Pintura Now: Cinco Artistas Contemporâneos - revisão
Tate Britain, Londres
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Tiremos o chapéu para Tate Britain para mostrar cinco artistas simplesmente porque seu trabalho merece um público mais amplo
Algo excepcional está acontecendo no Tate Britain . O museu está segurando uma demonstração de pintura contemporânea por absolutamente nenhuma razão em tudo que não seja a pura qualidade do trabalho. Pintura Agora apresenta cinco artistas em meio de carreira, a maioria na faixa dos 40, nenhum representante de uma tendência, grupo ou zeitgeist. A arte é aqui puramente para seu próprio bem.
Isso é tão old-fashioned uma idéia de como ser praticamente antigo. Mal posso me lembrar da última vez que eu vi um show de pintura grande em um grande museu que não tinha um machado para moer, um argumento para explicar ou alguma teoria curatorial especioso para elaborar, usando as pinturas como documentos comprovativos.
Cada pintor é dada a devida atenção e uma galeria inteira para suas obras. Este não é um punhado de amostra, como no prêmio Turner exposição, ou uma pequena sala como no final, lamentou Art Nowmostra na Tate Britain, que foram essas apresentações valiosas para novos artistas, mas até agora fora da trilha batida que eles eram freqüentemente abandonado . Não há proposições inflados sobre o estado da arte - apenas a arte em si, criteriosamente escolhida, muito bem apresentados.
O melhor é o primeiro. Tomma Abts faz quadros abstratos (não é uma contradição em termos, no caso dela) de grande elegância e sagacidade. Eles são pequenos, imaculadamente feitos e idênticos em tamanho, de modo que não se pode deixar de vê-los como uma série de variações, e com certeza eles empurram nas bordas da tomada da imagem.
Suas formas - de rolagem, em ziguezague, ondulando, geométrico, curvilíneo - são infinitamente variadas. Às vezes, a superfície é entalhado, relevo ou revestido como verdete em cobre, como se a imagem queria quebrar em três dimensões. Às vezes, a tela se divide em dois e uma sombra interna profunda aparece, como a caixa de um violino, ou a sombra é uma ilusão pintada. Há perspectivas impossíveis e interacções visuais que você não pode sondar exatamente, mas acima de tudo, há associações metafóricas lindo: o rifle de um fã, o brilho da arte deco moiré, blocos caindo de crianças em cascata constante.
Ela faz com que o ponto de que nenhuma pintura é sempre totalmente abstrato, mas mais do que Abts está inventando uma nova linguagem pictórica inteiramente dela própria.
Simon Ling não é de forma tão conhecido como ABTS ( um anterior vencedor do prêmio Turner ), e é bom para se familiarizar com o seu trabalho rico e surpreendente. Edward Hopper se mudou para o East End de Londres e empurrado sobre, cada pintura parece estranhamente fora de ordem. Em suas streetscapes, as portas parecem ficar fora de suas dobradiças, sinais bumbum em ângulos estranhos das paredes. A loja de televisão velho, as janelas cheias de relíquias, inclina-se perigosamente em direção ao espectador. É como se um tremor perturbou a cena urbana.
O que poderia ser banal - fascia, fachadas, janelas sujas - torna-se convincente alienígena, em parte porque as pinturas são tão ricamente trabalhado, cremoso, denso e sólido, em tons maravilhosos de cobalto, violeta e fusco, e em parte porque o mundo parece tão distorcida. Olho de Ling está se movendo tão intensamente sobre cada centímetro da cena que todas as suas esquisitices e dilapidations registrar com igual força nestas pinturas poderosas.
Catherine História de trabalho »s foi mostrado mais no exterior do que aqui, mas em ambos os casos, quase em todos. A partida final, que parece ter-se retirado da arte por vários anos depois da faculdade, seu trabalho é sem pressa, pensativo e particularmente impressionante, uma vez que suas formas são tão recherché. Na verdade, é muito difícil saber exatamente o que se está olhando em primeiro lugar.
História faz imagens de objetos que não parecem existir no mundo real - bigornas com orelhas, levantando pedras esculpidas em formas canina, machados de sílex antigos que têm uma forte afinidade com a forma de postes modernos. Essas são apenas analogias, no entanto, em cada caso a pintura dá de ombros para os paralelos óbvios para inventar uma nova forma que história depois pinta com uma luz, toque preciso em desacordo com o peso de cada objeto.
Suas obras são enigmáticos, quase narrativa na medida em que implica um back-história, e como marmóreo como qualquer Magritte. E talvez ela é surrealista no sentido original de Picasso do termo para significar "algo que é mais real do que a realidade."
Lucy Mackenzie se sente como um estranho neste show. Ela está apresentando uma série de trompe l'oeil de trabalho - um pé-na colunata de mármore com veios com esforço pintado em madeira, quadros de avisos cobertos com pistas para diferentes épocas culturais e políticas, a partir da capa de um velho livro de Ayn Rand para uma fotografia de Lee Miller na banheira de Hitler. Eles nunca são tão meticuloso quanto às exigências da técnica, e eles nunca se somam a algo muito mais do que a soma de suas partes proverbial.
Mackenzie é um artista conceitual - isto é, ela usa a pintura como ela também usa escultura propor certas idéias (a pintura pode ser um ambiente, por exemplo). Muitas pessoas estão interessadas em seu trabalho, por isso esta é uma oportunidade de fazer a sua própria mente.
Gillian Carnegie ainda está pacientemente trabalhando longe de sua grisalha distintivo, tons de cinza, com uma imensa gama de nuances. Um gato escuro senta-se no topo da escada, visivelmente perturbado pelo jogo de sombras na parede atrás dele. Uma escada em espiral torce-se através do espaço como as lâminas de um helicóptero em movimento lento, mas nada é no nível ou tão familiar quanto parece.
Pinturas de Carnegie estão cheios de halations vítreos e perspectivas ímpares de modo que se tem que mudar e para trás para ver o que se encaixa, onde e como. É como se a cena é desconfortável. No trabalho mais forte, um grupo de casas parecem ter alongado a uma altura desconfortável e vê-los através de uma névoa espessa, pairando no nível mais alto, como se fosse um sonho, sem peso e sem substância, como a própria imagem, apenas pigmento alisou sobre tela .
O trabalho de Carnegie não tenha sido excesso de exposição na Grã-Bretanha desde que ela foiindicado para o prêmio Turner 2005 . Quase todos Tomma ABTS's shows solo foram encenadas no exterior. Pintura Agora leva um longo olhar para artistas cujo trabalho tem sido difícil ou raramente mostrado em profundidade, e embora se possa argumentar que eles compartilham uma alta inteligência da exposição é todos contra tais generalizações e comparações. Vale a pena profunda atenção aos pintores vivos, arte contemporânea e da experiência do espectador. Este é um precedente maravilhoso que eu espero Tate Britain irá repetir a cada ano.
Pintura Agora - Tate Britain, Londers - Começa 12 de novembro e vai até 09 de fevereiro de 2014.