domingo, 17 de novembro de 2013

Roubaram a Mona Lisa?

Será que os nazistas roubaram a Mona Lisa?


O conto extraordinário dos ladrões nazistas que acreditavam ter escondido a pintura mais famosa do mundo, em uma mina de sal alpino.
Mona Lisa do Louvre original e cópia
Você consegue identificar o original? Uma das muitas cópias de da Vinci Mona Lisa está alojado no Museu do Prado de Madrid. Aparece o original do lado esquerdo.Fotografia: Jean-Pierre Muller-Javier Sorian / AFP / Getty Images
Com a recente descoberta em Munique de € 1 bilhão (£ 860m) no valor de arte saqueadas pelos nazistas , e o próximo lançamento de um longa-metragem, estrelado por George Clooney, com base nas façanhas dos Monuments Men , é um momento oportuno para saber como somos afortunados com tanta arte que sobreviveu à Segunda Guerra Mundial . A  divisão nazista de roubo de arte  tinha ERR
(Einsatzstab Reichsleiter Rosenberg), esta foi responsável pelo roubo de cerca de 5 milhões de obras: a partir do Louvre, a Uffizi e inúmeras igrejas, galerias e casas. Das obras famosas, como a de Michelangelo "Bruges Madonna" para a obra de arte mais frequentemente roubado na história, "Adoração do cordeiro místico" de Jan van Eyck, sendo que ambos apresentam no filme Clooney, a história dos saques durante a segunda guerra mundial é uma árvore com inúmeras raízes.Cada obra tem sua própria história, a proveniência destas surgem como uma intriga. Algumas das histórias individuais foram informados com menos em profundidade.
Entre os muitos mistérios duradouros dessa período está o destino da mais famosa da pintura do mundo a "Mona Lisa" de Leonardo da Vinci, que estava entre as pinturas encontradas na mina de sal Altaussee nos alpes austríacos, que foi convertido pelos nazistas em seu armazém secreto de arte roubada.
A pintura só "parece" ter sido encontrado lá porque informações contraditórias ao longo da história, onde a Mona Lisa não é mencionado em nenhum documento em tempo de guerra, nazista ou aliado, como tendo sido guardada na mina. Se ela  pode ter estado em Altaussee era uma questão que só se levantou quando os estudiosos analisaram o relatório executivo de Operações Especiais do pós-guerra sobre as atividades de agentes duplos austríacos que trabalhavam para os aliados. Este relatório afirma que a equipe salvou tais objetos de valor inestimável, como a "Mona Lisa" do Louvre. Um segundo documento, de um museu austríaco perto Altaussee datada de 12 de dezembro de 1945, afirma que "a Mona Lisa de Paris" estava entre "80 vagões de arte e objetos culturais de toda a Europa" tomado dentro da mina.
O Louvre manteve-se estranhamente silencioso sobre o paradeiro de seus tesouros durante a guerra. Mas depois de anos recusando-se a comentar, ele finalmente admitiu que a Mona Lisa havia estado de fato na mina Altaussee.
Por que, então, não houve registro dele? Os únicos documentos de guerra disponíveis sobre a Mona Lisa dizer que em 27 de agosto 1939, foi embalado em uma caixa especial em 1938, de madeira de álamo de dupla espessura. Junto com outras obras de arte de museus nacionais franceses, ela foi enviado para o armazenamento, primeiro para Castelo de Chambord, no Vale do Loire. Em 5 de junho de 1940, ela foi transferida para Chauvigny em uma maca acolchoada na parte traseira de uma ambulância, que havia sido selado para manter a umidade constante (o oficial que acompanhou a pintura chegou quase asfixiado pela falta de circulação do veículo fechado) . Em setembro, ela foi levada para o Museu Ingres, em Montauban, antes de um movimento final para Montal em 1942. De acordo com o Louvre, a Mona Lisa não era parte da maioria das obras de sua coleção, eventualmente armazenadas no Château de Pau, no sopé dos Pirinéus.
O último documento do Louvre compartilhado com estudiosos listou o retorno seguro da Mona Lisa para Paris em 16 de Junho de 1945. É o mesmo dia em que o primeiro dos tesouros Altaussee foram retirados para fora da mina. A menos que a pintura em particular tinha sido secretamente removido anteriormente, não poderia ter sido devolvido a Paris tão cedo quanto o 16 de Junho. Se estava ou não em Altaussee, existe um espaço de tempo de quase três anos - 1942 - 45 - que permanece em situação irregular.
O Louvre posteriormente alterou a sua história, alegando que a versão da Mona Lisa que tinha sido devolvido a partir da mina era uma excelente cópia, e não pintada por da Vinci. Um certo número de tais cópias existem. Foi uma delas encontrada na mina, mas porque não informaram ninguém?
O Louvre agora afirma que a cópia da Mona Lisa encontrada em Altaussee estava entre as milhares de obras guardadas no Musées Nationaux Récupération -cujos proprietários não poderiam ser localizados. Esta cópia de Mona Lisa foi marcado MNR 265 na lista. Depois que cinco anos se passaram sem aparecer o dono, a cópia foi apresentada ao Louvre para a custódia por tempo indeterminado. De 1950 até recentemente, está pendurada do lado de fora do escritório do diretor do museu.
Juntando os fatos, vamos tentar entender o que realmente aconteceu. A Mona Lisa teria sido certamente um alvo chave para os caçadores de arte nazistas: o TRE, o próprio Hitler, e o demônio arte e número dois nazista, Hermann Göring. Os nazistas teriam procurado a Mona Lisa sem descanso, exigindo que fosse entregue a eles depois de sua entrada em Paris. Cópias quase idênticas de pintura de Leonardo existiam e teria sido estrategicamente colocada nessa caixa de madeira especialmente marcada e rotulada de "Mona Lisa", e enviada para o armazenamento, enquanto a original foi astuciosamente escondido. O TRE, começou a perseguir o que eles acreditavam ser o original Mona Lisa, na caixa marcado como tal e, ao capturá-la, foi enviada para Altaussee para armazenamento. Ao mesmo tempo, o original era escondido e provavelmente nunca teria deixado Paris, aparecendo em 16 de Junho de 1945.
Esta é a única maneira de explicar como a "Mona Lisa" - número de restituição MNR 265, que agora fica em escritórios administrativos do Louvre - voltou de Altaussee. Ele também explica por que a Mona Lisa não foi observado em todos os registros relacionados a Altaussee - alguns oficiais reconheceram que a pintura encontrada em Altaussee era uma cópia, enquanto outros achavam que era a original.
Este artigo foi adaptado do livro de Charney os roubos da Mona Lisa: em roubar pintura mais famosa do mundo