Jair Lanes compõe Fauna em “Obras em Acervo / Acervo em Obras”
Na reta final do nosso percurso pelo acervo da FAUNA, Eder Chiodettonos conduz pela
obra de Jair Lanes.
TEMPO:DESEJO
Expor o arquivo. Libertar as séries de seus compartimentos.
Olhar retrospectivamente. Embaralhar. Tatear nos labirintos da criação um sentido poético, um conceito evanescente que sempre esteve inconscientemente presente.
Se expor.
Olhar retrospectivamente. Embaralhar. Tatear nos labirintos da criação um sentido poético, um conceito evanescente que sempre esteve inconscientemente presente.
Se expor.
Tempo:Desejo apresenta uma síntese da obra de Jair Lanes a partir de nove séries produzidas pelo artista nos últimos 18 anos. Imagens realizadas em diferentes tempos e por distintas motivações se reúnem agora neste mosaico errático, sob o signo dos instintos e das pulsões.
O desejo é o marcador do tempo, o motor que tira a matéria da inércia, enquanto a vida é um segmento de fluxo temporal alimentado continuamente pelo onipresente embate entre instinto e cultura. Quando a razão tende a paralisar uma ação, é o desejo que desconcerta, impulsiona, rompe barreiras, desequilibra, reinventa sentidos.
Nas imagens de Jair Lanes a excitação e os desejos latentes explodem em metáforas e antagonismos que justapõem virilidade e repouso, macho e fêmea, fantasia e realidade, foco e miopia, liso e áspero. É na convivência e no atrito destas polaridades que surge a centelha, a intersecção, a troca, o sexo, a violência, a dor e o prazer. Tempo:Desejo.
Fauna Galeria é uma galeria de arte contemporânea especializada em
fotografia. A Fauna representa artistas brasileiros das mais diversas
tendências abarcando a pluralidade da fotografia brasileira. Fundada em 2010
por Carolina Magano Prado e Patricia Cataldi, tem seu espaço expositivo
localizado na: