 666 USD no valor de Sistema de GSP para projetos de educação infantil apresentado por bibliotecas, museus e casas da cultura, em termos de infra-estrutura e equipamentos. Cada município irá incorporar esses recursos no primeiro semestre de 2013 com a conclusão da obra inacabada prioridade suspensões Criança Centro de Desenvolvimento, com viabilidade técnica e operacional foram iniciados com 115 recursos Conpes . de 2008 e 123 de 2009 Adicional ao presente, as outras linhas de investimento autonomamente escolher são:




    • Ambientes Educativos iniciaisatravés desta linha de investimento, que coordena o Instituto Colombiano Bem-Estar Familiar, pretende estimular e alavancar o desenvolvimento de novas infra-estruturas para a educação infantil, bem como a adequação e / ou dotação existente.
    • Estratégia de Saúde para a Infância 
      Investimento Essa linha visa promover o desenvolvimento adequado dos cuidados de Estratégia primeiros mil dias de vida, coordenado pelo Ministério da Saúde e Proteção Social. A estratégia abrange o período entre o preconceito até a idade de dois anos de vida.
    • Hotelaria educacional e culturalde Investimento Esta linha inclui a expansão, manutenção, reparação e disponibilização de espaço físico onde realizar várias práticas e comunidades artísticas e culturais, como bibliotecas, museus e centros culturais, especificamente os quartos e cenários se concentrar em crianças entre 0 e 6 anos, de acordo com as diretrizes e normas técnicas emitidas pelo Ministério da Cultura.
    • Qualificação dos professores, os professores e educadores que trabalham na educação infantil, no contexto da atenção integralinvestimento Esta linha destina-se a financiar a capacitação de talentos humanos que trabalha com educação infantil, a fim de fortalecer suas práticas cotidianas que resultam na qualidade do atendimento para crianças na primeira infância, de suas famílias e da comunidade, de acordo com as orientações técnicas emitidas pelo Ministério da Educação.
    Anexado é o Conpes documentos , anexos de distribuição e anexo às orientações técnicas da indústria . No link abaixo você pode conferir o resto dos acessórios:https://www.dnp.gov.co/CONPES/DocumentosConpes/ConpesSociales/2013.aspx