Candido Portinari
Cândido Portinari, 1903 – 1962, pintor brasileño, nace en São Paulo, un 29 de diciembre de 1903. Hijo de Giovan Portinari y Domenica Torquato, es el segundo de doce hijos.
Son famosos sus murales “Guerra y paz”, en la sede de la ONU, New York
Mercedes Sosa canta para Portinari .....
Aos quinze anos, Portinari entra na Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, e vendeu seu primeiro quadro (uma dança no campo), com a idade de 18 anos.No ano seguinte (1922) recebeu seu primeiro prêmio: a medalha de bronze no Salão de Belas Artes.
Depois de vários prêmios no Brasil embarca em uma turnê pela Europa, voltou ao Brasil em 1931, casou com Maria Victoria Martinelli, teve apenas um filho , João Cândido.
Em 1935, sua pintura Café recebe menção honrosa no Salão Internacional de Arte Moderna, Carnegie Institute, em Nova York. Isso dá um lugar no mundo e um momento especial, em 1940, Portinari é o primeiro artista da América do Sul a ter uma exposição individual no Museu de Arte Moderna de Nova York , com a exposição "Portinari do Brasil".
Ele recebeu a Legião de Honra da França (1946), Prêmio Nacional do Guggenheim (1956), ea medalha de pintor em 1955 pelo Conselho Internacional de Arte Fina. Passando de um 06 de fevereiro de 1962.
Postado por Ricardo Vera quem
Diretor de Arte e Cultura TV
e-mail: rcuya @ yahoo.es
Diretor de Arte e Cultura TV
e-mail: rcuya @ yahoo.es