Parabéns pelo texto Eduardo Godoy, como sempre digo a Arte tem de ir aonde o povo está é só ter boa vontade para isto acontecer ......
Aos artistas, as nossas reverências
A que se deve a boa repercussão da II Feira Cultura Plural?
por Eduardo Godoy
Resgatar um espaço cultural em Ponta Grossa tem se mostrado uma tarefa difícil. E talvez seja esta a desculpa usada por muitos (inclusive da administração pública - e não falo somente desta gestão) para fechar os olhos e fazer de conta que a conversa não é com eles. Congregar diferentes manifestações artísticas em um mesmo local, de acesso gratuito e aberto, é uma das principais demandas levantadas pela comunidade nas conferências e fóruns de cultura.
A histórica manhã de hoje, 20 de abril de 2013, serviu para mostrar (pela segunda vez) que a força de vontade e o amor pelo que faz, ou, deixando o sentimentalismo de lado, o comprometimento social é capaz de muito mais do que imaginamos. A II Feira Cultura Plural reuniu 18 grupos e artistas ponta-grossenses numa miscelânea cultural. Uma 'Torre de Babel' calcada pelo respeito e admiração mútua. E tudo ali, para quem quisesse ver, ouvir ou dançar.
A praça serviu de palco, feira, museu... e graças à boa vontade de artistas que se dispuseram a mostrar um pouco de seus trabalhos, dos mais experientes aos iniciantes, dos eruditos aos populares, tudo de maneira voluntária, assim como a equipe que trabalhou durante o último mês para que tudo desse certo, trabalhando com menos de R$ 50 em caixa e contado com valiosos apoiadores.
A mesma equipe que acordou cedo num sábado pela manhã para ajudar a montar barraca, colar tnt no chão, criar faixa, receber os grupos, filmar, fotografar, entrevistar, divulgar pelas redes sociais, apresentar... Além de todos envolvidos diretamente, importante observar a diversidade de público, de crianças a idosos, de todas as classes sociais, sem diferenças e com um sorriso no rosto ao apreciar uma exposição, ouvir uma música ou ser retratado por um fotógrafo. Como é bom descobrir que ainda há tanta gente de valor, com uma expectativa de um mundo melhor.
Enfim, a praça renasceu. E, mais do que isso, renasceu também a esperança num setor cultural democrático, acessível, respeitoso e, principalmente, PLURAL!
Em nome da Equipe Cultura Plural, nosso muito obrigado a todos e todas: Fabio Ansolin, Kleber Bordinhão, Nicolas Pedrozo Salazar, Leandro Gaertner, Marcelo Ijaille, Coro Cidade de Ponta Grossa, Zé Garcia, Sereninho e André da Sanfona, Hip Hop PG (na pessoa de Guilherme Rudnik, Andrey Fs e Igor Dutra e equipe), Grupo Muzenza de Capoeira (na pessoa do mestre Polaco e equipe), Rodrigo Czekalski, Project Yume (na pessoa de Diego Juraski e equipe), Bando da Leitura (na pessoa de Lucélia Clarindo e equipe), Editora Estúdio Texto (na pessoa de Josmar e Cláudia Fonseca e equipe), Conservatório Maestro Paulino (na pessoa de Jairo Ferreira), Jo Bueno, Celso Parubocz, Projeto Lente Quente, Feira de Artesanato AFESol, Poeta da Ronda, Marcelo Mara, SESC, UEPG, Agência de Jornalismo, Revista D'Pontaponta e Fundação Municipal de Cultura. Aplausos!
Ah, e se preparem para a III Feira Cultura Plural...