Na discussão bizantina sobre quem foi o primeiro a chegar à abstração, muitos argumentam que o mérito foi Mondrian. Outros apoios Malevich, para Kupka ou, sendo um pouco Delaunay, generoso. Mas a grande maioria jura que deu o passo decisivo foi Kandinsky. O próprio pintor descaradamente proclamou-se o primeiro autor de uma pintura não-figurativa, que tinha assinado em 1911. "Sim, foi o primeiro de todos.Naquele tempo, não um pintor único abstrata usando o estilo. Em outras palavras, era uma tela histórica ", disse ele em sua correspondência sobre uma imagem que nunca poderia mostrar em público, já que ele havia perdido durante o seu exílio.
Dezenas de suas pinturas foram mantidos em um tanque de Estocolmo: sua família não acreditavam que tinha valor
O que Kandinsky não sabia era que um pintor desconhecido sueco teve linguagem, avançado figurativa quebrar pelo menos cinco anos antes dele. Pelo nome de
Hilma af Klint,paisagem maravilhosa em Estocolmo do século, que foi formado em pintura pela lei escandinava que permitiu às mulheres concordam em educação artística. A filha de um almirante, ganhava a vida vendendo brandas paisagens naturalistas e desenho estudos anatômicos para a escola veterinária. Mas isso não era tudo o que sabia Hilma. No crepúsculo de seu pequeno estúdio, experimentando com outras pinturas, inspiradas por forças ocultas que se manifestam através de seu curso. Espiritualismo amador e teosofia desde a sua juventude, desenhou círculos concêntricos, ovais e espirais infinitamente grandes, destinados para simbolizar todo o cosmos, muitas vezes sob a influência da hipnose. Antes de 1915 chegou ao fim eo fim da figuração nas elites intelectuais boca de som, Hilma havia pintado mais de 200 composições abstratas.
Uma retrospectiva incrível no
Moderna Museet em Estocolmo reexamina o seu legado até 26 de maio, a verificação da integridade de uma trajetória de grande no último inventário, Hilma teria pintado mais de mil obras para duvidar da estreiteza da história oficial abstração e lançar uma hipótese inovadora. E se esta mulher desconhecida foi o verdadeiro pioneiro da abstração? Se a história tivesse sido tão longe no escuro é por uma simples razão: o pintor morreu sem ter apresentado qualquer de suas pinturas abstratas. Em sua última vontade, ele pediu que não foram expostos até 20 anos após a sua morte, que ocorreu em 1944, aos 81 anos. "Ele estava convencido de que o mundo não estava preparado para ver o seu trabalho, talvez porque ele enfrentou a incompreensão das pessoas ao seu redor", diz o curador Iris Müller-Westermann. O artista foi membro do
The Five , um grupo de mulheres pintores que aconteceram na década de 1896, reuniu-se uma vez por semana para a prática e esoterismo dibijar em estado semi-consciente. O grupo se desfez quando o pintor perguntou aos outros para participar de seu projeto. Eles se recusaram. "Ele disse que estava com muito medo", acrescenta Müller-Westermann.
Em seu testamento, ele pediu que seus quadros não foram expostos até 20 anos após a sua morte
Até agora, o seu nome permaneceu numa órbita restrita, embora não tenha sido completamente desconhecido. Em 1986, uma exposição em Los Angeles e exibiu algumas de suas pinturas, como o Centro Pompidou faria cinco anos atrás, como parte de uma exposição sobre a presença do sagrado na arte contemporânea. No entanto, a extensão de seu legado não saltar sobre ele até o ano passado, quando o diretor do museu sueco, Daniel Birnbaum, era uma caixa de madeira gigante em seu escritório, na ilha de Skeppsholmen. "Lá dentro, eu encontrei óleos e aquarelas, estudos botânicos de plantas, flores e sementes com incompreensíveis diagramas matemáticos e cerca de 15.000 computadores portáteis que documentam seu processo criativo", diz Birnbaum. É difícil entender por que ninguém prestou a menor atenção por décadas. "Hilma não tinha filhos e deixou tudo para um sobrinho que nunca acreditou que ele pintou esta mulher excêntrica tinha valor", diz o diretor. Parte de sua família, muito religiosa, não teria apreciado o conteúdo esotérico de algumas telas e preferem se esconder em um armazém por décadas. Hoje, após o reconhecimento geralmente começam descendentes de língua que tia solteirona como um gênio. "A obsessão de decidir quem veio primeiro não parece interessante. Mas ela pintou assim anos antes ele fez Kandinsky invalidar estereótipos sobre mulheres artistas. Eles disseram que foram capazes de copiar, mas não para abrir novos caminhos. Hilma mostrado ser completamente falsa ", concluiu Müller-Westermann.
"Ele estava convencido de que o mundo não estava pronto para o seu trabalho", diz Comissário
Apesar do entusiasmo gerado pela descoberta da criação da arte contemporânea ainda parece relutante em levantar este pintor para a primeira divisão. Há alguns meses atrás, o MoMA se recusou a incluí-lo em sua agenda para a relutância de alguns de seus administradores.Em vez disso, a amostra pode ser visto neste verão no Hamburger Bahnhof, em Berlim, antes de se juntar mais tarde este ano no Museu Picasso de Málaga. Seus líderes também negociar o desembarque dos shows em Paris e Nova York de 2014, em uma viagem que teria que entrar o nome Hilma af Klint, de uma vez por todas, no panteão que certamente merece.