A ARTE E SUAS INSTITUIÇÕES
Rio de janeiro, 23 a 27 de setembro de 2013
| ||
Credenciamento a partir das 14h00 | ||
16h00 | ||
Conferências de abertura | ||
Ulrich Grossman (Presidente do CIHA) | ||
Institutions for Art – Art for Institutions | ||
Peter Schneemann (Universidade de Berna/CIHA) | ||
Beholder and Public – Between Abstract Art Historical Reference and Target Group | ||
19h00 | ||
Lançamento de livros Coquetel de confraternização | ||
Terça-feira 24/09 - manhã | ||
Mesa-redonda 1 | (9h00 – 10h45) Formas de exibição: lugares e estratégias (I) | ||
9h00-9h15: | ||
Elisa de Souza Martinez (UnB/CBHA) | ||
Rembrandt e seu gabinete: naturalia e exotismo | ||
9h15-9h30: | ||
Jens Baumgarten (UNIFESP/CBHA) | ||
A re-apropriação da arte colonial entre o local e o global: Brasil e Filipinas | ||
9h30-9h45: | ||
Letícia Squeff (UNIFESP/CBHA) | ||
Exposições de arte no Brasil: modos de interpretação | ||
9h45-10h00: | ||
Ana Maria Tavares Cavalcanti (UFRJ/CBHA) | ||
Crítica de arte e originalidade artística nos Salões de Paris (1861, 1882 e 1899) | ||
10h00-10h15: | ||
Roberto Conduru (UERJ/CBHA) | ||
Brasil: terra de mágicos? | ||
10h15-10h45:
| ||
Debate | ||
10h45-11h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 2 | (11h00 – 12h30) Formas de exibição: lugares e estratégias (II) | ||
11h00-11h15: | ||
Vera Siqueira (UERJ/CBHA) | ||
Wanda Pimentel e o circuito expositivo brasileiro | ||
11h15-11h30: | ||
Almerinda da Silva Lopes (UFES/CBHA) | ||
A Arte Experimental e Política de Paulo Herkenhoff | ||
11h30-11h45: | ||
Marco Pasqualini (UFU/CBHA) | ||
A Galeria Whitechapel e a internacionalização da arte brasileira: duas exposições | ||
11h45-12h00: | ||
Nara Cristina Santos (UFSM/CBHA) | ||
Arte Contemporânea: exibição/disponibilização em redes colaborativas/telemáticas | ||
12h00-12h30: | ||
Debate | ||
Terça-feira 24/09 - tarde | ||
Mesa-redonda 3 | (14h00 – 15h45) Crítica e curadoria: construções de sentido | ||
14h00-14h15: | ||
Bianca Knaak (UFRGS/CBHA) | ||
Construções de sentidos em curadorias de acervos artísticos institucionais | ||
14h15-14h30: | ||
Helouise Costa (MAC/USP e CBHA) | ||
A fotografia moderna no Brasil: do fotoclubismo ao sistema de arte | ||
14h30-14h45: | ||
Claudia Valladão de Mattos (Unicamp/CBHA) | ||
Hileia Amazônica no MASP: Arte e Ecologia na década de 70 no Brasil | ||
14h45-15h00: | ||
Marília Andrés Ribeiro (UFMG/CBHA) | ||
A crítica institucional e a estética da existência | ||
15h00-15h15: | ||
Ana Maria Albani de Carvalho (UFRGS/CBHA) | ||
Curadoria e potencialidade crítica na arte pós-autônoma | ||
15h15-15h45: | ||
Debate | ||
15h45 – 16h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 4 | (16h00 – 17h30) Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (I) | ||
16h00-16h15: | ||
Ângela Brandão (UNIFESP/CBHA) | ||
Sobreposição de tarefas: uma leitura do Dicionário de Judith Martins | ||
16h15-16h30: | ||
Elaine Dias (UNIFESP/CBHA) | ||
Le Breton entre Humboldt e Bachelier: referências para o ensino artístico brasileiro | ||
16h30-16h45: | ||
Raquel Quinet Pífano (UFJF/CBHA) | ||
Felix da Costa e a Defesa da Nobreza da Pintura | ||
16h45-17h00: | ||
Sonia Gomes Pereira (UFRJ/CBHA) | ||
Paisagem e Academia: Agostinho José da Mota | ||
17h00-17h30: | ||
Debate | ||
Terça-feira 24/09 - noite | ||
18h00 – 20h00 | ||
Apresentação presencial de pôsteres | ||
Quarta-feira 25/09 - manhã | ||
Mesa-redonda 5 | (9h00 – 10h30) Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(I) | ||
9h00-9h15: | ||
Cybele Vidal Neto Fernandes (UFRJ/CBHA) | ||
As estratégias da arte nas celebrações luso-brasileiras | ||
9h15-9h30: | ||
Maraliz Christo (UFJF/CBHA) | ||
A Revolução Francesa no Chile e a pintura histórica de Raymond Monvoisin | ||
9h30-9h45: | ||
Paulo Knauss (UFF/CBHA) | ||
Índios no salão: Louis Rochet e a escultura etnográfica entre a França e o Brasil | ||
9h45-10h00: | ||
Mirian Nogueira Seraphim (IFMT/CBHA) | ||
Por uma cronologia das Artes Plásticas no Brasil do Dezenovevinte | ||
10h00-10h30: | ||
Debate | ||
10h30-11h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 6 | (11h00 – 12h30) Imagens da arte e interpretações do passado (I) | ||
11h00-11h15: | ||
Anna Maria Fausto Monteiro de Carvalho (CBHA) | ||
O programa escultórico da Catedral de Salvador – igreja do antigo Real Colégio da Bahia | ||
11h15-11h30: | ||
Maria Elizia Borges (UFG/CBHA) | ||
Aspectos do revival egípcio e classicista na arte funerária brasileira | ||
11h30-11h45: | ||
José Augusto Costa Avancini (UFRGS/CBHA) | ||
As Pinacotecas Municipais de Porto Alegre: A cidade na pintura de paisagem | ||
11h45-12h00: | ||
Renato Palumbo Dória (UFU/CBHA) | ||
Retratos à Margem: imagens invisíveis da arte no Brasil | ||
12h00-12h30: | ||
Debate | ||
Quarta-feira 25/09 - tarde | ||
Mesa-redonda 7 | (14h00 – 15h45) Inventários, coleções e arquivos | ||
14h00-14h15: | ||
Maria Inez Turazzi (IPHAN/CBHA) | ||
Entre negociações e disputas: a doação da coleção Geyer ao patrimônio público | ||
14h15-14h30: | ||
Neiva Maria Fonseca Bohns (UFPel/CBHA) | ||
A vitrine invisível. Um estudo sobre o Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo | ||
14h30-14h45: | ||
Mônica Zielinsky (UFRGS/CBHA) | ||
História da arte como instituição e como arquivo. A pintura de Marilice Corona | ||
14h45-15h00: | ||
Sandra Makowiecky (UDESC/CBHA) | ||
Experiências intermitentes: arquivos, inventários e coleções em Santa Catarina | ||
15h00-15h15: | ||
Maria do Carmo Freitas Veneroso (UFMG/CBHA) | ||
Livros de artista: seu lugar de produção e difusão no campo da arte contemporânea | ||
15h15-15h45: | ||
Debate | ||
15h45 – 16h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 8 | (16h00 – 17h30) Mestres e artistas: práticas, formação e ensino (II) | ||
16h00-16h15: | ||
Adalgisa Arantes Campos (UFMG/CBHA) | ||
Aprendizagem artística, pintura colonial mineira, pintores coloniais | ||
16h15-16h30: | ||
Luiz Alberto Ribeiro Freire (UFBA/CBHA) | ||
As maquinetas dos Humildes como representação do universo religioso feminino | ||
16h30-16h45: | ||
Ana Mae Barbosa (USP/CBHA) | ||
Cecília Meireles e o Ensino da Arte: o cinema e a educação infantil | ||
16h45-17h00: | ||
Angela Ancora da Luz (UFRJ/CBHA) | ||
O ateliê de Bandeira de Mello. Lugar de memória, de práticas e formação de mestres | ||
17h00-17h30: | ||
Debate | ||
Quarta-feira 25/09 - noite | ||
18h00 – 20h00 | ||
Conferências | ||
Glória Ferreira (UFRJ) | ||
A querela da abstração e a formação dos museus de arte moderna no Brasil, anos 40 | ||
Silvia Dolinko (Instituto Torquato de Tella) | ||
El Instituto Di Tella y su programa de modernización cultural y experimentación artística en Buenos Aires en los años sesenta. Devenir de un proyecto institucional y actualidad de un archivo | ||
Jantar por adesão
| ||
Quinta-feira 26/09 - manhã | ||
Mesa-redonda 9 | (9h00 – 10h45) Instituições, fronteiras e marginalidade | ||
9h00-9h15: | ||
Paula Ramos (UFRGS/CBHA) | ||
MAC-RS: 21 anos de algumas conquistas, muitas crises e permanentes indefinições | ||
9h15-9h30: | ||
Sílvia Miranda Meira(USP/CBHA) | ||
A reflexão crítica como estratégia e proposição da Jovem Arte Contemporânea no MAC da USP nos anos 60 | ||
9h30-9h45: | ||
Dária Jaremtchuk (USP/CBHA) | ||
CONTRABIENAL: exposição impressa ou manifesto político? | ||
9h45-10h00: | ||
Emerson Dionísio Gomes de Oliveira (UnB/CBHA) | ||
O público como instituição: interdependência e criação na arte contemporânea | ||
10h00-10h15: | ||
Maria Angélica Melendi (UFMG/CBHA) | ||
Ocorrências de arte contemporânea na natureza habitada | ||
10h15-10h45: | ||
Debate | ||
10h45-11h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 10 | (11h00 – 12h30)
Narrativas e interpretações: inclusões e exclusões(II) | ||
11h00-11h15: | ||
Marize Malta (UFRJ/CBHA) | ||
A trivialidade da arte em casa: a coleção artística do Museu Casa de Rui Barbosa | ||
11h15-11h30: | ||
Ana Gonçalves Magalhães (MAC/USP e CBHA) | ||
Bienal de São Paulo/MAM: Revisitando a Constituição de um Acervo Modernista | ||
11h30-11h45: | ||
Felipe Soeiro Chaimovich (FAAP) | ||
Os museus de arte moderna e o conceito de moderno | ||
11h45-12h00: | ||
Rosana Pereira de Freitas (UFRJ/CBHA)
| ||
Orientalismo de vanguarda | ||
12h00-12h30: | ||
Debate | ||
Quinta-feira 26/09 - tarde | ||
Mesa-redonda 11 | (14h00 – 15h45) Crítica e curadoria: construções de sentido | ||
14h00-14h15: | ||
Ana Paula Nascimento (Pinacoteca do Estado de São Paulo/CBHA) | ||
A contribuição editorial de Virgílio Maurício no jornal Gazeta de Notícias em 1923 | ||
14h15-14h30: | ||
Maria Lúcia Bastos Kern (PUC/RS e CBHA) | ||
A Revista Martín Fierro e o projeto de arte moderna | ||
14h30-14h45: | ||
Maria Luisa Luz Távora (UFRJ/CBHA) | ||
A Gravura Informal no RESUMO - JB (1963-1972) | ||
14h45-15h00: | ||
Maria de Fátima Morethy Couto (Unicamp/CBHA) | ||
Rejeições ao pop: arte e crítica na América Latina dos anos 1960 | ||
15h00-15h30: | ||
Debate | ||
15h30 – 16h00: | ||
Café | ||
Mesa-redonda 12 | (16h00 – 18h00) Imagens da arte e interpretações do passado (II) | ||
16h00-16h15: | ||
Sheila Cabo Geraldo (UERJ/CBHA) | ||
Transversalização da arte e da história | ||
16h15-16h30: | ||
Ângela Maria Grando Bezerra (UFES/CBHA) | ||
Persistência do passado na arte presente de Bill Viola | ||
16h30-16h45: | ||
Paulo Silveira (UFRGS/CBHA) | ||
Reavaliando um insucesso de Ulises Carrión: o caso “O roubo do ano” | ||
16h45-17h00: | ||
Stéphane Huchet (UFMG/CBHA) | ||
Os três passados/clichês de Vik Muniz: a participação, a iconografia e o artista | ||
17h00-17h30: | ||
Debate | ||
Quinta-feira 26/09 - noite | ||
Conferências de encerramento | (18h00 – 20h00) | ||
Chantal Georgel (Institut National d’Histoire de l’art) | ||
O papel das coleções particulares na história das instituições museais na França | ||
Philipe Sénéchal (Institut National d’Histoire de l’art) | ||
Publier ce que l'on vend : le marchand d'art ancien et son réseau scientifique | ||
Sexta-feira 27/09 - manhã | ||
Assembleia do CBHA | (09h30-12h00) |