domingo, 8 de dezembro de 2013
Jovem Artista dos Campos Gerais faz parte de coletiva do 4º Salão de Cerâmica do Paraná e participa de uma instalação no MON Museu Oscar Niemeyer
O Artista Eduardo Luiz Freitas de Ponta Grossa participa da Intervenção de 4 mil flores de cerâmica no Museu Oscar Niemeyer
Antes da abertura do 4º Salão, ações paralelas ao evento irão atrair os olhares da cidade para a arte da Cerâmica. No dia 5 de dezembro, o Museu Oscar Niemeyer (MON) ganhará um simbólico jardim de 4 mil flores brancas de cerâmica presas por hastes flexíveis, no gramado próximo ao espelho d’água. A intervenção coletiva será inaugurada às 18h30, e poderá ser conferida até o dia 20 de janeiro de 2014. A instalação congrega o trabalho de 80 artistas, professores e alunos, a maioria paranaense.
As flores serão ‘plantadas’ no MON entre os dias 2 e 4 de dezembro. Para a confecção das obras os artistas levaram cerca de cinco meses, cada um produziu 50 flores. Um canhão de luz, à noite, vai destacar a ‘dança’ das flores, que devido às hastes flexíveis ganharão movimento pela força do vento. A cor branca das flores, inclusive, foi adotada para ficar em sintonia estética com o MON.
O 4º Salão Nacional de Cerâmica será realizado na Casa Andrade Muricy (CAM), em Curitiba, entre os dias 17 de dezembro de 2013 até 30 de março de 2014. Realizado pela Sociedade Amigos de Alfredo Andersen (SAAA), o Salão recebe o apoio do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) e do Museu Alfredo Andersen. O 4º Salão é um projeto aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura e conta com o patrocínio da Sanepar.
Serviço
Intervenção das 4 mil flores de cerâmica
Data: 5 de dezembro a 20 de janeiro de 2014
Local: Museu Oscar Niemeyer (Rua Marechal Hermes 999. Centro Cívico); no jardim frontal, próximo ao espelho d’água.