Os desenhos de Leonardo da Vinci silenciado novamente vão ver a luz em Veneza
Veneza Academy reúne 52 desenhos, que não foram vistos em décadas, por razões de conservação e agora veio à luz em uma exposição excepecional
Compartilhado de El País - MILENA FERNANDEZ Veneza 18 OCT 2013 - 12:51 CET
Há exposições excepcionais. Sob o título, Leonardo, o homem universal , a Academia de Veneza juntos 52 desenhos de Leonardo da Vinci , que há 30 anos não viam a luz, por razões de conservação e agora é possível admira-las, até 1 de Dezembro. É composto por uma grande parte da pesquisa gênio italiano artística e científica: estudos de proporções, natureza, armas, arquitetura, física e mecânica. "Eu queria apresentar um diário pessoal, um professor da lição de história artística e científica", disse El Pais, o curador Annalisa Torrianini Perissa, um especialista nas obras de Da Vinci e responsável pela manutenção do 25 desenhos "de Leonardo" adquirido pela Academia de Veneza em 1822. "A luz é fatal para os desenhos, ameaça apagar em apenas três meses, em dezembro eles vão voltar para a escuridão", continua ele. Eles acrescentam que os outras obras são empréstimos da valiosa coleção Venetian da Biblioteca Real de Turim, a Galeria Uffizi, em Florença, a Galeria Nacional de Parma, a Royal Collection no Castelo de Windsor e do Museu Britânico, em Londres.
Tudo começou em 1469, quando o pai de Leonardo, Piero da Vinci, visitou a oficina do famoso artista florentino Andrea del Verrocchio. Piero da Vinci carregava sob o braço um punhado de projetos, assinado pelo menino, que tinha apenas 16 anos. Sem pensar duas vezes, o pai de Leonardo pediu ao professor para ser seu garoto aprendiz, não sem antes perguntar: "Você acha que meu filho pode tirar algo de seus desenhos?". Pouca vantagem. Em todas as obras do grande gênio do Renascimento, o desenho está sempre envolvido. No papel, Leonardo nota ideias, faz esboços, corrigidas novamente. No papel, Leonardo, razões, movendo-se de uma idéia para outra com o poder de sua mente criativa. No papel, o desenho se torna uma arte.
Às três da manhã de sábado 14 abril, 1452, Leonardo da Vinci nasceu, fruto de relacionamento ilegítimo que manteve o notário Piero da Vinci com uma pobre mulher chamada Caterina. Quando criança, o pai avisa sua capacidade inconsciente filho a associar formas com grande velocidade e trazer para o papel. E é por isso que, em 1469, o pai aluga uma casa no berço do Renascimento, a cidade de Florença. Esse é o ano em que, pela primeira Leornado tempo, como um adolescente, e pisar a oficina de Andrea del Verrocchio, o mais importante e sério o tempo todo. Na escola de arte, como uma esponja absorve conhecimento Leonardo e técnicas de seu professor, desenvolveu durante a sua longa carreira: o uso de tons claros de fundo, formas tridimensionais, em particular, a sensibilidade para a escultura. Um dos primeiros desenhos de Leonardo, Estúdio di panneggio per Figura inginochiata , realizada aos 27 anos é definido em Veneza. É considerado um estudo preparatório para o anjo que aparece de volta no Batismo de Cristo, pintado por Del Verrocchio, de propriedade da Uffizi. "A técnica é excelente, indo além da superfície, parece uma escultura", disse Perissa. Outros desenhos são exibidos peparatorios adição de A Última Ceia, A Batalha de Anghiari e San Juan Bautista.
Artista viajante, visitou Milão, Roma e França. Ele desembarcou na cidade dos canais aos 48 anos. A viagem dura apenas dois meses, mas foi o suficiente para levantar preocupações entre os colegas da época.Giorgione ficou impressionado ao ver o pequeno desenho (116 em 91 mm) Cabeça de Cristo coroada de espinhos, aqui exposta, e preparado com uma dica de ouro. Tem sido mais de 500 anos e ainda são percebidos reflexos dourados na juba de Cristo. Desenho é dono de um olhar penetrante, um rosto gesto dramático de sofrimento. Perissa queria enfatizar a força de uma imagem tão pequena, pendurado com a pintura de Giorgione, Cristo carregando a cruz. (68 por 88 cm.). "A pintura de Giorgione deixa de transmitir o poder do olhar penetrante que possui Leonardo Cristo e de maneira nenhuma pode superar a novela professor de composição".
Leonardo acreditava que todos os elementos da natureza devem ser representados na pintura. "A pintura é a mais perfeita de todas as ciências. Se um artista quer ser bom, tem de enfrentar a sua arte com todas as coisas que a natureza produz. Acho que é muito triste que só o artista é capaz de fazer boa figura e não é capaz de ver árvores, animais, flores, ervas ", escreveu o artista, em seu livro A pintura .Botânica é outro tema do show, que destaca o lado romântico de um jovem Leonardo, cuja inocência é refletida nos desenhos de ramos de amoras e violetas, alguns dos quais aparecem em pinturas assinadas por Del Verrocchio. A viagem na mente de desenhos de da Vinci continua com temas militares, feitas entre 1483 e 1490, antes de passar para periodio francês, sob o comando do rei da França, Francisco I.Perissa Comissário não esconde a emoção provacan nele, visto em conjunto, para os dois primeiros desenhos são obras-primas: Fanciulla che indicado e Ninfe danzanti . A primeira atraiu estudiosos por séculos em todo o mundo, encantados com a magia e mistério que cercam esta mulher, que, com a mão esquerda apontando para o infinito. Vamos enfrentá-lo, o cara tem o inconfundível sorriso da Mona Lisa. "Ambos os desenhos pertencem a uma performance teatral. Leonardo projetou e construiu conjuntos para o teatro e matriomonios. Foi também agora definir um cenógrafo ", qualifica Perissa.
A exposição termina com o mais famoso desenho de Leonardo da Vinci, o Homem Vitruviano, feito a partir de estudos do antigo arquiteto romano Vitrúvio. O homem de cabelos compridos, (que alguns críticos argumentam que é um auto-retrato) posa com braços e pernas estendidos, e é, sem dúvida, o símbolo de proporções humanas ideais, que irá substituir as formas geométricas perfeitas: o círculo (o céu) eo quadrado (terra). Ao lado de Homem Vitruviano peludo, pela primeira vez, outros 11 estudos pendurar proporções de cavalos e perfis humanos, indispesables para entender proporções obsessão de Leonardo. "O pintor deve pintar respeitando as regras de um corpo natural, ele deve ter as proporções exatas", escreveu Leonardo, uma das mentes mais brilhantes da Europa durante o Renascimento. E sua genialidade quiser assistir as centenas de turistas que, apesar de marés altas caem, fila todos os dias para observar uma exposição muito especial.